Análise numérica da performance aerodinâmica do motor-foguete S-30 acoplado a um demonstrador scramjet

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maia, Felipe Pinheiro
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/44792
Resumo: Este trabalho investigou o efeito do acoplamento de um demonstrador scramjet no motor-foguete brasileiro S-30 em termos de uma investigação numérica do escoamento em torno da sua fuselagem. Aspectos locais do escoamento, bem como a comparação dos parâmetros da performance aerodinâmica, como pressão e arrasto de fricção, foram considerados para casos com e sem o demonstrador scramjet acoplado. O motor-foguete com a geometria scramjet acoplada foi selecionado para condições operacionais de voo correspondentes a um número Mach de 5,79 e uma altitude de 20 km. Um conjunto de simulações RANS 2D foi realizado, utilizando o Ansys FLUENT, para investigar o escoamento sobre ambas as configurações. Dados experimentais obtidos na literatura para o voo do S-30 foram usados para impor as condições de contorno necessárias. A fim de obter a curva de arrasto para o caso do scramjet acoplado ao motor S-30, simulações numéricas foram realizadas para vários pontos ao longo da trajetória do motor-foguete. As simulações foram capazes de capturar as ondas de choque oblíquas planar e cônicas teoricamente esperadas, assim como as ondas de expansão que normalmente ocorrem para um escoamento hipersônico em tais geometrias. Entre outros fenômenos, observou-se o surgimento de zonas de recirculação e instabilidades do escoamento devido às interações da camada limite com as ondas de choque. Finalmente, como resultado do acoplamento do demonstrador scramjet ao motor-foguete S-30, os resultados mostraram um aumento no arrasto total de cerca de 45,25% para o ponto de projeto. Com base nestas simulações, a curva de arrasto total foi determinada para ambas as geometrias analisadas. Foi observado uma diminuição do coeficiente de arrasto médio ao longo da trajetória. Usando uma análise simplificada de dinâmica de voo, a comparação entre as trajetórias calculadas mostrou desvios na condição de teste de cerca de 2% para a altitude e de 0,15% para a velocidade do escoamento.
id UFRN_614f1e57284ea2d0064b204ed6b2328e
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/44792
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Maia, Felipe Pinheirohttp://lattes.cnpq.br/9624330377067304Souza, Sandi Itamar Schafer de42635926034http://lattes.cnpq.br/7400466085627528Silva, Cristiano Vitorino dahttp://lattes.cnpq.br/1072626739410947Martos, João Felipe de Araújohttp://lattes.cnpq.br/5078006221219388Souza, Thiago Cardoso de2021-11-04T23:12:02Z2021-11-04T23:12:02Z2021-07-20MAIA, Felipe Pinheiro. Análise numérica da performance aerodinâmica do motor-foguete S-30 acoplado a um demonstrador scramjet. 2021. 96f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/44792Este trabalho investigou o efeito do acoplamento de um demonstrador scramjet no motor-foguete brasileiro S-30 em termos de uma investigação numérica do escoamento em torno da sua fuselagem. Aspectos locais do escoamento, bem como a comparação dos parâmetros da performance aerodinâmica, como pressão e arrasto de fricção, foram considerados para casos com e sem o demonstrador scramjet acoplado. O motor-foguete com a geometria scramjet acoplada foi selecionado para condições operacionais de voo correspondentes a um número Mach de 5,79 e uma altitude de 20 km. Um conjunto de simulações RANS 2D foi realizado, utilizando o Ansys FLUENT, para investigar o escoamento sobre ambas as configurações. Dados experimentais obtidos na literatura para o voo do S-30 foram usados para impor as condições de contorno necessárias. A fim de obter a curva de arrasto para o caso do scramjet acoplado ao motor S-30, simulações numéricas foram realizadas para vários pontos ao longo da trajetória do motor-foguete. As simulações foram capazes de capturar as ondas de choque oblíquas planar e cônicas teoricamente esperadas, assim como as ondas de expansão que normalmente ocorrem para um escoamento hipersônico em tais geometrias. Entre outros fenômenos, observou-se o surgimento de zonas de recirculação e instabilidades do escoamento devido às interações da camada limite com as ondas de choque. Finalmente, como resultado do acoplamento do demonstrador scramjet ao motor-foguete S-30, os resultados mostraram um aumento no arrasto total de cerca de 45,25% para o ponto de projeto. Com base nestas simulações, a curva de arrasto total foi determinada para ambas as geometrias analisadas. Foi observado uma diminuição do coeficiente de arrasto médio ao longo da trajetória. Usando uma análise simplificada de dinâmica de voo, a comparação entre as trajetórias calculadas mostrou desvios na condição de teste de cerca de 2% para a altitude e de 0,15% para a velocidade do escoamento.This work investigates the effect of the coupling of a scramjet demonstrator in the Brazilian S-30 rocket engine in terms of a numerical investigation of the flow around its fuselage geometry. Local aspects of the flow and the comparison of global flow parameters, such as the pressure and friction drag, were considered for cases with and without the coupled scramjet demonstrator. The rocket engine with the attached scramjet geometry was selected for operational flight conditions corresponding to a Mach number of 5.79 and an altitude of 20 km. A set of 2D RANS simulations were performed, using the Ansys FLUENT software, to investigate the flow dynamics of both configurations. Experimental data obtained from the literature for the S-30 flight was used to impose the required inlet boundary conditions. In order to obtain the drag curve for the case of the scramjet coupled to the S-30 vehicle, numerical simulations were performed for several points along the trajectory of the rocket engine, e.g., before and after the scramjet operational point. The simulations were able to capture the theoretically expected planar and conical oblique shock and the expansion waves that usually occur for a hypersonic flow in such geometries. For instance, the emergence of recirculation zones and flow instabilities due to the shock-wave boundary-layer interactions. Finally, as a result of the attachment of the scramjet demonstrator to the S-30 rocket engine, the results show an increase in the total drag of about 45.25% in the region of the trajectory where the scramjet becomes fully operational. Based on these simulations, the total drag curve was determined for both geometries. A decrease of the average drag coefficient along the trajectory was observed. Using a simple flight dynamic analysis, the trajectory expected for each case was determined. The comparison between the trajectories for both cases shows a small but nonnegligible deviation of about 2% for the altitude and 0,15% for the flow velocity.