Processo de construção do conhecimento a partir do diálogo ensino-serviço na ótica dos profissionais de saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Ana Maria Gomes dos
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20120
Resumo: INTRODUÇÃO: As políticas de formação em saúde no Brasil vêm passando por profundas transformações, resultado da reforma sanitária e do rompimento com o modelo biomédico, ainda hegemônico. No entanto, o paradigma da integralidade vem sendo introduzido na saúde e, para a consolidação desse conceito, a formação vem se apropriando de novas abordagens metodológicas. Pode-se mencionar a interação ensino-serviço (ensino-serviço-comunidade), cuja proposta permite a ampliação da percepção acerca do processo saúde-doença, além da garantia dos compromissos da formação para/com o SUS. OBJETIVO: Compreender, a partir dos profissionais de saúde, a relevância da interação ensino-serviço-comunidade, na formação profissional dos estudantes da Faculdade de Ciências da Saúde/UFRN. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS: Estudo fundamentado na abordagem qualitativa, a técnica utilizada para obtenção dos dados da pesquisa foi o grupo focal (GF). Foram realizados 2 GFs em duas unidades básica de saúde da família do município de Santa Cruz – RN, onde participaram profissionais da equipe da estratégia de saúde da família. As discussões foram conduzidas a partir de um roteiro previamente elaborado. A análise dos resultados foi realizada a partir da técnica de conteúdo temática categorial. RESULTADOS Participaram do estudo, 18 profissionais de saúde, sendo 13 (72%) do sexo feminino. Para esses profissionais, a interação ensino-serviço permite ao estudante compreender o modelo de atenção integral em saúde, visto que o contato com a comunidade amplia a sua percepção acerca do processo saúde-doença, como também permite reconhecer a importância do trabalho em equipe para atenção integral em saúde. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Os resultados indicam a importância da política de reorientação no contexto da formação para que os alunos tenham precocemente contato com o serviço e, dessa forma desenvolva habilidades técnicas e relacionais no contexto ao qual for inserido.
id UFRN_630df3c6a516bbe7cb775ca58f76a651
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/20120
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Santos, Ana Maria Gomes doshttp://lattes.cnpq.br/1882849781429821http://lattes.cnpq.br/3642294168997314Almeida Júnior, José Jailson dehttp://lattes.cnpq.br/8768677759534396Costa, Marcelo Viana dahttp://lattes.cnpq.br/1801687907907663Moreira, Simone da Nóbrega Tomaz2016-03-29T19:28:10Z2016-03-29T19:28:10Z2015-04-29SANTOS, Ana Maria Gomes dos. Processo de construção do conhecimento a partir do diálogo ensino-serviço na ótica dos profissionais de saúde. 2015. 61f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20120INTRODUÇÃO: As políticas de formação em saúde no Brasil vêm passando por profundas transformações, resultado da reforma sanitária e do rompimento com o modelo biomédico, ainda hegemônico. No entanto, o paradigma da integralidade vem sendo introduzido na saúde e, para a consolidação desse conceito, a formação vem se apropriando de novas abordagens metodológicas. Pode-se mencionar a interação ensino-serviço (ensino-serviço-comunidade), cuja proposta permite a ampliação da percepção acerca do processo saúde-doença, além da garantia dos compromissos da formação para/com o SUS. OBJETIVO: Compreender, a partir dos profissionais de saúde, a relevância da interação ensino-serviço-comunidade, na formação profissional dos estudantes da Faculdade de Ciências da Saúde/UFRN. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS: Estudo fundamentado na abordagem qualitativa, a técnica utilizada para obtenção dos dados da pesquisa foi o grupo focal (GF). Foram realizados 2 GFs em duas unidades básica de saúde da família do município de Santa Cruz – RN, onde participaram profissionais da equipe da estratégia de saúde da família. As discussões foram conduzidas a partir de um roteiro previamente elaborado. A análise dos resultados foi realizada a partir da técnica de conteúdo temática categorial. RESULTADOS Participaram do estudo, 18 profissionais de saúde, sendo 13 (72%) do sexo feminino. Para esses profissionais, a interação ensino-serviço permite ao estudante compreender o modelo de atenção integral em saúde, visto que o contato com a comunidade amplia a sua percepção acerca do processo saúde-doença, como também permite reconhecer a importância do trabalho em equipe para atenção integral em saúde. