A perspectiva sobre a sustentabilidade em documentos do Ministério da Educação e do Ministério do Meio Ambiente e as possíveis aplicações no contexto escolar do semiárido nordestino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros, Maria Luisa Quinino de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26520
Resumo: A Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS) é uma temática que vem se disseminando cada vez mais devido às demandas planetárias atuais. Faz-se necessário, então, acompanhar como este processo está se dando no Brasil, de maneira geral e em locais específicos. Também é fundamental verificar como os professores estão envolvidos, ou não, nesta tendência. Dito isto, este trabalho teve como objetivo traçar o cenário da EDS na educação básica, a partir de pesquisas em documentos/materiais oficiais e com professores, voltando o olhar para a região semiárida brasileira. Em um primeiro momento analisou-se nove documentos do Ministério da Educação (MEC) do Brasil, no que diz respeito a abordagem dada ao termo desenvolvimento sustentável (DS), fazendo um recorte em documentos relacionados ao ensino de ciências. Dando continuidade na pesquisa, foi a vez de avaliar doze publicações, que remetiam à sustentabilidade, do MEC e/ou do Ministério do Meio Ambiente (MMA), à luz dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), e classificar sua possível utilização em escolas do semiárido. Afunilando-se o trabalho, foi necessário movimentar a pesquisa para o campo docente e mensurar o conhecimento e concepção de professores sobre EDS, a relação desta com o seu contexto, avaliando como estes profissionais subsidiam suas ações docentes dentro desse campo. Por fim, tendo em vista os resultados da investigação, anterior, com os professores, desenvolveu-se uma ação de formação continuada com o intuito de propor a construção participativa de uma agenda de desenvolvimento sustentável à luz dos ODS. Com o desenrolar de todos esses objetivos postos, obteve-se que é urgente a discussão de uma reestruturação nos documentos do MEC, de acordo com as demandas internacionais, impedindo que as diretrizes nacionais se tornem obsoletas. Em relação as publicações do MEC e/ou MMA estas podem servir de base, em partes, para se traçar estratégias de convivência com a região semiárida, sendo assim, sugere-se que haja a construção de publicações oficiais regionalizadas. Revelou-se que os professores trabalham DS de forma fragmentada e até desconhecem o próprio termo EDS e que também não são estimulados a se articularem para buscar materiais públicos que foram produzidos alinhados à política do DS. Sobre o processo formativo, avaliou-se que que os ODS têm a capacidade de nortear de forma completa os requisitos para a sustentabilidade e aponta-se para a urgência de haver, não apenas, somente, formação complementar com os docentes, mas o conhecimento sobre esses objetivos programados na educação regular, de forma mais propositiva e estruturante, por meio de políticas educacionais.
id UFRN_635424f16f9e453a38dab0a1ef258f0e
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/26520
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Medeiros, Maria Luisa Quinino dePetrovich, Ana Carla IorioCosta, Ivaneide Alves Soares daMontenegro, Luciana AraújoSodré Neto, LuizAraújo, Magnólia Fernandes Florêncio de2019-01-16T18:28:26Z2019-01-16T18:28:26Z2018-10-26MEDEIROS, Maria Luisa Quinino de. A perspectiva sobre a sustentabilidade em documentos do Ministério da Educação e do Ministério do Meio Ambiente e as possíveis aplicações no contexto escolar do semiárido nordestino. 2018. 102f. Tese (Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente) - Centro de Biociências, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26520A Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS) é uma temática que vem se disseminando cada vez mais devido às demandas planetárias atuais. Faz-se necessário, então, acompanhar como este processo está se dando no Brasil, de maneira geral e em locais específicos. Também é fundamental verificar como os professores estão envolvidos, ou não, nesta tendência. Dito isto, este trabalho teve como objetivo traçar o cenário da EDS na educação básica, a partir de pesquisas em documentos/materiais oficiais e com professores, voltando o olhar para a região semiárida brasileira. Em um primeiro momento analisou-se nove documentos do Ministério da Educação (MEC) do Brasil, no que diz respeito a abordagem dada ao termo desenvolvimento sustentável (DS), fazendo um recorte em documentos relacionados ao ensino de ciências. Dando continuidade na pesquisa, foi a vez de avaliar doze publicações, que remetiam à sustentabilidade, do MEC e/ou do Ministério do Meio Ambiente (MMA), à luz dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), e classificar sua possível utilização