Cultura e comprometimento organizacional: um estudo no Aquaria Natal Hotel – RN
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37471 |
Resumo: | Este estudo tem a finalidade de analisar a cultura e o comprometimento organizacional do Aquaria Natal Hotel, localizado na cidade de Natal/RN. Para melhor atender ao objetivo do estudo buscou-se identificar a cultura organizacional e listar os níveis de comprometimento organizacional, além de caracterizar a cultura e o comprometimento organizacional do Hotel. O estudo caracteriza-se como descritivo com abordagem quantitativa. Utilizou-se, para identificar a cultura organizacional o modelo de Valores Competitivos de Cameron e Quinn. Já para medir os níveis de comprometimento organizacional, foi usado o modelo desenvolvido por Medeiros (2003), com trinta indicadores que fazem referencia aos quatro enfoques do comprometimento organizacioanl. Os resultados apontaram que houve predominância das tipologias culturais Clã e Inovativa, na atual situação percebida pelos funcionários do Hotel Aquária, como também o desejo de manter ambas tipologias culturais de maneira mais intensificada, na situação julgada como ideal. Os níveis de comprometimento organizacional estão atrelados a dimensão normativa, seguido das dimensões Afetiva e Afiliativa, o que implica que essas dimensões tem influencias consideráveis sobre o comprometimento dos colaboradores do hotel. O enfoque Instrumental o obteve menor média, não possuindo influencia sobre o comprometimento dos funcionários. Foi possível concluir que a cultura e o comprometimento organizacional ocorrem parcialmente incoerente, pois os valores e crenças são divergentes dos principais estímulos de vínculo com o Hotel Aquaria. |
id |
UFRN_614cbf8441fbd9106630e83e1fe54e81 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/37471 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Santos, Aline Cunha dosGomes, Cristiane Soares Cardoso DantasMilito, Marcelo ChiarelliBatista, Saulo Gomes2017-10-24T14:43:55Z2021-09-22T13:51:59Z2017-10-24T14:43:55Z2021-09-22T13:51:59Z20162012962214SANTOS, Aline Cunha dos. Cultura e comprometimento organizacional: um estudo no Aquaria Natal Hotel – RN. 2016. 79f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo), Departamento de Turismo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37471Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilTurismoCultura organizacionalComprometimento organizacionalHotelariaCultura e comprometimento organizacional: um estudo no Aquaria Natal Hotel – RNinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisEste estudo tem a finalidade de analisar a cultura e o comprometimento organizacional do Aquaria Natal Hotel, localizado na cidade de Natal/RN. Para melhor atender ao objetivo do estudo buscou-se identificar a cultura organizacional e listar os níveis de comprometimento organizacional, além de caracterizar a cultura e o comprometimento organizacional do Hotel. O estudo caracteriza-se como descritivo com abordagem quantitativa. Utilizou-se, para identificar a cultura organizacional o modelo de Valores Competitivos de Cameron e Quinn. Já para medir os níveis de comprometimento organizacional, foi usado o modelo desenvolvido por Medeiros (2003), com trinta indicadores que fazem referencia aos quatro enfoques do comprometimento organizacioanl. Os resultados apontaram que houve predominância das tipologias culturais Clã e Inovativa, na atual situação percebida pelos funcionários do Hotel Aquária, como também o desejo de manter ambas tipologias culturais de maneira mais intensificada, na situação julgada como ideal. Os níveis de comprometimento organizacional estão atrelados a dimensão normativa, seguido das dimensões Afetiva e Afiliativa, o que implica que essas dimensões tem influencias consideráveis sobre o comprometimento dos colaboradores do hotel. O enfoque Instrumental o obteve menor média, não possuindo influencia sobre o comprometimento dos funcionários. Foi possível concluir que a cultura e o comprometimento organizacional ocorrem parcialmente incoerente, pois os valores e crenças são divergentes dos principais estímulos de vínculo com o Hotel Aquaria.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTAlineCS_Monografia.pdf.txtExtracted texttext/plain141940https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37471/1/AlineCS_Monografia.pdf.txtbd9f2f424e51c5ea8fd7969e4f1551c8MD51ORIGINALAlineCS_Monografia.pdfTurismoapplication/pdf1232692https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37471/2/AlineCS_Monografia.pdf32c8218a578d6d7ae42e45866596e9b9MD52LICENSElicense.txttext/plain756https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37471/3/license.txta80a9cda2756d355b388cc443c3d8a43MD53123456789/374712021-09-22 10:51:59.605oai:https://repositorio.ufrn.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-09-22T13:51:59Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pr_BR.fl_str_mv |