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Os resultados indicam a importância da política de reorientação no contexto da formação para que os alunos tenham precocemente contato com o serviço e, dessa forma desenvolva habilidades técnicas e relacionais no contexto ao qual for inserido.INTRODUCTION: In Brazil, the health training policies have been going through deep changes, which are the fruits of the sanitary reform and of the breakage with the biomedical model, still hegemonic. Nevertheless, the paradigm of comprehensiveness is being introduced in health and, in order to consolidate this concept, the training has been gaining new methodological approaches. One can mention the teaching-service interaction (education-health system/citizenship health), whose proposal enables the expansion of the perception of the health-disease process, as well as the warranty of compromises of training in relation to SUS. OBJECTIVE: Understand, from health professionals, the relevance of teaching-service-community interaction, vocational training of students of the Faculty of Health Sciences / UFRN. METHODOLOGICAL PROCEDURES: This study is grounded on qualitative approach. The technique used to obtain research data was the focus group. Two focus groups (FG) were accomplished in two family basic health units of the municipality of Santa Cruz – RN, where there is participation of professionals of the Family Health Strategy. The discussions were performed from a previously elaborated script. The analysis of results was held from the categorical thematic content technique. RESULTS: The study had the participation of 18 health professionals, and 13 (72%) were females. For these professionals, the teaching-service interaction enables the student to understand the model of comprehensive health care, since the contact with the community enhances its perception about the health-disease process, but also enables recognizing the importance of teamwork to comprehensive health care. FINAL CONSIDERATIONS: The results highlight the importance of a policy of reorientation within the context of training so that students have an early contact with the service and therefore develop technical skills within the context in which they are inserted.porUniversidade Federal do Rio Grande do NorteSEM PROGRAMAUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE: ENSINO NA SAÚDEEducação em saúdeEducação permanenteComunidadeEstudantesSaúde da famíliaProcesso de construção do conhecimento a partir do diálogo ensino-serviço na ótica dos profissionais de saúdeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALAnaMariaGomesDosSantos_DISSERT.pdfAnaMariaGomesDosSantos_DISSERT.pdfapplication/pdf844788https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20120/1/AnaMariaGomesDosSantos_DISSERT.pdf81f0bceb9b38c77f107f6b0543648f4bMD51TEXTAnaMariaGomesDosSantos_DISSERT.pdf.txtAnaMariaGomesDosSantos_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain108668https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20120/6/AnaMariaGomesDosSantos_DISSERT.pdf.txt28a518fafd59642c5bc271df1644f714MD56THUMBNAILAnaMariaGomesDosSantos_DISSERT.pdf.jpgAnaMariaGomesDosSantos_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2163https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20120/7/AnaMariaGomesDosSantos_DISSERT.pdf.jpg47dd95aa15f9ffb7d1501d95396f67d4MD57123456789/201202017-11-03 00:49:05.666oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/20120Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-03T03:49:05Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Processo de construção do conhecimento a partir do diálogo ensino-serviço na ótica dos profissionais de saúde
title Processo de construção do conhecimento a partir do diálogo ensino-serviço na ótica dos profissionais de saúde
spellingShingle Processo de construção do conhecimento a partir do diálogo ensino-serviço na ótica dos profissionais de saúde
Santos, Ana Maria Gomes dos
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE: ENSINO NA SAÚDE
Educação em saúde
Educação permanente
Comunidade
Estudantes
Saúde da família
title_short Processo de construção do conhecimento a partir do diálogo ensino-serviço na ótica dos profissionais de saúde
title_full Processo de construção do conhecimento a partir do diálogo ensino-serviço na ótica dos profissionais de saúde
title_fullStr Processo de construção do conhecimento a partir do diálogo ensino-serviço na ótica dos profissionais de saúde
