Entre a liberdade e o encarceramento: uma análise dialógica de personagens femininas em Purple Hibiscus de Chimamanda N. Adichie
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/50673 |
Resumo: | Em meados do século XX, com a presença de mulheres e movimentos ativistas, os feminismos negros começaram a tomar forma, buscando incluir a realidades das mulheres africanas no feminismo ocidental, lutando pelo respeito não somente às questões de gênero, mas também às implicações do colonialismo, da etnicidade e do imperialismo presentes na cultura delas. Nesse contexto, procuramos uma obra escrita por uma mulher africana, que em seu enredo estivesse evidenciado representações de discursos do sistema patriarcal. Para tal, nosso objetivo é realizar uma análise da obra Purple Hibiscus (2017) de Chimamanda Ngozi Adichie sob o viés da teoria do romance de Bakhtin em cooperação com a crítica feminista. Para isso, discutimos sobre a construção de personagens femininas a partir da concepção de personagem de Bakhtin (2015), além de suas relações com o discurso autoritário do patriarcado, utilizando-se de estudos feminista negro africano (OYĚWÙMÍ, 2021). A partir desse estudo dialógico foi possível fazer observações e reflexões sobre como as duas personagens foram representadas no romance (mundo da arte), bem como refletir sobre o contexto ainda vivenciado por diversas mulheres no mundo da vida. |
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Nesse contexto, procuramos uma obra escrita por uma mulher africana, que em seu enredo estivesse evidenciado representações de discursos do sistema patriarcal. Para tal, nosso objetivo é realizar uma análise da obra Purple Hibiscus (2017) de Chimamanda Ngozi Adichie sob o viés da teoria do romance de Bakhtin em cooperação com a crítica feminista. Para isso, discutimos sobre a construção de personagens femininas a partir da concepção de personagem de Bakhtin (2015), além de suas relações com o discurso autoritário do patriarcado, utilizando-se de estudos feminista negro africano (OYĚWÙMÍ, 2021). A partir desse estudo dialógico foi possível fazer observações e reflexões sobre como as duas personagens foram representadas no romance (mundo da arte), bem como refletir sobre o contexto ainda vivenciado por diversas mulheres no mundo da vida.Throughout the midtwentieth century, with the presence of women and activist movements, black feminisms began to develop, aiming to include the realities of African women in Western feminism, fighting for respect not only for gender issues, but also for the implications of colonialism, ethnicity, and imperialism present in their culture. In this context, we looked for a work written by an African woman, which in its plot showed representations of patriarchal discourses. For this, our purpose is to carry out an analysis of the novel Purple Hibiscus (201 7) by Chimamanda Ngozi Adichie from the perspective of Bakhtin’s theory of the novel in cooperation with feminist criticism. Thus, we discuss the construction of female characters from Bakhtin's (2015) conception of character, as well as its relations with the authoritarian discourse of patriarchy, using black African feminist studies ( OYĚWÙMÍ, 2021) . From this dialogical study it was possible to make observations and reflections on how the two characters were represented in the novel (world of art), as wel l the context still experienced by several women in the world of life.Universidade Federal do Rio Grande do NorteLetrsa - InglêsUFRNBrasilDialogismoDiscurso autoritárioFeminismosFormação ideológicaPurple HibiscusDialogismAuthoritarian DiscourseFeminismsIdeological FormationEntre a liberdade e o encarceramento: uma análise dialógica de personagens femininas em Purple Hibiscus de Chimamanda N. Adichieinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALEntreLiberdadeEncarceramento_Araujo_2022EntreLiberdadeEncarceramento_Araujo_2022application/pdf279736https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/50673/1/EntreLiberdadeEncarceramento_Araujo_2022781d39a8ac062bbf955cec79bf2e8144MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/50673/2/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD52123456789/506732023-03-06 18:37:42.684oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-03-06T21:37:42Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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Em meados do século XX, com a presença de mulheres e movimentos ativistas, os feminismos negros começaram a tomar forma, buscando incluir a realidades das mulheres africanas no feminismo ocidental, lutando pelo respeito não somente às questões de gênero, mas também às implicações do colonialismo, da etnicidade e do imperialismo presentes na cultura delas. Nesse contexto, procuramos uma obra escrita por uma mulher africana, que em seu enredo estivesse evidenciado representações de discursos do sistema patriarcal. Para tal, nosso objetivo é realizar uma análise da obra Purple Hibiscus (2017) de Chimamanda Ngozi Adichie sob o viés da teoria do romance de Bakhtin em cooperação com a crítica feminista. Para isso, discutimos sobre a construção de personagens femininas a partir da concepção de personagem de Bakhtin (2015), além de suas relações com o discurso autoritário do patriarcado, utilizando-se de estudos feminista negro africano (OYĚWÙMÍ, 2021). A partir desse estudo dialógico foi possível fazer observações e reflexões sobre como as duas personagens foram representadas no romance (mundo da arte), bem como refletir sobre o contexto ainda vivenciado por diversas mulheres no mundo da vida. |
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