Cultura e comprometimento organizacional: um estudo no Aquaria Natal Hotel – RN |
title |
Cultura e comprometimento organizacional: um estudo no Aquaria Natal Hotel – RN |
spellingShingle |
Cultura e comprometimento organizacional: um estudo no Aquaria Natal Hotel – RN Santos, Aline Cunha dos Cultura organizacional Comprometimento organizacional Hotelaria |
title_short |
Cultura e comprometimento organizacional: um estudo no Aquaria Natal Hotel – RN |
title_full |
Cultura e comprometimento organizacional: um estudo no Aquaria Natal Hotel – RN |
title_fullStr |
Cultura e comprometimento organizacional: um estudo no Aquaria Natal Hotel – RN |
title_full_unstemmed |
Cultura e comprometimento organizacional: um estudo no Aquaria Natal Hotel – RN |
title_sort |
Cultura e comprometimento organizacional: um estudo no Aquaria Natal Hotel – RN |
author |
Santos, Aline Cunha dos |
author_facet |
Santos, Aline Cunha dos |
author_role |
author |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Gomes, Cristiane Soares Cardoso Dantas |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Milito, Marcelo Chiarelli |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Aline Cunha dos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Batista, Saulo Gomes |
contributor_str_mv |
Batista, Saulo Gomes |
dc.subject.pr_BR.fl_str_mv |
Cultura organizacional Comprometimento organizacional Hotelaria |
topic |
Cultura organizacional Comprometimento organizacional Hotelaria |
description |
Este estudo tem a finalidade de analisar a cultura e o comprometimento organizacional do Aquaria Natal Hotel, localizado na cidade de Natal/RN. Para melhor atender ao objetivo do estudo buscou-se identificar a cultura organizacional e listar os níveis de comprometimento organizacional, além de caracterizar a cultura e o comprometimento organizacional do Hotel. O estudo caracteriza-se como descritivo com abordagem quantitativa. Utilizou-se, para identificar a cultura organizacional o modelo de Valores Competitivos de Cameron e Quinn. Já para medir os níveis de comprometimento organizacional, foi usado o modelo desenvolvido por Medeiros (2003), com trinta indicadores que fazem referencia aos quatro enfoques do comprometimento organizacioanl. Os resultados apontaram que houve predominância das tipologias culturais Clã e Inovativa, na atual situação percebida pelos funcionários do Hotel Aquária, como também o desejo de manter ambas tipologias culturais de maneira mais intensificada, na situação julgada como ideal. Os níveis de comprometimento organizacional estão atrelados a dimensão normativa, seguido das dimensões Afetiva e Afiliativa, o que implica que essas dimensões tem influencias consideráveis sobre o comprometimento dos colaboradores do hotel. O enfoque Instrumental o obteve menor média, não possuindo influencia sobre o comprometimento dos funcionários. Foi possível concluir que a cultura e o comprometimento organizacional ocorrem parcialmente incoerente, pois os valores e crenças são divergentes dos principais estímulos de vínculo com o Hotel Aquaria. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-10-24T14:43:55Z 2021-09-22T13:51:59Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017-10-24T14:43:55Z 2021-09-22T13:51:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.pr_BR.fl_str_mv |
2012962214 |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SANTOS, Aline Cunha dos. Cultura e comprometimento organizacional: um estudo no Aquaria Natal Hotel – RN. 2016. 79f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo), Departamento de Turismo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37471 |
identifier_str_mv |
2012962214 SANTOS, Aline Cunha dos. Cultura e comprometimento organizacional: um estudo no Aquaria Natal Hotel – RN. 2016. 79f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo), Departamento de Turismo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37471 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Turismo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37471/1/AlineCS_Monografia.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37471/2/AlineCS_Monografia.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37471/3/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
bd9f2f424e51c5ea8fd7969e4f1551c8 32c8218a578d6d7ae42e45866596e9b9 a80a9cda2756d355b388cc443c3d8a43 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814832818647203840 |