Sim, elas são bissexuais: representação de personagens bissexuais femininas nas telenovelas da Globo
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34458 |
Resumo: | No campo da disputa discursiva e de poder na sociedade, a televisão é responsável por forjar identidades e o imaginário social. A presente pesquisa analisa a representação bissexual feminina na teledramaturgia da Rede Globo e os sentidos disponíveis para circulação sobre bissexualidade. Para tal, em um primeiro momento, é apresentado levantamento bibliográfico sobre estudos de gênero e sexualidade, com foco na teoria queer e um diálogo com as abordagens decoloniais das sexualidades no sul global, a crítica queer racializada. Visitamos as epistemologias bissexuais e as perspectivas acerca do monossexismo e do apagamento da bissexualidade, como o contrato epistêmico de Kenji Yoshino (2000) e as propostas subversivas de Shiri Eisner (2013). O aporte teórico sobre representação e identidade está fundamentado nos Estudos Culturais, especialmente em Hall (1997, 2016), no que diz respeito às vinculações entre cultura e mídia. Apresentamos a força da televisão e especialmente, das telenovelas no Brasil. Com as suas narrativas, as telenovelas não só tem caráter pedagógico como contribui para a formação da identidade nacional, seja através das suas narrativas, seja por meio das ações socioeducativas. Para discutir tais questões, consideramos Lopes (2003); Fechine et al. (2013), Fechine et al. (2019). Para delimitar o objeto de estudo, foi feito um mapeamento prévio de todos os personagens com práticas bissexuais nas telenovelas da Globo, sendo identificados 44 personagens em obras exibidas de 1979 a 2019. A partir disso, restringimos esta análise às personagens femininas - 15 dentro do universo mapeado, presentes em 13 novelas. Baseados nos princípios da Análise de Conteúdo de Bardin (2011), acompanhamos as cenas das personagens, disponíveis na plataforma Globoplay, consultamos o acervo do Memória Globo e outras fontes como jornais e revistas, para assim analisar como a sexualidade delas foi construída e apresentada aos telespectadores. Por fim, verificamos o reforço do apagamento bissexual em todas as representações e de estereótipos considerados negativos na maioria delas, mostrando que as telenovelas brasileiras ainda estão longe de cumprir um papel pedagógico na representação da bissexualidade e contribuir no combate à bifobia. |
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Santos, Talitta Oliveira Cancio dosGomes, Raimunda Aline LucenaLima, Cecília Almeida Rodrigues deChacel, Marcela Costa da Cunha2021-04-30T02:25:38Z2021-09-20T12:45:05Z2021-04-30T02:25:38Z2021-09-20T12:45:05Z2021-04-2320170100839SANTOS, Talitta O. C. Sim, elas são bissexuais: representação de personagens bissexuais femininas nas telenovelas da Globo. 2021. 76f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/34458No campo da disputa discursiva e de poder na sociedade, a televisão é responsável por forjar identidades e o imaginário social. A presente pesquisa analisa a representação bissexual feminina na teledramaturgia da Rede Globo e os sentidos disponíveis para circulação sobre bissexualidade. Para tal, em um primeiro momento, é apresentado levantamento bibliográfico sobre estudos de gênero e sexualidade, com foco na teoria queer e um diálogo com as abordagens decoloniais das sexualidades no sul global, a crítica queer racializada. Visitamos as epistemologias bissexuais e as perspectivas acerca do monossexismo e do apagamento da bissexualidade, como o contrato epistêmico de Kenji Yoshino (2000) e as propostas subversivas de Shiri Eisner (2013). O aporte teórico sobre representação e identidade está fundamentado nos Estudos Culturais, especialmente em Hall (1997, 2016), no que diz respeito às vinculações entre cultura e mídia. Apresentamos a força da televisão e especialmente, das telenovelas no Brasil. Com as suas narrativas, as telenovelas não só tem caráter pedagógico como contribui para a formação da identidade nacional, seja através das suas narrativas, seja por meio das ações socioeducativas. Para discutir tais questões, consideramos Lopes (2003); Fechine et al. 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Por fim, verificamos o reforço do apagamento bissexual em todas as representações e de estereótipos considerados negativos na maioria delas, mostrando que as telenovelas brasileiras ainda estão longe de cumprir um papel pedagógico na representação da bissexualidade e contribuir no combate à bifobia.In the field of discursive and power disputes in society, television is responsible for forging identities and the social imaginary. This research analyzes the bisexual representation of women in Rede Globo's teledramaturgy and the meanings available for circulation about bisexuality. To this end, at first, a bibliographic survey on gender and sexuality studies is presented, focusing on queer theory and a dialogue with the decolonial approaches to sexualities in the global south, the racialized queer criticism. We visited bisexual epistemologies and perspectives on monosexism and the erasure of bisexuality, such as Kenji Yoshino's (2000) epistemic contract and Shiri Eisner's (2013) subversive proposals. The theoretical contribution on representation and identity is based on Cultural Studies, especially in Hall (1997, 2016), with regard to the links between culture and the media. We present the strength of television and especially soap operas in Brazil. With their narratives, soap operas not only have a pedagogical character, but also contribute to the formation of national identity, either through their narratives or through socio-educational actions. To discuss such issues, we consider Lopes (2003); Fechine et al. (2013), Fechine et al. (2019). To delimit the object of study, a previous mapping of all characters with bisexual practices was made in Globo soap operas, with 44 characters being identified in works shown from 1979 to 2019. From this, we restricted this analysis to female characters - 15 within the mapped universe, present in 13 novels. Based on the principles of Bardin's Content Analysis (2011), we follow the scenes of the characters, available on the Globoplay platform, consult the collection of Memória Globo and other sources such as newspapers and magazines, in order to analyze how their sexuality was constructed and presented to viewers. Finally, we verified the reinforcement of bisexual erasure in all representations and stereotypes considered negative in most of them, showing that Brazilian soap operas are still far from fulfilling a pedagogical role in the representation of bisexuality and contributing to the fight against biphobia.Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilComunicação Social - Publicidade e PropagandaCiências humanasBissexualidadeTelenovelaRepresentaçãoLGBTAções socioeducativasBisexualitySoap OperasRepresentationSim, elas são bissexuais: representação de personagens bissexuais femininas nas telenovelas da GloboYes, they are bisexual: representation of female bisexual characters in Globo's soap operasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALSimElasSaoBissexuais_Santos_2021Monografiaapplication/pdf2055403https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34458/1/SimElasSaoBissexuais_Santos_2021110f10cd25e8ed3a814ee11a52ca6ecbMD51LICENSElicense.txttext/plain714https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34458/2/license.txt7278bab9c5c886812fa7d225dc807888MD52TEXTSimelassãobissexuais_Santos_2021.txtExtracted texttext/plain182187https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/34458/3/Simelass%c3%a3obissexuais_Santos_2021.txtccabcece080a77651e8611c2f1467af4MD53123456789/344582023-01-13 17:37:05.024oai:https://repositorio.ufrn.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-01-13T20:37:05Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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