Atenção à saúde do servidor público federal: uma avaliação do Siape Saúde na perspectiva da qualidade da informação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Edvania Nogueira de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/30919
Resumo: A necessidade de gestão, padronização e sistematização das informações no campo da saúde dos servidores públicos federais deu origem, em 2009, ao Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor - Siass, cujo objetivo é coordenar e integrar ações e programas nas áreas de assistência à saúde, perícia oficial, promoção, prevenção e acompanhamento da saúde dos servidores públicos federais. A presente pesquisa se propôs a avaliar a qualidade da informação presente na funcionalidade Relatório de Pesquisas Gerencias do Siape Saúde, sistema que abriga o Siass, quanto o suporte à proposição de ações voltadas à saúde e à segurança do servidor em Universidades Federais. Como objetivos específicos pretendeu descrever as principais dimensões necessárias à qualidade da informação, identificando a sua existência ou não no sistema avaliado; averiguar o grau de importância atribuído pelos gestores das unidades Siass às dimensões da qualidade da informação; identificar as limitações presentes no relatório gerencial e propor um plano de melhorias. Trata-se de uma pesquisa de natureza aplicada, de cunho descritivo, com abordagem quanti-qualitativa realizada a partir de um levantamento do tipo survey, cujo instrumento de coleta de dados foi um questionário autoaplicado inspirado no Modelo PSP/IQ de Kahn, Strong e Wang (2002). De forma complementar, foi realizado um grupo focal com a equipe local do Siass da Ufersa, conduzido por um roteiro de entrevista, elaborado a partir dos pontos fracos identificados na aplicação dos questionários e tendo como molde a ferramenta de gestão 5W2H. Para a análise dos dados foi utilizada a estatística descritiva e a análise de conteúdo. A pesquisa confirmou a presença das dimensões da qualidade da informação no relatório gerencial embora as dimensões Quantidade apropriada, Completeza, Facilidade de uso e Acessibilidade exijam mais atenção. Os resultados da pesquisa apontaram para a necessidade de melhorias de ordem organizacional, tecnológica e humana, onde foram elaboradas recomendações para o fortalecimento da qualidade da informação que é gerada e consequentemente do sistema, garantindo o seu uso continuado. Espera-se que as indicações de aperfeiçoamento aqui apresentadas possam munir os órgãos estruturantes do Sipec para o enfrentamento contínuo dos desafios que envolvem a saúde e a segurança no trabalho, transformando as informações do sistema Siape Saúde em respostas coerentes para uma gestão estratégica e contribuindo para a melhoria contínua das ações de proteção e promoção da saúde, segurança e bem-estar dos servidores públicos federais, cooperando de forma significativa para o aumento do desempenho das organizações nessas importantes áreas, além de fomentar a otimização da gestão da informação, colaborando para a adoção de novas práticas quanto ao acesso, uso e compartilhamento de informações.
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