Modelo do ponto de atenção secundária ambulatorial virtual: um instrumento para o fortalecimento das Redes de Atenção à Saúde
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/57832 |
Resumo: | A quem interessa o bom desempenho do Sistema Único de Saúde (SUS)? Em um histórico contexto de influências contrárias à efetivação do SUS, a presente pesquisa se propôs, inicialmente, a jogar luz a tais fatos de forma que pudesse identificar mecanismos presentes na arena política sanitária, desde a instauração da nova república no País. A partir da problemática identificada, aborda a necessidade de induzir que as relações com instituições privadas respeitem e se somem às estruturas já conquistadas pelo SUS - e não de mero favorecimento próprio -, propondo o desafio de aplicar um estudo, a partir do aprofundamento de modelos atualmente utilizados ao SUS, com enfoque na organização das Redes de Atenção à Saúde (RAS), mais especificamente ao Modelo do Ponto de Atenção Secundária Ambulatorial (Modelo Pasa), levantando-se a seguinte pergunta de pesquisa como eixo norteador: “Como o Modelo do Ponto de Atenção Secundária Ambulatorial pode potencializar o desenvolvimento de projetos de telessaúde desenvolvidos por instituições privadas no SUS?”. Trata de pesquisa qualiquantitativa que propôs a elaboração de um instrumento em formato de lista de verificação e a utilização de escala de Likert para obtenção de evidências de validade do conteúdo, mensurada por meio do Índice de Validade de Conteúdo (IVC) do instrumento, adotando-se como valor mínimo de referência 0,78. Por meio da realização de reuniões com Comitê de Especialistas, foi realizada a adaptação do Modelo Pasa a um modelo virtual, em formato de lista de verificação, contendo 41 itens. Os itens obtiveram concordância entre os juízes avaliadores, tendo o instrumento alcançando índice de 0,99, considerado, portanto, como de boa validade de conteúdo para os fins propostos. Seus resultados destinam aos gestores de saúde do SUS para que estes se apropriem dos elementos contemplados, utilizando-os, se assim couber, em futuros projetos de telessaúde desenvolvidos por iniciativas privadas, objetivando sua potencialização, com ênfase na implementação e fortalecimento da RAS. Complementarmente, seus resultados vão ao encontro do interesse de induzir que as sociedades privadas, minimamente, considerem as estruturas e os modelos já consolidados no SUS, inviabilizando que suas ações se voltem apenas aos interesses próprios do mercado. |
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Em um histórico contexto de influências contrárias à efetivação do SUS, a presente pesquisa se propôs, inicialmente, a jogar luz a tais fatos de forma que pudesse identificar mecanismos presentes na arena política sanitária, desde a instauração da nova república no País. A partir da problemática identificada, aborda a necessidade de induzir que as relações com instituições privadas respeitem e se somem às estruturas já conquistadas pelo SUS - e não de mero favorecimento próprio -, propondo o desafio de aplicar um estudo, a partir do aprofundamento de modelos atualmente utilizados ao SUS, com enfoque na organização das Redes de Atenção à Saúde (RAS), mais especificamente ao Modelo do Ponto de Atenção Secundária Ambulatorial (Modelo Pasa), levantando-se a seguinte pergunta de pesquisa como eixo norteador: “Como o Modelo do Ponto de Atenção Secundária Ambulatorial pode potencializar o desenvolvimento de projetos de telessaúde desenvolvidos por instituições privadas no SUS?”. Trata de pesquisa qualiquantitativa que propôs a elaboração de um instrumento em formato de lista de verificação e a utilização de escala de Likert para obtenção de evidências de validade do conteúdo, mensurada por meio do Índice de Validade de Conteúdo (IVC) do instrumento, adotando-se como valor mínimo de referência 0,78. Por meio da realização de reuniões com Comitê de Especialistas, foi realizada a adaptação do Modelo Pasa a um modelo virtual, em formato de lista de verificação, contendo 41 itens. Os itens obtiveram concordância entre os juízes avaliadores, tendo o instrumento alcançando índice de 0,99, considerado, portanto, como de boa validade de conteúdo para os fins propostos. Seus resultados destinam aos gestores de saúde do SUS para que estes se apropriem dos elementos contemplados, utilizando-os, se assim couber, em futuros projetos de telessaúde desenvolvidos por iniciativas privadas, objetivando sua potencialização, com ênfase na implementação e fortalecimento da RAS. Complementarmente, seus resultados vão ao encontro do interesse de induzir que as sociedades privadas, minimamente, considerem as estruturas e os modelos já consolidados no SUS, inviabilizando que suas ações se voltem apenas aos interesses próprios do mercado.Who is interested in the good performance of the Unified Health System (SUS)? In a historical context of influences contrary to the implementation of the SUS, this research initially proposed to shed light on such facts so that it could identify mechanisms present in the health policy arena, since the establishment of the new republic in the country. identified problem, addresses the need to induce relationships with private institutions to respect and add to the structures already achieved by the SUS – and not merely to favor itself –, proposing the challenge of applying a study, based on the deepening of models currently used in the SUS, focusing on the organization of Health Care Networks (RAS), more specifically the Outpatient Secondary Care Point Model (PASA Model), raising the following research question as a guiding axis: “How does the Point of Care Model Can secondary outpatient care enhance the development of telehealth projects developed by private institutions in the SUS?” This is qualitativequantitative research that proposed the development of an instrument in a checklist format and the use of a Likert scale to obtain evidence of content validity, measured using the instrument's Content Validity Index (CVI), adopting 0.78 is used as a minimum reference value. Through meetings with the Expert Committee, the PASA Model was adapted to a virtual model, in the format of a checklist, containing 41 items. The items reached agreement between the evaluating judges, with the instrument reaching an index of 0.99, therefore considered to have good content validity for the proposed purposes. These results achieved the main objective of adapting the PASA Model to support telehealth projects developed by private initiatives in the SUS, which protect the interests of strengthening the RAS, and are aimed at SUS health managers so that they can take ownership of the elements covered, using them, if applicable, in future telehealth projects developed by private initiatives. In addition, its results meet the interest of encouraging private companies to, at a minimum, consider the structures and models already consolidated in the SUS, making it impossible for their actions to focus solely on the market's own interestsUniversidade Federal do Rio Grande do NortePrograma de Pós-graduação em Gestão, Trabalho, Educação e SaúdeUFRNBrasilSistema Único de SaúdeSetor privadoSUSSaúde complementarTelessaúdeModelo PASARedes de Atenção à SaúdeEducação Permanente em SaúdeUnified Health SystemHealth Care NetworksPrivate sectorTelehealthModelo do ponto de atenção secundária ambulatorial virtual: um instrumento para o fortalecimento das Redes de Atenção à Saúdeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALModeloPontoAtencao_Lopes_2023.pdfapplication/pdf2186762https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/57832/1/ModeloPontoAtencao_Lopes_2023.pdf293e48cefb1ee5d9572ade152d34d83eMD51123456789/578322024-03-08 14:31:44.177oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/57832Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2024-03-08T17:31:44Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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