Representações sociais e a constituição identitária docente na educação profissional em saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Anna Katyanne Arruda Silva e
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47218
Resumo: O presente estudo se insere na linha de pesquisa Educação, Currículo e Práticas Pedagógicas, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A docência na Educação Profissional em Saúde está fortemente associada à profissionalização destes professores mediada pelos pilares do mundo do trabalho, da saúde, da ciência, da educação e da tecnologia que integram os diferentes níveis e modalidades de ensino nos quais estes docentes atuam. Trata-se de um estudo descritivoexploratório, com abordagem qualitativa, no qual utilizou-se como aporte teórico-metodológico a Teoria das Representações Sociais, com o objetivo de analisar como as representações sociais que atravessam o ser docente na Educação Profissional em Saúde impactam na constituição identitária dos professores que nela atuam. Por sua vez, o objeto de estudo consistiu nos impactos das representações sociais sobre o ser docente da Educação Profissional em Saúde na constituição identitária dos professores que nela atuam. Para recolha dos dados foram realizadas 11 entrevistas semiestruturadas e aplicados 25 questionários online, com o uso do google forms, junto aos professores da Educação Profissional em Saúde da Escola de Saúde, Unidade Acadêmica Especializada em Educação Profissional na área de saúde da UFRN, na cidade de Natal/RN. Os achados do estudo foram analisados através dos pressupostos da Teoria das Representações Sociais e também do percurso interpretativo das representações sociais. O trabalho de reflexão e análise foi pautado nos estágios de interpretação dos dados, que parte de microinterpretações na categorização inicial, em busca da interpretação conclusiva na articulação geral entre os aportes teóricos que subsidiam o estudo e o contexto no qual o grupo está inserido, considerando o tecido da representação social na identificação das relações que indicam o pensamento integrado pelos participantes e o sentido atribuído ao objeto. A descrição e discussão dos dados foram realizadas a partir do diálogo com a literatura sobre a temática e também expoentes do campo da educação, trabalho e saúde. Os resultados obtidos evidenciaram duas matrizes identitárias: uma relacionada ao discurso do cuidado e da humanização em saúde e outra relacionada ao discurso da profissionalização da educação, voltado às pedagogias críticas e de mudança social. Como principais elementos envolvidos na constituição identitária docente na EPS, destacam-se a subjetividade individual e social, o pensamento coletivo, as regularidades, as matrizes identitárias e tensionamentos inerentes ao processo de interseção entre o ser profissional da área de saúde e o ser professor, a atuação profissional em diferentes níveis e cursos e os processos inter e intraindividuais atrelados à história pessoal e do grupo, à bagagem cultural, acadêmica e profissional dos professores, à educação permanente em serviço e ao contexto sócio-histórico e político-cultural no qual está imbricada a docência. Defende-se, portanto, a tese que a constituição identitária do docente da EPS se configura em uma intersecção entre a identidade do profissional da área da saúde e a identidade docente, tendo como elo de referência o sentido atribuído ao “público” nessas, no contexto institucional, histórico e político.
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Tese (Doutorado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47218O presente estudo se insere na linha de pesquisa Educação, Currículo e Práticas Pedagógicas, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A docência na Educação Profissional em Saúde está fortemente associada à profissionalização destes professores mediada pelos pilares do mundo do trabalho, da saúde, da ciência, da educação e da tecnologia que integram os diferentes níveis e modalidades de ensino nos quais estes docentes atuam. Trata-se de um estudo descritivoexploratório, com abordagem qualitativa, no qual utilizou-se como aporte teórico-metodológico a Teoria das Representações Sociais, com o objetivo de analisar como as representações sociais que atravessam o ser docente na Educação Profissional em Saúde impactam na constituição identitária dos professores que nela atuam. Por sua vez, o objeto de estudo consistiu nos impactos das representações sociais sobre o ser docente da Educação Profissional em Saúde na constituição identitária dos professores que nela atuam. Para recolha dos dados foram realizadas 11 entrevistas semiestruturadas e aplicados 25 questionários online, com o uso do google forms, junto aos professores da Educação Profissional em Saúde da Escola de Saúde, Unidade Acadêmica Especializada em Educação Profissional na área de saúde da UFRN, na cidade de Natal/RN. Os achados do estudo foram analisados através dos pressupostos da Teoria das Representações Sociais e também do percurso interpretativo das representações sociais. O trabalho de reflexão e análise foi pautado nos estágios de interpretação dos dados, que parte de microinterpretações na categorização inicial, em busca da interpretação conclusiva na articulação geral entre os aportes teóricos que subsidiam o estudo e o contexto no qual o grupo está inserido, considerando o tecido da representação social na identificação das relações que indicam o pensamento integrado pelos participantes e o sentido atribuído