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICAUFRNBrasilScramjetS-30Escoamento hipersônicoArrasto aerodinâmicoDinâmica de vooAnálise numérica da performance aerodinâmica do motor-foguete S-30 acoplado a um demonstrador scramjetNumerical analysis of the aerodynamic performance of the S-30 rocket engine coupled to a scramjet demonstratorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALAnalisenumericaperformance_Maia_2021.pdfapplication/pdf17636911https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/44792/1/Analisenumericaperformance_Maia_2021.pdf94d6543eb4240bd3fbe8cee34381173aMD51123456789/447922022-05-02 12:33:28.474oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/44792Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-05-02T15:33:28Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Análise numérica da performance aerodinâmica do motor-foguete S-30 acoplado a um demonstrador scramjet
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Numerical analysis of the aerodynamic performance of the S-30 rocket engine coupled to a scramjet demonstrator
title Análise numérica da performance aerodinâmica do motor-foguete S-30 acoplado a um demonstrador scramjet
spellingShingle Análise numérica da performance aerodinâmica do motor-foguete S-30 acoplado a um demonstrador scramjet
Maia, Felipe Pinheiro
Scramjet
S-30
Escoamento hipersônico
Arrasto aerodinâmico
Dinâmica de voo
title_short Análise numérica da performance aerodinâmica do motor-foguete S-30 acoplado a um demonstrador scramjet
title_full Análise numérica da performance aerodinâmica do motor-foguete S-30 acoplado a um demonstrador scramjet
title_fullStr Análise numérica da performance aerodinâmica do motor-foguete S-30 acoplado a um demonstrador scramjet
title_full_unstemmed Análise numérica da performance aerodinâmica do motor-foguete S-30 acoplado a um demonstrador scramjet
title_sort Análise numérica da performance aerodinâmica do motor-foguete S-30 acoplado a um demonstrador scramjet
author Maia, Felipe Pinheiro
author_facet Maia, Felipe Pinheiro
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9624330377067304
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Silva, Cristiano Vitorino da
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1072626739410947
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Martos, João Felipe de Araújo
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5078006221219388
dc.contributor.author.fl_str_mv Maia, Felipe Pinheiro
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Souza, Sandi Itamar Schafer de
dc.contributor.advisor-co1ID.fl_str_mv 42635926034
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7400466085627528
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Souza, Thiago Cardoso de
contributor_str_mv Souza, Sandi Itamar Schafer de
Souza, Thiago Cardoso de
dc.subject.por.fl_str_mv Scramjet
S-30
Escoamento hipersônico
Arrasto aerodinâmico
Dinâmica de voo
topic Scramjet
S-30
Escoamento hipersônico
Arrasto aerodinâmico
Dinâmica de voo
description Este trabalho investigou o efeito do acoplamento de um demonstrador scramjet no motor-foguete brasileiro S-30 em termos de uma investigação numérica do escoamento em torno da sua fuselagem. Aspectos locais do escoamento, bem como a comparação dos parâmetros da performance aerodinâmica, como pressão e arrasto de fricção, foram considerados para casos com e sem o demonstrador scramjet acoplado. O motor-foguete com a geometria scramjet acoplada foi selecionado para condições operacionais de voo correspondentes a um número Mach de 5,79 e uma altitude de 20 km. Um conjunto de simulações RANS 2D foi realizado, utilizando o Ansys FLUENT, para investigar o escoamento sobre ambas as configurações. Dados experimentais obtidos na literatura para o voo do S-30 foram usados para impor as condições de contorno necessárias. A fim de obter a curva de arrasto para o caso do scramjet acoplado ao motor S-30, simulações numéricas foram realizadas para vários pontos ao longo da trajetória do motor-foguete. As simulações foram capazes de capturar as ondas de choque oblíquas planar e cônicas teoricamente esperadas, assim como as ondas de expansão que normalmente ocorrem para um escoamento hipersônico em tais geometrias. Entre outros fenômenos, observou-se o surgimento de zonas de recirculação e instabilidades do escoamento devido às interações da camada limite com as ondas de choque. Finalmente, como resultado do acoplamento do demonstrador scramjet ao motor-foguete S-30, os resultados mostraram um aumento no arrasto total de cerca de 45,25% para o ponto de projeto. Com base nestas simulações, a curva de arrasto total foi determinada para ambas as geometrias analisadas. Foi observado uma diminuição do coeficiente de arrasto médio ao longo da trajetória. Usando uma análise simplificada de dinâmica de voo, a comparação entre as trajetórias calculadas mostrou desvios na condição de teste de cerca de 2% para a altitude e de 0,15% para a velocidade do escoamento.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-11-04T23:12:02Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-11-04T23:12:02Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-07-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MAIA, Felipe Pinheiro. Análise numérica da performance aerodinâmica do motor-foguete S-30 acoplado a um demonstrador scramjet. 2021. 96f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/44792
identifier_str_mv MAIA, Felipe Pinheiro. Análise numérica da performance aerodinâmica do motor-foguete S-30 acoplado a um demonstrador scramjet. 2021. 96f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/44792
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/44792/1/Analisenumericaperformance_Maia_2021.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 94d6543eb4240bd3fbe8cee34381173a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117638440091648