Adulteração em combustíveis automotivos: Uma revisão sistemática
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/38396 |
Resumo: | Os combustíveis derivados de petróleo requerem alta qualidade de suas propriedades físico-químicas para serem utilizados, no Brasil a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) é a responsável pela normatização do uso de combustíveis. Entretanto, por diversas vezes esses combustíveis são adulterados diminuindo a qualidade do produto e com isso um grande desafio atual é a detecção de adulteração em combustíveis, pois de um modo geral ocorre a adição de compostos que já estão contidos nos próprios combustíveis, seja gasolina ou diesel, ou adulterantes que em suas constituições químicas possuam semelhanças com àqueles. Pode acontecer durante os vários processos de transporte e condicionamento que vai da refinaria até ao consumidor final, essa adulteração ocorre com a adição de produtos de baixo custo, visando aumentos na margem de lucro para os distribuidores e postos de combustíveis. A adulteração resulta em problemas para os consumidores finais, um combustível adulterado causa prejuízos econômicos e até problemas ao meio ambiente, portanto é necessário que haja métodos com alta eficiência e velocidade para identificar e quantificar as adulterações. Muitas análises de propriedades físico-químicas são realizadas, assim como métodos de espectroscopia e cromatografia, para determinar variações nas composições, esses são alguns requisitos para conformidade com ANP. Quanto mais adicionar métodos, mais fácil será para a detecção. Neste trabalho, o objetivo é organizar algumas referências sobre o tema, dando ênfase na identificação e melhora nos métodos, com discussão de métodos físico-químicos, cromatográficos e espectroscópicos na caracterização de diesel e gasolina. |
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