Uma contribuição à modelagem de licitação de transporte público urbano em Natal/RN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Davi Santana
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/40504
Resumo: A prestação dos serviços de transporte público urbano por ônibus através de processo licitatório tem enfrentado dificuldades para seu efetivo funcionamento nas capitais brasileiras. Em 2020, quatro capitais ainda prestam o serviço por meio empresas não licitadas. Uma destas cidades, Natal, teve duas licitações sem concorrentes e os operadores atuais alegam dificuldades para a prestação do serviço devido ao modelo de concessão praticado. Nesse contexto, esta pesquisa objetiva analisar as experiências de concessão de serviços públicos no Brasil realizadas desde a edição da Lei 8.897/1995, tanto no transporte público urbano, como em outros setores, a fim de contribuir para a discussão de um novo modelo de concessão do transporte público urbano por ônibus, tendo por contexto a cidade de Natal/RN. Através de elementos baseados na Teoria dos Mercados Contestáveis e em estudos sobre regulação do transporte público urbano, foi realizada uma análise de seis casos de serviços públicos no Brasil: transporte aéreo público doméstico, telefonia fixa comutada, distribuição de energia elétrica no Rio Grande do Norte e o transporte público urbano por ônibus em Curitiba, São Paulo e Natal. O estudo concluiu que podem ser observadas diferenças entre os modelos de concessão nos casos estudados, de modo que tais variações podem fornecer alternativas úteis para mudanças substanciais e aprimoramentos nos modelos praticados em Natal e no Brasil.
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Nesse contexto, esta pesquisa objetiva analisar as experiências de concessão de serviços públicos no Brasil realizadas desde a edição da Lei 8.897/1995, tanto no transporte público urbano, como em outros setores, a fim de contribuir para a discussão de um novo modelo de concessão do transporte público urbano por ônibus, tendo por contexto a cidade de Natal/RN. Através de elementos baseados na Teoria dos Mercados Contestáveis e em estudos sobre regulação do transporte público urbano, foi realizada uma análise de seis casos de serviços públicos no Brasil: transporte aéreo público doméstico, telefonia fixa comutada, distribuição de energia elétrica no Rio Grande do Norte e o transporte público urbano por ônibus em Curitiba, São Paulo e Natal. O estudo concluiu que podem ser observadas diferenças entre os modelos de concessão nos casos estudados, de modo que tais variações podem fornecer alternativas úteis para mudanças substanciais e aprimoramentos nos modelos praticados em Natal e no Brasil.The provision of urban public transport services by bus through a bidding process has faced difficulties for its effective functioning in Brazilian capitals. In 2020, four capitals still provide the service through non-bidding companies. One of these capitals, Natal, had two bidding processes without competitors and the current operators claim difficulties in providing the service due to the concession model practiced. In this context, this research aims to analyze the experiences of public service concession in Brazil implemented since the enactment of Law 8,897/1995, both in urban public transport and in other sectors, to contribute to the discussion of a new concession model of urban public transport by bus, with the city of Natal as context. Using elements based on the Theory of Contestable Markets and studies on the regulation of urban public transport, an analysis of six public service cases in Brazil was carried out: domestic air transport, landline telephone, electric power distribution in the state of Rio Grande do Norte and urban public transport by bus in Curitiba, São Paulo, and Natal. The study concluded that differences between the concession models can be observed among the cases in study, and such variations can provide useful alternatives for substantial changes and improvements in the models practiced in Natal and in Brazil.Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilEngenharia CivilAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessEconomia dos TransportesTransporte PúblicoPublic TransportÔnibusBusLicitaçãoBidding ProcessConcessãoConcession AgreementUma contribuição à modelagem de licitação de transporte público urbano em Natal/RNA contribution to competitive tendering modeling of urban public transport by bus in Natal/RNinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALUmaContribuicaoaModelagem_Santos_2020.pdfMonografiaapplication/pdf1895392https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/40504/1/UmaContribuicaoaModelagem_Santos_2020.pdfeb51fcecc902c37d030190c6bcc3d9e7MD51LICENSElicense.txttext/plain714https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/40504/2/license.txt7278bab9c5c886812fa7d225dc807888MD52CC-LICENSElicense_rdfapplication/octet-stream811https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/40504/3/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD53TEXTUmaContribuicaoaModelagem_Santos_2020.pdf.txtExtracted texttext/plain174848https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/40504/4/UmaContribuicaoaModelagem_Santos_2020.pdf.txt2eeac513dec3fcb54baed9d33ed57ef7MD54123456789/405042021-09-29 11:27:42.077oai:https://repositorio.ufrn.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-09-29T14:27:42Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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