O ensino no cenário da pós-graduação em Geografia no Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26482 |
Resumo: | Esta pesquisa tem por objetivo analisar a inserção da temática Ensino de Geografia no âmbito da pós-graduação no Brasil. Nessa perspectiva, delineamos a trajetória da pós-graduação brasileira stricto sensu, em específico a pós-graduação em Geografia no contexto nacional. Como procedimentos metodológicos, utilizamos a pesquisa bibliográfica e documental, cujas principais fontes foram documentos da CAPES e do CNPq, além de sites das universidades e de produções bibliográficas. Os resultados obtidos indicam que o processo de organização e avaliação de cursos e programas, desenvolvidos pelos órgãos de fomento, contribuiu significativamente para a expansão e consolidação dos programas de pós-graduação em Geografia pelo Brasil, bem como favoreceu a inserção da temática Ensino. Para o desenvolvimento deste estudo, a pesquisa bibliográfica permitiu verificar os campos temáticos mais discutidos da Geografia, observando que esta temática está diretamente vinculada ao campo de investigação científica. Por meio dos dados obtidos, constata-se a crescente preocupação com o Ensino de Geografia. Nesse sentido, o texto apresenta uma discussão que caracteriza o Ensino da Ciência Geográfica e suas linguagens e, na sequência, é feita uma exposição da trajetória da institucionalização da pós-graduação em geografia, estabelecendo uma associação entre o Ensino de Geografia e a pós-graduação. |
id |
UFRN_6278bbf99f09bedf35c4d09107b71724 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/26482 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Curvelo, Mabely Carlos da SilvaDantas, Eugenia MariaMelo, Evaneide Maria deMorais, Ione Rodrigues Diniz2019-01-10T21:05:41Z2019-01-10T21:05:41Z2018-10-10CURVELO, Mabely Carlos da Silva. O ensino no cenário da pós-graduação em Geografia no Brasil . 2018. 69f. Dissertação (Mestrado Profissional em Geografia) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26482Esta pesquisa tem por objetivo analisar a inserção da temática Ensino de Geografia no âmbito da pós-graduação no Brasil. Nessa perspectiva, delineamos a trajetória da pós-graduação brasileira stricto sensu, em específico a pós-graduação em Geografia no contexto nacional. Como procedimentos metodológicos, utilizamos a pesquisa bibliográfica e documental, cujas principais fontes foram documentos da CAPES e do CNPq, além de sites das universidades e de produções bibliográficas. Os resultados obtidos indicam que o processo de organização e avaliação de cursos e programas, desenvolvidos pelos órgãos de fomento, contribuiu significativamente para a expansão e consolidação dos programas de pós-graduação em Geografia pelo Brasil, bem como favoreceu a inserção da temática Ensino. Para o desenvolvimento deste estudo, a pesquisa bibliográfica permitiu verificar os campos temáticos mais discutidos da Geografia, observando que esta temática está diretamente vinculada ao campo de investigação científica. Por meio dos dados obtidos, constata-se a crescente preocupação com o Ensino de Geografia. Nesse sentido, o texto apresenta uma discussão que caracteriza o Ensino da Ciência Geográfica e suas linguagens e, na sequência, é feita uma exposição da trajetória da institucionalização da pós-graduação em geografia, estabelecendo uma associação entre o Ensino de Geografia e a pós-graduação.This study was developed with the objective of analyzing the insertion of the theme of Geography Teaching in the scope of postgraduate studies in Brazil. From this perspective, the trajectory of the Brazilian post-graduation strict sense was delineated, precisely the postgraduate in Geography in the national context. The methodological procedures used were the bibliographical and documentary research, whose main sources were documents of CAPES and CNPq, university sites in addition to bibliographic productions. The results obtained indicate that the process of organizing and evaluating courses and programs developed by the development agencies contributed significantly to the expansion and consolidation of postgraduate programs in Geography in Brazil, as well as favoring the insertion of the teaching theme. For the development of this study the bibliography research allowed to verify the most discussed thematic fields of Geography, observing that this theme is directly linked to the field of scientific investigation. Through the data obtained, it can notice the growing concern with the Teaching of Geography. In this sense, the text presents a discussion that characterizes the Teaching of geographic science and its languages; in the sequence is made an exposition of the trajectory of the institutionalization of the postgraduate in geography establishing an association between the Teachin of Geography and the postgraduate.porCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIAEnsinoPós-GraduaçãoGeografiaO ensino no cenário da pós-graduação em Geografia no Brasilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA – MESTRADO PROFISSIONALUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTEnsinocenáriopós-graduação_Curvelo_2018.pdf.txtEnsinocenáriopós-graduação_Curvelo_2018.pdf.txtExtracted texttext/plain154667https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26482/2/Ensinocen%c3%a1riop%c3%b3s-gradua%c3%a7%c3%a3o_Curvelo_2018.pdf.txtb376400a91ade11b03a4a089a8220a51MD52THUMBNAILEnsinocenáriopós-graduação_Curvelo_2018.pdf.jpgEnsinocenáriopós-graduação_Curvelo_2018.