Cultura e comprometimento organizacional: um estudo no Aquaria Natal Hotel – RN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Aline Cunha dos
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37471
Resumo: Este estudo tem a finalidade de analisar a cultura e o comprometimento organizacional do Aquaria Natal Hotel, localizado na cidade de Natal/RN. Para melhor atender ao objetivo do estudo buscou-se identificar a cultura organizacional e listar os níveis de comprometimento organizacional, além de caracterizar a cultura e o comprometimento organizacional do Hotel. O estudo caracteriza-se como descritivo com abordagem quantitativa. Utilizou-se, para identificar a cultura organizacional o modelo de Valores Competitivos de Cameron e Quinn. Já para medir os níveis de comprometimento organizacional, foi usado o modelo desenvolvido por Medeiros (2003), com trinta indicadores que fazem referencia aos quatro enfoques do comprometimento organizacioanl. Os resultados apontaram que houve predominância das tipologias culturais Clã e Inovativa, na atual situação percebida pelos funcionários do Hotel Aquária, como também o desejo de manter ambas tipologias culturais de maneira mais intensificada, na situação julgada como ideal. Os níveis de comprometimento organizacional estão atrelados a dimensão normativa, seguido das dimensões Afetiva e Afiliativa, o que implica que essas dimensões tem influencias consideráveis sobre o comprometimento dos colaboradores do hotel. O enfoque Instrumental o obteve menor média, não possuindo influencia sobre o comprometimento dos funcionários. Foi possível concluir que a cultura e o comprometimento organizacional ocorrem parcialmente incoerente, pois os valores e crenças são divergentes dos principais estímulos de vínculo com o Hotel Aquaria.
id UFRN_614cbf8441fbd9106630e83e1fe54e81
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/37471
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Santos, Aline Cunha dosGomes, Cristiane Soares Cardoso DantasMilito, Marcelo ChiarelliBatista, Saulo Gomes2017-10-24T14:43:55Z2021-09-22T13:51:59Z2017-10-24T14:43:55Z2021-09-22T13:51:59Z20162012962214SANTOS, Aline Cunha dos. Cultura e comprometimento organizacional: um estudo no Aquaria Natal Hotel – RN. 2016. 79f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo), Departamento de Turismo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37471Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilTurismoCultura organizacionalComprometimento organizacionalHotelariaCultura e comprometimento organizacional: um estudo no Aquaria Natal Hotel – RNinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisEste estudo tem a finalidade de analisar a cultura e o comprometimento organizacional do Aquaria Natal Hotel, localizado na cidade de Natal/RN. Para melhor atender ao objetivo do estudo buscou-se identificar a cultura organizacional e listar os níveis de comprometimento organizacional, além de caracterizar a cultura e o comprometimento organizacional do Hotel. O estudo caracteriza-se como descritivo com abordagem quantitativa. Utilizou-se, para identificar a cultura organizacional o modelo de Valores Competitivos de Cameron e Quinn. Já para medir os níveis de comprometimento organizacional, foi usado o modelo desenvolvido por Medeiros (2003), com trinta indicadores que fazem referencia aos quatro enfoques do comprometimento organizacioanl. Os resultados apontaram que houve predominância das tipologias culturais Clã e Inovativa, na atual situação percebida pelos funcionários do Hotel Aquária, como também o desejo de manter ambas tipologias culturais de maneira mais intensificada, na situação julgada como ideal. Os níveis de comprometimento organizacional estão atrelados a dimensão normativa, seguido das dimensões Afetiva e Afiliativa, o que implica que essas dimensões tem influencias consideráveis sobre o comprometimento dos colaboradores do hotel. O enfoque Instrumental o obteve menor média, não possuindo influencia sobre o comprometimento dos funcionários. Foi possível concluir que a cultura e o comprometimento organizacional ocorrem parcialmente incoerente, pois os valores e crenças são divergentes dos principais estímulos de vínculo com o Hotel Aquaria.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTAlineCS_Monografia.pdf.txtExtracted texttext/plain141940https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37471/1/AlineCS_Monografia.pdf.txtbd9f2f424e51c5ea8fd7969e4f1551c8MD51ORIGINALAlineCS_Monografia.pdfTurismoapplication/pdf1232692https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37471/2/AlineCS_Monografia.pdf32c8218a578d6d7ae42e45866596e9b9MD52LICENSElicense.txttext/plain756https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37471/3/license.txta80a9cda2756d355b388cc443c3d8a43MD53123456789/374712021-09-22 10:51:59.605oai:https://repositorio.ufrn.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-09-22T13:51:59Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pr_BR.fl_str_mv Cultura e comprometimento organizacional: um estudo no Aquaria Natal Hotel – RN
