Conhecimentos e habilidades de acadêmicos de enfermagem no cuidado à pessoa com lesão cutânea: evidências de validade de instrumentos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Macedo, Eurides Araújo Bezerra de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26224
Resumo: Os instrumentos para avaliar os conhecimentos e habilidades dos acadêmicos de enfermagem nos cuidados à pessoa com lesão cutânea necessitam ser validados visando qualificar a assistência de enfermagem prestada e propor melhorias no processo de ensino-aprendizagem dessa temática. Esta pesquisa teve como objetivo geral analisar as evidências de validade dos instrumentos de conhecimentos e habilidades no cuidado a pessoa com lesão cutânea para acadêmicos de enfermagem. Trata-se de estudo metodológico com abordagem quantitativa, desenvolvido de abril de 2017 a abril de 2018 na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) com acadêmicos matriculados na disciplina de Semiologia e Semiotécnica da Enfermagem e profissionais do Grupo de Pesquisa Incubadora de Procedimentos de Enfermagem (GPIPE). Participaram do estudo 117 acadêmicos de enfermagem e 38 profissionais, entretanto na etapa de validação do instrumento de habilidades participaram 109 acadêmicos. Os instrumentos utilizados foram um questionário aplicado antes e após as aulas de assistência de enfermagem no processo de cicatrização e um checklist aplicado no início da aula prática e ao final da aula, após orientações. Para análise do questionário foram utilizados os índices de dificuldade e discriminação, conforme a Teoria Clássica dos Testes, e para o checklist o percentual de acertos, sendo considerado adequado um percentual ≥ 70%, e o percentual de ampliação das habilidades, sendo adotado Alfa de Cronbach (α) > 0,70. As informações foram analisadas no SPSS 21.0 por meio de estatística descritiva e inferencial, utilizando os Testes qui-quadrado de Pearson e de Sinal, com p ≤ 0,05 como significância estatística. A pesquisa foi aprovada no Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital Universitário Onofre Lopes (CAAE nº: 0002.0.294.000-10). Na primeira etapa de aplicação do questionário, das 10 questões 06 apresentaram baixo nível de dificuldade antes das aulas, e 09 após as aulas, além de 08 questões com necessidade de revisão quanto ao poder discriminativo. Obteve-se α = 0,515 antes das aulas e α = 0,040 após as aulas. Após duas etapas de revisão do questionário, sugestões do GPIPE e aplicação do questionário final aos acadêmicos obtiveram-se 05 questões com nível médio de dificuldade, 03 com nível baixo, 02 com nível alto de dificuldade e 05 questões com poder discriminativo satisfatório antes das aulas, além de uma diminuição de questões com necessidade de revisão após as aulas. Obteve-se α = 0,517 após as aulas com o questionário final. Quanto à aplicação do checklist, do total de 20 itens, apenas 01 apresentou percentual de acertos acima de 70% antes das orientações. Após as orientações, 19 itens apresentaram ampliação das habilidades, sendo essa diferença significativa em 17 itens. Obteve-se α = 0,857 após orientações. Assim, refuta-se a hipótese nula e aceita-se a hipótese alternativa, ao afirmar que os instrumentos de avaliação de conhecimentos e habilidades dos acadêmicos de enfermagem no cuidado à pessoa com lesão cutânea, ao serem aplicados ao público-alvo, possuem evidências de validade, embora o questionário ainda necessite de refinamento para posterior revalidação.
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spelling Macedo, Eurides Araújo Bezerra deMarconato, Aline Maino PergolaCosta, Edilma de OliveiraAzoubel, RobertaDantas, Rodrigo Assis NevesTorres, Gilson de Vasconcelos2018-11-28T18:24:21Z2018-11-28T18:24:21Z2018-08-31MACEDO, Eurides Araújo Bezerra de. Conhecimentos e habilidades de acadêmicos de enfermagem no cuidado à pessoa com lesão cutânea: evidências de validade de instrumentos. 2018. 101f. Tese (Doutorado em Enfermagem na Atenção à Saúde) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/26224Os instrumentos para avaliar os conhecimentos e habilidades dos acadêmicos de enfermagem nos cuidados à pessoa com lesão cutânea necessitam ser validados visando qualificar a assistência de enfermagem prestada e propor melhorias no processo de ensino-aprendizagem dessa temática. Esta pesquisa teve como objetivo geral analisar as evidências de validade dos instrumentos de conhecimentos e habilidades no cuidado a pessoa com lesão cutânea para acadêmicos de enfermagem. Trata-se de estudo metodológico com abordagem quantitativa, desenvolvido de abril de 2017 a abril de 2018 na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) com acadêmicos matriculados na disciplina de Semiologia e Semiotécnica da Enfermagem e profissionais do Grupo de Pesquisa Incubadora de Procedimentos de Enfermagem (GPIPE). Participaram do estudo 117 acadêmicos de enfermagem e 38 profissionais, entretanto na etapa de validação do instrumento de habilidades participaram 109 acadêmicos. Os instrumentos utilizados foram um questionário aplicado antes e após as aulas de assistência de enfermagem no processo de cicatrização e um checklist aplicado no início da aula prática e ao final da aula, após orientações. Para análise do questionário foram utilizados os índices de dificuldade e discriminação, conforme a Teoria Clássica dos Testes, e para o checklist o percentual de acertos, sendo considerado adequado um percentual ≥ 70%, e o percentual de ampliação das habilidades, sendo adotado Alfa de Cronbach (α) > 0,70. As informações foram analisadas no SPSS 21.0 por meio de estatística descritiva e inferencial, utilizando os Testes qui-quadrado de Pearson e de Sinal, com p ≤ 0,05 como significância estatística. A pesquisa foi aprovada no Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital Universitário Onofre Lopes (CAAE nº: 0002.0.294.000-10). Na primeira etapa de aplicação do questionário, das 10 questões 06 apresentaram baixo nível de dificuldade antes das aulas, e 09 após as aulas, além