em escolas do semiárido. Afunilando-se o trabalho, foi necessário movimentar a pesquisa para o campo docente e mensurar o conhecimento e concepção de professores sobre EDS, a relação desta com o seu contexto, avaliando como estes profissionais subsidiam suas ações docentes dentro desse campo. Por fim, tendo em vista os resultados da investigação, anterior, com os professores, desenvolveu-se uma ação de formação continuada com o intuito de propor a construção participativa de uma agenda de desenvolvimento sustentável à luz dos ODS. Com o desenrolar de todos esses objetivos postos, obteve-se que é urgente a discussão de uma reestruturação nos documentos do MEC, de acordo com as demandas internacionais, impedindo que as diretrizes nacionais se tornem obsoletas. Em relação as publicações do MEC e/ou MMA estas podem servir de base, em partes, para se traçar estratégias de convivência com a região semiárida, sendo assim, sugere-se que haja a construção de publicações oficiais regionalizadas. Revelou-se que os professores trabalham DS de forma fragmentada e até desconhecem o próprio termo EDS e que também não são estimulados a se articularem para buscar materiais públicos que foram produzidos alinhados à política do DS. Sobre o processo formativo, avaliou-se que que os ODS têm a capacidade de nortear de forma completa os requisitos para a sustentabilidade e aponta-se para a urgência de haver, não apenas, somente, formação complementar com os docentes, mas o conhecimento sobre esses objetivos programados na educação regular, de forma mais propositiva e estruturante, por meio de políticas educacionais.Education for Sustainable Development (ESD) is a topic that has been spreading more and more due to the current planetary demands. It is necessary, then, to follow how this process is taking place in Brazil, in general and in specific places. It is also crucial to see how teachers are involved or not in this trend. That said, this work aimed to outline the ESD scenario in basic education, based on research in official documents / materials and with teachers, looking back to the semi-arid region of Brazil. At first, nine documents of the Ministry of Education (MEC) of Brazil were analyzed, regarding the approach to the term sustainable development (SD), making a cut in documents related to science teaching. Continuing the research, it was the time to evaluate twelve publications, referring to sustainability, of the MEC and / or the Ministry of Environment (MMA), in the light of the Sustainable Development Objectives (SDG), and to classify their possible use in schools of the semiarid. Restricting the work, it was necessary to move the research to the teaching field and measure the knowledge and conception of teachers about ESD, its relation with its context, evaluating how these professionals subsidize their teaching actions within this field. Finally, in view of the results of the previous research with the teachers, a continuous training action was developed with the purpose of proposing the participatory construction of a sustainable development agenda in the light of the SDOs. With the implementation of all these objectives, it has become urgent to discuss a restructuring in the MEC documents, in accordance with international demands, preventing the national guidelines from becoming obsolete. In relation to the publications of the MEC and / or MMA, these may serve as a basis for drawing up strategies for coexistence with the semi-arid region in parts, and it is therefore suggested that there be regionalised publications. It turned out that teachers work SD in a fragmented way and even do not know the term ESD itself and that they are also not encouraged to articulate to look for public materials that have been produced in line with SD policy. Regarding the training process, it was evaluated that the SDG have the ability to fully guide the requirements for sustainability and points to the urgency of having, not only, complementary training, but knowledge about these programmed objectives in regular education, in a more purposeful and structuring way, through educational policies.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)porCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS: DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE - PRODEMAEducação para o desenvolvimento sustentávelObjetivos de desenvolvimento sustentávelSustentabilidadeFormação continuadaAgenda ambientalA perspectiva sobre a sustentabilidade em documentos do Ministério da Educação e do Ministério do Meio Ambiente e as possíveis aplicações no contexto escolar do semiárido nordestinoThe perspective on sustainability in documents of the Ministry of Education and Ministry of the Environment and the possible applications in the school context of nordestine semiaridinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE - PRODEMAUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTPerspectivasobresustentabilidade_Medeiros_2018.pdf.txtPerspectivasobresustentabilidade_Medeiros_2018.pdf.txtExtracted texttext/plain186187https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26520/2/Perspectivasobresustentabilidade_Medeiros_2018.pdf.txt1a322671e1bdb2878c0c67e66548a21eMD52THUMBNAILPerspectivasobresustentabilidade_Medeiros_2018.pdf.jpgPerspectivasobresustentabilidade_Medeiros_2018.