title_full_unstemmed Processo de construção do conhecimento a partir do diálogo ensino-serviço na ótica dos profissionais de saúde
title_sort Processo de construção do conhecimento a partir do diálogo ensino-serviço na ótica dos profissionais de saúde
author Santos, Ana Maria Gomes dos
author_facet Santos, Ana Maria Gomes dos
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.authorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1882849781429821
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3642294168997314
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Almeida Júnior, José Jailson de
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8768677759534396
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Costa, Marcelo Viana da
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1801687907907663
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Ana Maria Gomes dos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Moreira, Simone da Nóbrega Tomaz
contributor_str_mv Moreira, Simone da Nóbrega Tomaz
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE: ENSINO NA SAÚDE
topic CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE: ENSINO NA SAÚDE
Educação em saúde
Educação permanente
Comunidade
Estudantes
Saúde da família
dc.subject.por.fl_str_mv Educação em saúde
Educação permanente
Comunidade
Estudantes
Saúde da família
description INTRODUÇÃO: As políticas de formação em saúde no Brasil vêm passando por profundas transformações, resultado da reforma sanitária e do rompimento com o modelo biomédico, ainda hegemônico. No entanto, o paradigma da integralidade vem sendo introduzido na saúde e, para a consolidação desse conceito, a formação vem se apropriando de novas abordagens metodológicas. Pode-se mencionar a interação ensino-serviço (ensino-serviço-comunidade), cuja proposta permite a ampliação da percepção acerca do processo saúde-doença, além da garantia dos compromissos da formação para/com o SUS. OBJETIVO: Compreender, a partir dos profissionais de saúde, a relevância da interação ensino-serviço-comunidade, na formação profissional dos estudantes da Faculdade de Ciências da Saúde/UFRN. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS: Estudo fundamentado na abordagem qualitativa, a técnica utilizada para obtenção dos dados da pesquisa foi o grupo focal (GF). Foram realizados 2 GFs em duas unidades básica de saúde da família do município de Santa Cruz – RN, onde participaram profissionais da equipe da estratégia de saúde da família. As discussões foram conduzidas a partir de um roteiro previamente elaborado. A análise dos resultados foi realizada a partir da técnica de conteúdo temática categorial. RESULTADOS Participaram do estudo, 18 profissionais de saúde, sendo 13 (72%) do sexo feminino. Para esses profissionais, a interação ensino-serviço permite ao estudante compreender o modelo de atenção integral em saúde, visto que o contato com a comunidade amplia a sua percepção acerca do processo saúde-doença, como também permite reconhecer a importância do trabalho em equipe para atenção integral em saúde. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Os resultados indicam a importância da política de reorientação no contexto da formação para que os alunos tenham precocemente contato com o serviço e, dessa forma desenvolva habilidades técnicas e relacionais no contexto ao qual for inserido.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-04-29
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-29T19:28:10Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-03-29T19:28:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SANTOS, Ana Maria Gomes dos. Processo de construção do conhecimento a partir do diálogo ensino-serviço na ótica dos profissionais de saúde. 2015. 61f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20120
identifier_str_mv SANTOS, Ana Maria Gomes dos. Processo de construção do conhecimento a partir do diálogo ensino-serviço na ótica dos profissionais de saúde. 2015. 61f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20120
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv SEM PROGRAMA
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20120/1/AnaMariaGomesDosSantos_DISSERT.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20120/6/AnaMariaGomesDosSantos_DISSERT.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20120/7/AnaMariaGomesDosSantos_DISSERT.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 81f0bceb9b38c77f107f6b0543648f4b
28a518fafd59642c5bc271df1644f714
47dd95aa15f9ffb7d1501d95396f67d4
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814832926344347648