Atlas escolar municipal de Cruzeta (RN)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Maria das Graças de Medeiros
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/54503
Resumo: A Cartografia é um saber importante para apoiar o ensino-aprendizagem de Geografia, contribuindo para a análise da dinâmica sócio-espacial por intermédio da representação cartográfica do espaço geográfico em mapa, planta, croqui ou outras formas de representação cartográfica. A compreensão da representação cartográfica do espaço geográfico pode significar para o estudante o aprendizado da dinâmica sócio-espacial vivenciada por ele, considerando-se a totalidade dos seus aspectos sociais, econômicos, políticos, culturais, ambientais e de conexões geográficas. Assim, destaca-se a pertinência de se trabalhar com o conceito de lugar no ensino-aprendizagem de Geografia, inclusive, nos momentos de compreensão da representação cartográfica do espaço geográfico. O trabalho com o conceito de lugar no ensino-aprendizagem de Geografia possibilita a análise sócio-espacial de modo contextualizado, sem que o processo educacional seja limitado à abordagens genéricas acerca do espaço, com destaque para realidades distintas das vivenciadas pelo discente. Nestes termos, para apoiar o ensino-aprendizagem de Geografia no Ensino Fundamental tem-se como interessante material didático o atlas municipal, cujo conteúdo deve tratar do conceito de lugar e da representação cartográfica do espaço vivido, além de representar e possibilitar a interpretação da totalidade da dinâmica sócio-espacial vivenciada no contexto da coexistência imediata e conectada à outros âmbitos geográficos. Nesta pesquisa objetivamos produzir o atlas escolar municipal de Cruzeta (RN) para ser utilizado no ensino-aprendizagem de Geografia no Ensino Fundamental. A escolha de Cruzeta se deve ao fato de este ser o nosso município de origem e de, assim, o conhecermos e nos identificarmos com ele. Destarte, intentamos que o produto da pesquisa possa contribuir com o ensino-aprendizagem de Geografia acerca do referido município, de modos contextualizado, reflexivo e analítico.
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