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3188https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26520/3/Perspectivasobresustentabilidade_Medeiros_2018.pdf.jpg01f6a6647f1a373faa04d4e9a8f9c35eMD53TEXTPerspectivasobresustentabilidade_Medeiros_2018.pdf.txtPerspectivasobresustentabilidade_Medeiros_2018.pdf.txtExtracted texttext/plain186187https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26520/2/Perspectivasobresustentabilidade_Medeiros_2018.pdf.txt1a322671e1bdb2878c0c67e66548a21eMD52THUMBNAILPerspectivasobresustentabilidade_Medeiros_2018.pdf.jpgPerspectivasobresustentabilidade_Medeiros_2018.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3188https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26520/3/Perspectivasobresustentabilidade_Medeiros_2018.pdf.jpg01f6a6647f1a373faa04d4e9a8f9c35eMD53ORIGINALPerspectivasobresustentabilidade_Medeiros_2018.pdfapplication/pdf1741762https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26520/1/Perspectivasobresustentabilidade_Medeiros_2018.pdfafec587c26704862f9490088dd699e2cMD51123456789/265202019-01-30 13:12:46.014oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/26520Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-01-30T16:12:46Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A perspectiva sobre a sustentabilidade em documentos do Ministério da Educação e do Ministério do Meio Ambiente e as possíveis aplicações no contexto escolar do semiárido nordestino
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv The perspective on sustainability in documents of the Ministry of Education and Ministry of the Environment and the possible applications in the school context of nordestine semiarid
title A perspectiva sobre a sustentabilidade em documentos do Ministério da Educação e do Ministério do Meio Ambiente e as possíveis aplicações no contexto escolar do semiárido nordestino
spellingShingle A perspectiva sobre a sustentabilidade em documentos do Ministério da Educação e do Ministério do Meio Ambiente e as possíveis aplicações no contexto escolar do semiárido nordestino
Medeiros, Maria Luisa Quinino de
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS: DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE - PRODEMA
Educação para o desenvolvimento sustentável
Objetivos de desenvolvimento sustentável
Sustentabilidade
Formação continuada
Agenda ambiental
title_short A perspectiva sobre a sustentabilidade em documentos do Ministério da Educação e do Ministério do Meio Ambiente e as possíveis aplicações no contexto escolar do semiárido nordestino
title_full A perspectiva sobre a sustentabilidade em documentos do Ministério da Educação e do Ministério do Meio Ambiente e as possíveis aplicações no contexto escolar do semiárido nordestino
title_fullStr A perspectiva sobre a sustentabilidade em documentos do Ministério da Educação e do Ministério do Meio Ambiente e as possíveis aplicações no contexto escolar do semiárido nordestino
title_full_unstemmed A perspectiva sobre a sustentabilidade em documentos do Ministério da Educação e do Ministério do Meio Ambiente e as possíveis aplicações no contexto escolar do semiárido nordestino
title_sort A perspectiva sobre a sustentabilidade em documentos do Ministério da Educação e do Ministério do Meio Ambiente e as possíveis aplicações no contexto escolar do semiárido nordestino
author Medeiros, Maria Luisa Quinino de
author_facet Medeiros, Maria Luisa Quinino de
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Petrovich, Ana Carla Iorio
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Costa, Ivaneide Alves Soares da
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Montenegro, Luciana Araújo
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv Sodré Neto, Luiz
dc.contributor.referees4ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Medeiros, Maria Luisa Quinino de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Araújo, Magnólia Fernandes Florêncio de
contributor_str_mv Araújo, Magnólia Fernandes Florêncio de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS: DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE - PRODEMA
topic CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS: DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE - PRODEMA
Educação para o desenvolvimento sustentável
Objetivos de desenvolvimento sustentável