title Cultura e comprometimento organizacional: um estudo no Aquaria Natal Hotel – RN
spellingShingle Cultura e comprometimento organizacional: um estudo no Aquaria Natal Hotel – RN
Santos, Aline Cunha dos
Cultura organizacional
Comprometimento organizacional
Hotelaria
title_short Cultura e comprometimento organizacional: um estudo no Aquaria Natal Hotel – RN
title_full Cultura e comprometimento organizacional: um estudo no Aquaria Natal Hotel – RN
title_fullStr Cultura e comprometimento organizacional: um estudo no Aquaria Natal Hotel – RN
title_full_unstemmed Cultura e comprometimento organizacional: um estudo no Aquaria Natal Hotel – RN
title_sort Cultura e comprometimento organizacional: um estudo no Aquaria Natal Hotel – RN
author Santos, Aline Cunha dos
author_facet Santos, Aline Cunha dos
author_role author
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Gomes, Cristiane Soares Cardoso Dantas
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Milito, Marcelo Chiarelli
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Aline Cunha dos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Batista, Saulo Gomes
contributor_str_mv Batista, Saulo Gomes
dc.subject.pr_BR.fl_str_mv Cultura organizacional
Comprometimento organizacional
Hotelaria
topic Cultura organizacional
Comprometimento organizacional
Hotelaria
description Este estudo tem a finalidade de analisar a cultura e o comprometimento organizacional do Aquaria Natal Hotel, localizado na cidade de Natal/RN. Para melhor atender ao objetivo do estudo buscou-se identificar a cultura organizacional e listar os níveis de comprometimento organizacional, além de caracterizar a cultura e o comprometimento organizacional do Hotel. O estudo caracteriza-se como descritivo com abordagem quantitativa. Utilizou-se, para identificar a cultura organizacional o modelo de Valores Competitivos de Cameron e Quinn. Já para medir os níveis de comprometimento organizacional, foi usado o modelo desenvolvido por Medeiros (2003), com trinta indicadores que fazem referencia aos quatro enfoques do comprometimento organizacioanl. Os resultados apontaram que houve predominância das tipologias culturais Clã e Inovativa, na atual situação percebida pelos funcionários do Hotel Aquária, como também o desejo de manter ambas tipologias culturais de maneira mais intensificada, na situação julgada como ideal. Os níveis de comprometimento organizacional estão atrelados a dimensão normativa, seguido das dimensões Afetiva e Afiliativa, o que implica que essas dimensões tem influencias consideráveis sobre o comprometimento dos colaboradores do hotel. O enfoque Instrumental o obteve menor média, não possuindo influencia sobre o comprometimento dos funcionários. Foi possível concluir que a cultura e o comprometimento organizacional ocorrem parcialmente incoerente, pois os valores e crenças são divergentes dos principais estímulos de vínculo com o Hotel Aquaria.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-10-24T14:43:55Z
2021-09-22T13:51:59Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-10-24T14:43:55Z
2021-09-22T13:51:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.pr_BR.fl_str_mv 2012962214
dc.identifier.citation.fl_str_mv SANTOS, Aline Cunha dos. Cultura e comprometimento organizacional: um estudo no Aquaria Natal Hotel – RN. 2016. 79f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo), Departamento de Turismo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37471
identifier_str_mv 2012962214
SANTOS, Aline Cunha dos. Cultura e comprometimento organizacional: um estudo no Aquaria Natal Hotel – RN. 2016. 79f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo), Departamento de Turismo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37471
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Turismo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37471/1/AlineCS_Monografia.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37471/2/AlineCS_Monografia.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37471/3/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv bd9f2f424e51c5ea8fd7969e4f1551c8
32c8218a578d6d7ae42e45866596e9b9
a80a9cda2756d355b388cc443c3d8a43
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814832818647203840