Gênero e diversidade sexual na escola: um estudo sobre opressão de gênero e homofobia na Escola Municipal Djalma Maranhão
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/36533 |
Resumo: | Este trabalho tem o intuito de analisar as relações de opressão de gênero bem como casos de homofobia existentes no interior do ambiente escolar. Em um contexto sócio histórico machista, racista e heterossexista, é comum a chacota e discriminação contra qualquer coisa que fuja desta realidade. A mulher sempre foi vista como inferior ao homem, não tendo espaço nem voz na sociedade. Na contemporaneidade a mulher conquistou novos espaços, no entanto continua enraizado no contexto de toda a vida social, sendo visível na contemporaneidade casos de machismos e violência contra mulheres. Junto a esta perspectiva, está a comunidade LGBT que, assim como as mulheres, lutam pela efetivação de seus direitos, enfrentando a homofobia, lesbofobia e transfobia presentes diariamente nos telejornais. A escola não foge dessa conjuntura, tendo em vista que esta vai se apresentar como um dos primeiros lugares de socialização da criança, sendo um espaço onde predominam as diferenças e também o lugar em que principalmente os professores devem apoiar e incentivar a diversidade humana. É no contexto da Escola Municipal Djalma Maranhão que esta pesquisa vai se deter, visando estudar a opressão de gênero e homofobia, como os alunos se portam, bem como qual a reação dos professores e gestores frente a tais questões. Traçamos, portanto, os seguintes objetivos: apreender as representações e posturas de professores e gestores no que diz respeito às temáticas de gênero e diversidade sexual; observar e analisar a representação dos alunos acerca das relações de gênero e de diversidade sexual; conhecer e analisar a postura dos profissionais e dos discentes da Escola Municipal Djalma Maranhão frente a casos de opressão de gênero e homofobia; conhecer os programas e projetos adotados pela escola que incentivam o estudo do gênero e diversidade sexual na escola; observar brincadeiras, atitudes, relacionamento entre meninos e meninas, a partir das análises de gênero. A pesquisa foi realizada através de entrevistas, observações, conversas informais, questionários e rodas de conversas com alunos do quarto e quinto ano, quatro professores, um gestor e funcionários da escola. Os resultados apontam a permanência da discriminação e opressões por questões de gênero e orientação sexual, mostrando que a escola não tem cumprido seu papel de orientação e respeito à diversidade humana. |
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