de 08 questões com necessidade de revisão quanto ao poder discriminativo. Obteve-se α = 0,515 antes das aulas e α = 0,040 após as aulas. Após duas etapas de revisão do questionário, sugestões do GPIPE e aplicação do questionário final aos acadêmicos obtiveram-se 05 questões com nível médio de dificuldade, 03 com nível baixo, 02 com nível alto de dificuldade e 05 questões com poder discriminativo satisfatório antes das aulas, além de uma diminuição de questões com necessidade de revisão após as aulas. Obteve-se α = 0,517 após as aulas com o questionário final. Quanto à aplicação do checklist, do total de 20 itens, apenas 01 apresentou percentual de acertos acima de 70% antes das orientações. Após as orientações, 19 itens apresentaram ampliação das habilidades, sendo essa diferença significativa em 17 itens. Obteve-se α = 0,857 após orientações. Assim, refuta-se a hipótese nula e aceita-se a hipótese alternativa, ao afirmar que os instrumentos de avaliação de conhecimentos e habilidades dos acadêmicos de enfermagem no cuidado à pessoa com lesão cutânea, ao serem aplicados ao público-alvo, possuem evidências de validade, embora o questionário ainda necessite de refinamento para posterior revalidação.The instruments to evaluate the knowledge and skills of nursing students in caring for the person with cutaneous lesionneed to be validated in order to qualify the nursing care provided and propose improvements in the teaching-learning process of this subject. This study had as general purpose to analyze the evidence of validity of the knowledge and skills instruments in the care to the person with cutaneous lesion for nursing academics. The study was developed between April 2017 and April 2018 at the Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN) with nursing students enrolled in the discipline of Semiology and Semiotechnical Nursing and professionals of the Research Group Incubator of Nursing Procedures (GPIPE). A total of 117 nursing students and 38 professionals participated in the study, although in the validation stage of the skills instrument, 109 students participated. The instruments used were a questionnaire applied before and after the nursing care classes in the healing process and a checklist applied at the beginning of the practical class and at the end of the class, after orientations. For the analysis of the questionnaire, the indexes of difficulty and discrimination were used, according to the Classical Test Theory, and for the checklist the percentage of correct answers, being considered adequate a percentage ≥ 70%, and the percentage of increase of the abilities, being adopted Alpha of Cronbach (α)> 0.70. The information was analyzed in SPSS 21.0 using descriptive and inferential statistics, using Pearson's Chi-square and Signal Tests, with p ≤ 0.05 as statistical significance.The research obtained a favorable opinion from the Research Ethics Committee of the University Hospital Onofre Lopes (CAAE nº: 0002.0.294.000-10). In the first stage of application of the questionnaire, of the 10 questions 06 presented low level of difficulty before the classes, and 09 after the classes, besides 08 questions that need to be revised regarding the discriminative power. Obtained α = 0, 515 before classes and α =0.040 after classes. After two stages of review of the questionnaire, according to the researchers of the study and the GPIPE's suggestions and the application of the final questionnaire to the academics, we obtained 05 questions with medium level of difficulty, 03 with low level, 02 with high level of difficulty and 05 questions with satisfactory discriminative power before the classes, besides a reduction of questions with need of revision after the classes. Obtained α = 0.405 before classes and α = 0.517 after classes. As for the application of the checklist, out of a total of 20 items, only 01 presented a percentage of correctness above 70% before the guidelines. After the orientations, 19 items showed an increase of the abilities, being this significant difference in 17 items. Obtained α = 0.703 before the orientations and α = 0.857 after orientations. In this way, the null hypothesis is rejected and the alternative hypothesis is accepted, when affirming that the instruments of evaluation of knowledge and skills of nursing students in the care of the person with cutaneous lesion, when applied to the target public, have evidence of validity, although the questionnaire still needs refinement for later revalidation.porCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEMEnfermagemAvaliação em enfermagemCuidados de enfermagemEstudos de validaçãoFerimentos e lesõesConhecimentos e habilidades de acadêmicos de enfermagem no cuidado à pessoa com lesão cutânea: evidências de validade de instrumentosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEMUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALConhecimentoshabilidadesacadêmicos_Macedo_2018.pdfapplication/pdf3612885https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26224/1/Conhecimentoshabilidadesacad%c3%aamicos_Macedo_2018.pdf59c0b1e88b627793b455b7152b8e1417MD51TEXTConhecimentoshabilidadesacadêmicos_Macedo_2018.pdf.txtConhecimentoshabilidadesacadêmicos_Macedo_2018.pdf.txtExtracted texttext/plain215628https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26224/2/Conhecimentoshabilidadesacad%c3%aamicos_Macedo_2018.pdf.txt686b3d0b93a258d90887c9b5a0335b66MD52THUMBNAILConhecimentoshabilidadesacadêmicos_Macedo_2018.pdf.jpgConhecimentoshabilidadesacadêmicos_Macedo_2018.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg2865https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/26224/3/Conhecimentoshabilidadesacad%c3%aamicos_Macedo_2018.pdf.jpg0f7ea1a5a45fdb5d546c34c527c1d5b2MD53123456789/262242019-01-29 20:09:28.335oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/26224Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-01-29T23:09:28Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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