Educação Física inclusiva: um relato de experiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro, Allan de Medeiros
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57568
Resumo: No último censo escolar realizado em 2022 o Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pela pesquisa, informou a efetivação de 1,5 milhão de matrículas da educação especial o que em relação ao anterior equivale um aumento de 29.3%. Apesar desse crescimento continuado, as pesquisas na área da Educação Física Escolar Inclusiva ainda são escassas. Visto o potencial que a Educação Física possui para contribuir com a construção de uma cultura inclusiva nas escolas. O presente estudo estabeleceu como objetivo geral relatar as experiências sobre as pessoas com deficiência na Educação Física Escolar (EFE), no esporte e como objetivos específicos: a) descrever as experiências com as pessoas com deficiência e as diferenças iniciando na vida familiar, continuando na caminhada formativa, e ressignificando na EFE, b) partilhar vivências pessoas e inclusivas em eventos esportivos e c) apresentar a percepção dos familiares e alunos acerca do fazer pedagógico deste docente pesquisador no chão da escola, no Ensino Fundamental no município de Natal/RN. Foi realizado uma pesquisa tipo relato de experiência de caráter descritivo, no lapso temporal entre 2019 e 2023, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Berilo Wanderley, no CAIC Esportivo de Lagoa Nova (Centro de Desporto Escolar Geração 2000) e na Escola Estadual de Ensino Fundamental Professora Maria Ilka de Moura, setor oeste da capital potiguar, com o público da educação especial, 35 alunos, onde 20 eram do gênero masculino e 15 do gênero feminino. Os instrumentos utilizados para coleta de dados foram o diário de campo, registros fotográficos/vídeos e questionário de pesquisa. Aprovada com o parecer da plataforma Brasil nº 5.795.492, o estudo teve os resultados distribuídos em dois blocos: percepção dos alunos e percepção dos familiares quanto ao fazer pedagógico do professor pesquisador e o contexto inclusivo, ambos analisando as contribuições significativas e suas possibilidades de avanço. No tocante às considerações finais, constatou-se a importância da escola, do planejamento colaborativo, da EFE, dos demais sujeitos da comunidade escolar e de políticas públicas efetivas, para que juntos seja edificada e fortalecida uma cultura inclusiva no chão das escolas e contribua com um ensino significativo e de maior relevância social, visto que a inclusão é uma missão de toda a sociedade.
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Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57568No último censo escolar realizado em 2022 o Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pela pesquisa, informou a efetivação de 1,5 milhão de matrículas da educação especial o que em relação ao anterior equivale um aumento de 29.3%. Apesar desse crescimento continuado, as pesquisas na área da Educação Física Escolar Inclusiva ainda são escassas. Visto o potencial que a Educação Física possui para contribuir com a construção de uma cultura inclusiva nas escolas. O presente estudo estabeleceu como objetivo geral relatar as experiências sobre as pessoas com deficiência na Educação Física Escolar (EFE), no esporte e como objetivos específicos: a) descrever as experiências com as pessoas com deficiência e as diferenças iniciando na vida familiar, continuando na caminhada formativa, e ressignificando na EFE, b) partilhar vivências pessoas e inclusivas em eventos esportivos e c) apresentar a percepção dos familiares e alunos acerca do fazer pedagógico deste docente pesquisador no chão da escola, no Ensino Fundamental no município de Natal/RN. Foi realizado uma pesquisa tipo relato de experiência de caráter descritivo, no lapso temporal entre 2019 e 2023, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Berilo Wanderley, no CAIC Esportivo de Lagoa Nova (Centro de Desporto Escolar Geração 2000) e na Escola Estadual de Ensino Fundamental Professora Maria Ilka de Moura, setor oeste da capital potiguar, com o público da educação especial, 35 alunos, onde 20 eram do gênero masculino e 15 do gênero feminino. Os instrumentos utilizados para coleta de dados foram o diário de campo, registros fotográficos/vídeos e questionário de pesquisa. Aprovada com o parecer da plataforma Brasil nº 5.795.492, o estudo teve os resultados distribuídos em dois blocos: percepção dos alunos e percepção dos familiares quanto ao fazer pedagógico do professor pesquisador e o contexto inclusivo, ambos analisando as contribuições significativas e suas possibilidades de avanço. No tocante às considerações finais, constatou-se a importância da escola, do planejamento colaborativo, da EFE, dos demais sujeitos da comunidade escolar e de políticas públicas efetivas, para que juntos seja edificada e fortalecida uma cultura inclusiva no chão das escolas e contribua com um ensino significativo e de maior relevância social, visto que a inclusão é uma missão de toda a sociedade.In the last school census conducted in 2022, the Ministry of Education (MEC) and the National Institute for Educational Studies and Research Anísio Teixeira (Inep), the entity responsible for the research, reported the enrollment of 1.5 million students in special education, which represents an increase of 29.3% compared to the previous census. Despite this continued growth, research in the field of Inclusive School Physical Education is still scarce, despite the potential that Physical Education has to contribute to the development of an inclusive culture in schools. This study aimed to report experiences regarding individuals with disabilities in School Physical Education (SPE), in sports, with specific objectives: a) describe experiences with individuals with disabilities and the differences starting in family life, continuing in formative paths, and being redefined in SPE, b) share personal and inclusive experiences in sports events, and c) present the perception of family members and students regarding the pedagogical practices of this researching teacher in the context of the school, specifically in Elementary Education in Natal/RN. A descriptive experiential study was conducted between 2019 and 2023 at the Professor Berilo Wanderley Municipal Elementary School, at the CAIC Esportivo de Lagoa Nova (2000 Generation School Sports Center), and at the Professor Maria Ilka de Moura State Elementary School, located in the western sector of the capital city of Natal, involving 35 special education students, among whom 20 were male and 15 were female. The data collection instruments included a field diary, photographic/video records, and a research questionnaire. Approved with the assessment from the Brazil platform number 5,795,492, the study's results were divided into two sections: students' perceptions and family members' perceptions regarding the pedagogical practices of the researching teacher and the inclusive context. Both sections analyzed significant contributions and their potential for advancement. Regarding the final considerations, the study highlighted the importance of the school, collaborative planning, SPE, other members of the school community, and effective public policies. Together, these elements are crucial for building or strengthening an inclusive culture within schools and contributing to more meaningful and socially relevant education, recognizing that inclusion is a mission of the entire society.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA EM REDE NACIONALUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICAEducação física - escolaEnsino fundamentalPráticas pedagógicas inclusivasInclusãoEducação Física inclusiva: um relato de experiênciainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALEducacaoFisicainclusiva_Pinheiro_2023.pdfapplication/pdf11925611https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/57568/1/EducacaoFisicainclusiva_Pinheiro_2023.pdf2a5ff3ad04bfa912ce5eb1642e834bf8MD51123456789/575682024-02-08 16:22:08.515oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/57568Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2024-02-08T19:22:08Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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