Sustentabilidade
Formação continuada
Agenda ambiental
dc.subject.por.fl_str_mv Educação para o desenvolvimento sustentável
Objetivos de desenvolvimento sustentável
Sustentabilidade
Formação continuada
Agenda ambiental
description A Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS) é uma temática que vem se disseminando cada vez mais devido às demandas planetárias atuais. Faz-se necessário, então, acompanhar como este processo está se dando no Brasil, de maneira geral e em locais específicos. Também é fundamental verificar como os professores estão envolvidos, ou não, nesta tendência. Dito isto, este trabalho teve como objetivo traçar o cenário da EDS na educação básica, a partir de pesquisas em documentos/materiais oficiais e com professores, voltando o olhar para a região semiárida brasileira. Em um primeiro momento analisou-se nove documentos do Ministério da Educação (MEC) do Brasil, no que diz respeito a abordagem dada ao termo desenvolvimento sustentável (DS), fazendo um recorte em documentos relacionados ao ensino de ciências. Dando continuidade na pesquisa, foi a vez de avaliar doze publicações, que remetiam à sustentabilidade, do MEC e/ou do Ministério do Meio Ambiente (MMA), à luz dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), e classificar sua possível utilização em escolas do semiárido. Afunilando-se o trabalho, foi necessário movimentar a pesquisa para o campo docente e mensurar o conhecimento e concepção de professores sobre EDS, a relação desta com o seu contexto, avaliando como estes profissionais subsidiam suas ações docentes dentro desse campo. Por fim, tendo em vista os resultados da investigação, anterior, com os professores, desenvolveu-se uma ação de formação continuada com o intuito de propor a construção participativa de uma agenda de desenvolvimento sustentável à luz dos ODS. Com o desenrolar de todos esses objetivos postos, obteve-se que é urgente a discussão de uma reestruturação nos documentos do MEC, de acordo com as demandas internacionais, impedindo que as diretrizes nacionais se tornem obsoletas. Em relação as publicações do MEC e/ou MMA estas podem servir de base, em partes, para se traçar estratégias de convivência com a região semiárida, sendo assim, sugere-se que haja a construção de publicações oficiais regionalizadas. Revelou-se que os professores trabalham DS de forma fragmentada e até desconhecem o próprio termo EDS e que também não são estimulados a se articularem para buscar materiais públicos que foram produzidos alinhados à política do DS. Sobre o processo formativo, avaliou-se que que os ODS têm a capacidade de nortear de forma completa os requisitos para a sustentabilidade e aponta-se para a urgência de haver, não apenas, somente, formação complementar com os docentes, mas o conhecimento sobre esses objetivos programados na educação regular, de forma mais propositiva e estruturante, por meio de políticas educacionais.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-10-26
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-01-16T18:28:26Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-01-16T18:28:26Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MEDEIROS, Maria Luisa Quinino de. A perspectiva sobre a sustentabilidade em documentos do Ministério da Educação e do Ministério do Meio Ambiente e as possíveis aplicações no contexto escolar do semiárido nordestino. 2018. 102f. Tese (Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente) - Centro de Biociências, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26520
identifier_str_mv MEDEIROS, Maria Luisa Quinino de. A perspectiva sobre a sustentabilidade em documentos do Ministério da Educação e do Ministério do Meio Ambiente e as possíveis aplicações no contexto escolar do semiárido nordestino. 2018. 102f. Tese (Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente) - Centro de Biociências, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26520
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE - PRODEMA
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26520/2/Perspectivasobresustentabilidade_Medeiros_2018.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26520/3/Perspectivasobresustentabilidade_Medeiros_2018.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26520/2/Perspectivasobresustentabilidade_Medeiros_2018.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26520/3/Perspectivasobresustentabilidade_Medeiros_2018.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26520/1/Perspectivasobresustentabilidade_Medeiros_2018.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 1a322671e1bdb2878c0c67e66548a21e
01f6a6647f1a373faa04d4e9a8f9c35e
1a322671e1bdb2878c0c67e66548a21e
01f6a6647f1a373faa04d4e9a8f9c35e
afec587c26704862f9490088dd699e2c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814833010184290304