ao objeto. A descrição e discussão dos dados foram realizadas a partir do diálogo com a literatura sobre a temática e também expoentes do campo da educação, trabalho e saúde. Os resultados obtidos evidenciaram duas matrizes identitárias: uma relacionada ao discurso do cuidado e da humanização em saúde e outra relacionada ao discurso da profissionalização da educação, voltado às pedagogias críticas e de mudança social. Como principais elementos envolvidos na constituição identitária docente na EPS, destacam-se a subjetividade individual e social, o pensamento coletivo, as regularidades, as matrizes identitárias e tensionamentos inerentes ao processo de interseção entre o ser profissional da área de saúde e o ser professor, a atuação profissional em diferentes níveis e cursos e os processos inter e intraindividuais atrelados à história pessoal e do grupo, à bagagem cultural, acadêmica e profissional dos professores, à educação permanente em serviço e ao contexto sócio-histórico e político-cultural no qual está imbricada a docência. Defende-se, portanto, a tese que a constituição identitária do docente da EPS se configura em uma intersecção entre a identidade do profissional da área da saúde e a identidade docente, tendo como elo de referência o sentido atribuído ao “público” nessas, no contexto institucional, histórico e político.The present study is part of the Education, Curriculum and Pedagogical Practices research line, linked to the Graduate Program in Education at the Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN). Teaching in Professional Health Education is strongly associated with the professionalization of these teachers mediated by the pillars of the world of work, health, science, education and technology that integrate the different levels and teaching modalities in which these teachers work. This is a descriptive-exploratory study, with a qualitative approach, in which the Theory of Social Representations was used as a theoreticalmethodological contribution, with the objective of analyzing how the social representations that permeate being a teacher in Professional Health Education impact in the identity constitution of the teachers who work in it. In turn, the object of study consisted of the impacts of the social representations of being a teacher of Professional Education in Health in the identity constitution of the teachers who work in it. For data collection, 11 semi-structured interviews were carried out and 25 online questionnaires were applied using google forms with teachers of Professional Health Education at the School of Health, Academic Unit Specialized in Professional Education in the area of health at UFRN, in the city of Natal /RN. The findings of the study were analyzed through the assumptions of the Theory of Social Representations and also through the interpretative path of social representations. The reflection and analysis work was based on the stages of data interpretation, which starts from micro-interpretations in the initial categorization, in search of conclusive interpretation in the general articulation between the theoretical contributions that support the study and the context in which the group is inserted. , considering the fabric of social representation in the identification of relationships that indicate the thought integrated by the participants and the meaning attributed to the object. The description and discussion of the data were carried out from the dialogue with the literature on the subject and also exponents of the field of education, work and health. The results obtained showed two identity matrices: one related to the discourse of care and humanization in health and the other related to the discourse of professionalization of education, focused on critical pedagogies and social change. As the main elements involved in the formation of teacher identity in the EPS, individual and social subjectivity, collective thinking, regularities, identity matrices and tensions inherent to the process of intersection between being a professional in the health area and being a teacher stand out, professional performance at different levels and courses and the inter and intra-individual processes linked to personal and group history, the cultural, academic and professional background of teachers, continuing education in service and the socio-historical and political-cultural context in which it is located intertwined with teaching. Therefore, the thesis is defended that the identity constitution of the EPS teacher is configured in an intersection between the identity of the health professional and the teacher's identity, having as a reference link the meaning attributed to the "public" in these, in the institutional, historical and political context.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilIdentidadeRepresentações sociaisEducação profissional em saúdeDocênciaRepresentações sociais e a constituição identitária docente na educação profissional em saúdeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALRepresentacoessociaisconstituicao_Souza_2022.pdfapplication/pdf3664584https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/47218/1/Representacoessociaisconstituicao_Souza_2022.pdf192ae19c3cdd43f32909062cfdb6e170MD51123456789/472182022-05-18 19:42:58.142oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/47218Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-05-18T22:42:58Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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