A experiência do filme-ensaio em Sinfonia e Cacofonia e Cinemacidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cabral, Jefferson Bruno de Sousa
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28551
Resumo: Nossa sociedade contemporânea manifesta-se cada vez mais por meio de produtos audiovisuais de características difusas e polifônicas, capitadas e circuladas por uma quantidade inimaginável de câmeras e telas. Ao mesmo tempo atribuímos cotidianamente uma funcionalidade apropriativa a estas imagens e sons, especialmente quando distanciamos a sua origem do seu destino, ou seja, sempre que retiramos os tipos audiovisuais do seu contexto particular e os ressignificamos com um novo sentido (BERNARDET, 1999a, 1999b, 2000, 2004). Este novo significado pode ser derivado de uma expressão ensaística do sujeito que, partindo de uma manifestação subjetiva imbricada na experiência pública, decide pensar e agir com as imagens e sons (CORRIGAN, 2015). No cinema, este movimento de apropriação audiovisual, em direção à ressignificação, encontra terreno próspero na produção dos filmes de arquivo e no campo do filme-ensaio (TEIXEIRA, 2015). Este entendimento está presente na produção coletiva dos médias-metragens São Paulo: Sinfonia e Cacofonia (1994), de JeanClaude Bernardet, e São Paulo: Cinemacidade (1994), de Aloysio Raulino, Marta Grostein e Regina Meyer, filmes de arquivo que utilizam pedaços de outros filmes para construir as suas narrativas históricas e poéticas sobre a cidade de São Paulo. Partindo da análise fílmica, pesquisa documental e discussão bibliográfica, este trabalho identificou os processos de ressignificação das imagens de arquivo do audiovisual brasileiro que serviram de material primário para a produção destes filmes-ensaio, que se traduzem como expressões ensaísticas dos autores e autoras para compor uma paisagem cinematográfica representacional da cidade de São Paulo. Dessa forma, a montagem se apresenta como estratégia central para a produção de discursos audiovisuais que medeiam os pontos de vistas dos artistas, as imagens de arquivo e a liberdade do espectador em prolongar o poder de ressignificação do filme com outras imagens e sons do mundo. O trabalho reconhece também que as inscrições de subjetividades presentes em São Paulo: Sinfonia e Cacofonia (1994) e São Paulo: Cinemacidade (1994) contribuem para o registro atual destes filmes na arqueologia do filme-ensaio no Brasil.
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Ao mesmo tempo atribuímos cotidianamente uma funcionalidade apropriativa a estas imagens e sons, especialmente quando distanciamos a sua origem do seu destino, ou seja, sempre que retiramos os tipos audiovisuais do seu contexto particular e os ressignificamos com um novo sentido (BERNARDET, 1999a, 1999b, 2000, 2004). Este novo significado pode ser derivado de uma expressão ensaística do sujeito que, partindo de uma manifestação subjetiva imbricada na experiência pública, decide pensar e agir com as imagens e sons (CORRIGAN, 2015). No cinema, este movimento de apropriação audiovisual, em direção à ressignificação, encontra terreno próspero na produção dos filmes de arquivo e no campo do filme-ensaio (TEIXEIRA, 2015). Este entendimento está presente na produção coletiva dos médias-metragens São Paulo: Sinfonia e Cacofonia (1994), de JeanClaude Bernardet, e São Paulo: Cinemacidade (1994), de Aloysio Raulino, Marta Grostein e Regina Meyer, filmes de arquivo que utilizam pedaços de outros filmes para construir as suas narrativas históricas e poéticas sobre a cidade de São Paulo. Partindo da análise fílmica, pesquisa documental e discussão bibliográfica, este trabalho identificou os processos de ressignificação das imagens de arquivo do audiovisual brasileiro que serviram de material primário para a produção destes filmes-ensaio, que se traduzem como expressões ensaísticas dos autores e autoras para compor uma paisagem cinematográfica representacional da cidade de São Paulo. Dessa forma, a montagem se apresenta como estratégia central para a produção de discursos audiovisuais que medeiam os pontos de vistas dos artistas, as imagens de arquivo e a liberdade do espectador em prolongar o poder de ressignificação do filme com outras imagens e sons do mundo. O trabalho reconhece também que as inscrições de subjetividades presentes em São Paulo: Sinfonia e Cacofonia (1994) e São Paulo: Cinemacidade (1994) contribuem para o registro atual destes filmes na arqueologia do filme-ensaio no Brasil.Our contemporary society is increasingly manifested through audiovisual products of diffuse and polyphonic characteristics, capitated and circulated by an unimaginable amount of cameras and screens. At the same time, we routinely assign an appropriate functionality to these images and sounds, especially when we distance their origin from their destination, in other words, whenever we withdraw the audiovisual types from their particular context and we resignified them with a new meaning (BERNARDET, 1999a, 1999b, 2000, 2004). This new meaning can be derived from an essay expression of the subject who, starting from a subjective manifestation embedded in the public experience, decides to think and act with the images and sounds (CORRIGAN, 2015). In cinema, this movement of audiovisual appropriation, towards the resignification, finds prosperous ground in the production of archive films and essay films (TEIXEIRA, 2015). This understanding is present in the collective production of the films São Paulo: Symphony e Cacophony (1994), by Jean-Claude Bernardet, and São Paulo: Cinemacity (1994), by Aloysio Raulino, Marta Grostein and Regina Meyer, archive films that use pieces of other films to build their historical and poetic narratives about the city of São Paulo. Based on the film analysis, documentary research and bibliographic discussion, this work identified the processes of resignification of the archival images of the Brazilian audiovisual that served as primary material for the production of these essay films, which translate as essay expressions of the authors to compose a representational cinematographic landscape of the city of São Paulo. In this way, the montage is presented as a central strategy for the production of audiovisual discourses that mediate the point of views of the artists, the archive images and the freedom of the spectator to prolong the power of resignification of the film with others images and sounds of the world. The work also recognizes that the inscriptions of subjectivities present in São Paulo: Symphony e Cacophony (1994) and São Paulo: Cinemacity (1994) contribute to the current entry of these films in the archaeology of the essay film in Brazil.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOApropriaçãoArquivoFilme-ensaioRessignificaçãoSão PauloA experiência do filme-ensaio em Sinfonia e Cacofonia e Cinemacidadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA MÍDIAUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALExperienciafilmeensaio_Cabral_2019.pdfapplication/pdf3148861https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28551/1/Experienciafilmeensaio_Cabral_2019.pdf73194e652bb89e36ff3be5fc50c35181MD51TEXTExperienciafilmeensaio_Cabral_2019.pdf.txtExperienciafilmeensaio_Cabral_2019.pdf.txtExtracted texttext/plain220201https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28551/2/Experienciafilmeensaio_Cabral_2019.pdf.txt58df1c9ce6312b4a598275c22cf370ccMD52THUMBNAILExperienciafilmeensaio_Cabral_2019.pdf.jpgExperienciafilmeensaio_Cabral_2019.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1179https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28551/3/Experienciafilmeensaio_Cabral_2019.pdf.jpg88e025f07fc1a5c9f9f4691c9e35a8aaMD53123456789/285512020-03-22 04:41:07.446oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/28551Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2020-03-22T07:41:07Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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