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg1885https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26482/3/Ensinocen%c3%a1riop%c3%b3s-gradua%c3%a7%c3%a3o_Curvelo_2018.pdf.jpg19b56c7ca63a4211554c518de16b808aMD53TEXTEnsinocenáriopós-graduação_Curvelo_2018.pdf.txtEnsinocenáriopós-graduação_Curvelo_2018.pdf.txtExtracted texttext/plain154667https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26482/2/Ensinocen%c3%a1riop%c3%b3s-gradua%c3%a7%c3%a3o_Curvelo_2018.pdf.txtb376400a91ade11b03a4a089a8220a51MD52THUMBNAILEnsinocenáriopós-graduação_Curvelo_2018.pdf.jpgEnsinocenáriopós-graduação_Curvelo_2018.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg1885https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26482/3/Ensinocen%c3%a1riop%c3%b3s-gradua%c3%a7%c3%a3o_Curvelo_2018.pdf.jpg19b56c7ca63a4211554c518de16b808aMD53ORIGINALEnsinocenáriopós-graduação_Curvelo_2018.pdfapplication/pdf1362507https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26482/1/Ensinocen%c3%a1riop%c3%b3s-gradua%c3%a7%c3%a3o_Curvelo_2018.pdf50c241b90fdeb09eef75adffe2931310MD51123456789/264822019-01-30 13:05:14.593oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/26482Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-01-30T16:05:14Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O ensino no cenário da pós-graduação em Geografia no Brasil |
title |
O ensino no cenário da pós-graduação em Geografia no Brasil |
spellingShingle |
O ensino no cenário da pós-graduação em Geografia no Brasil Curvelo, Mabely Carlos da Silva CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA Ensino Pós-Graduação Geografia |
title_short |
O ensino no cenário da pós-graduação em Geografia no Brasil |
title_full |
O ensino no cenário da pós-graduação em Geografia no Brasil |
title_fullStr |
O ensino no cenário da pós-graduação em Geografia no Brasil |
title_full_unstemmed |
O ensino no cenário da pós-graduação em Geografia no Brasil |
title_sort |
O ensino no cenário da pós-graduação em Geografia no Brasil |
author |
Curvelo, Mabely Carlos da Silva |
author_facet |
Curvelo, Mabely Carlos da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Dantas, Eugenia Maria |
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Melo, Evaneide Maria de |
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Curvelo, Mabely Carlos da Silva |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Morais, Ione Rodrigues Diniz |
contributor_str_mv |
Morais, Ione Rodrigues Diniz |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIA Ensino Pós-Graduação Geografia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Pós-Graduação Geografia |
description |
Esta pesquisa tem por objetivo analisar a inserção da temática Ensino de Geografia no âmbito da pós-graduação no Brasil. Nessa perspectiva, delineamos a trajetória da pós-graduação brasileira stricto sensu, em específico a pós-graduação em Geografia no contexto nacional. Como procedimentos metodológicos, utilizamos a pesquisa bibliográfica e documental, cujas principais fontes foram documentos da CAPES e do CNPq, além de sites das universidades e de produções bibliográficas. Os resultados obtidos indicam que o processo de organização e avaliação de cursos e programas, desenvolvidos pelos órgãos de fomento, contribuiu significativamente para a expansão e consolidação dos programas de pós-graduação em Geografia pelo Brasil, bem como favoreceu a inserção da temática Ensino. Para o desenvolvimento deste estudo, a pesquisa bibliográfica permitiu verificar os campos temáticos mais discutidos da Geografia, observando que esta temática está diretamente vinculada ao campo de investigação científica. Por meio dos dados obtidos, constata-se a crescente preocupação com o Ensino de Geografia. Nesse sentido, o texto apresenta uma discussão que caracteriza o Ensino da Ciência Geográfica e suas linguagens e, na sequência, é feita uma exposição da trajetória da institucionalização da pós-graduação em geografia, estabelecendo uma associação entre o Ensino de Geografia e a pós-graduação. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-10-10 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-01-10T21:05:41Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-01-10T21:05:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
CURVELO, Mabely Carlos da Silva. O ensino no cenário da pós-graduação em Geografia no Brasil . 2018. 69f. Dissertação (Mestrado Profissional em Geografia) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26482 |
identifier_str_mv |
CURVELO, Mabely Carlos da Silva. O ensino no cenário da pós-graduação em Geografia no Brasil . 2018. 69f. Dissertação (Mestrado Profissional em Geografia) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26482 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA – MESTRADO PROFISSIONAL |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26482/2/Ensinocen%c3%a1riop%c3%b3s-gradua%c3%a7%c3%a3o_Curvelo_2018.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26482/3/Ensinocen%c3%a1riop%c3%b3s-gradua%c3%a7%c3%a3o_Curvelo_2018.pdf.jpg https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26482/2/Ensinocen%c3%a1riop%c3%b3s-gradua%c3%a7%c3%a3o_Curvelo_2018.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26482/3/Ensinocen%c3%a1riop%c3%b3s-gradua%c3%a7%c3%a3o_Curvelo_2018.pdf.jpg https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26482/1/Ensinocen%c3%a1riop%c3%b3s-gradua%c3%a7%c3%a3o_Curvelo_2018.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
b376400a91ade11b03a4a089a8220a51 19b56c7ca63a4211554c518de16b808a b376400a91ade11b03a4a089a8220a51 19b56c7ca63a4211554c518de16b808a 50c241b90fdeb09eef75adffe2931310 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802117503488360448 |