O exercício profissional do assistente social nos espaços de acolhimento institucional à criança e adolescente: demandas contemporâneas e respostas socioprofissionais
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24577 |
Resumo: | A presente dissertação realiza uma análise do exercício profissional de assistentes sociais que atuam nos espaços de acolhimento institucional para crianças e adolescentes na particularidade do município de Natal, lócus da pesquisa empírica. Considerando que nesses espaços ocupacionais se corporificam diferentes expressões da questão social que marcam a problemática do acolhimento, o exercício profissional possui características que demandam novas necessidades, novas formas de compreensão e intervenção de assistentes sociais no âmbito do acolhimento institucional, de modo que o estudo se propôs a identificar e analisar demandas postas para o Serviço Social e o conteúdo das respostas da profissão nos espaços de acolhimento institucional. A partir de uma análise crítica-dialética, sob o enfoque teórico-metodológico de base qualiquantitativa, constituiu reflexões acerca dos atuais contornos do exercício profissional do assistente social, com suas novas e tradicionais demandas, forjadas no quadro recente das relações entre o Estado e a sociedade no país, que adquirem particularidades distintas nos serviços de acolhimento à criança e ao adolescente, frente às dimensões sociais, legais e históricas que norteiam o tema. O percurso estabelecido entre o conhecimento e a realidade concreta abordada e problematizada exigiu necessárias mediações ressaltando o que se esconde por detrás dessas relações: as contradições e impasses pelos quais o exercício profissional se realiza, evidenciando a vinculação entre demandas sociais e necessidades sociais na sociedade capitalista, que se fundem em face das determinações particulares do Serviço Social e as alteram em termos das demandas, dos usuários, dos valores, dos critérios, dos padrões societários, das requisições e das condições de trabalho. Para tanto, envolvemos a revisão da literatura que abrange a proposta estudada com a pesquisa de campo, e o levantamento e análises de documentos institucionais e entrevistas semi-estruturadas com 9(nove) assistentes sociais inseridas nas equipes técnicas das Casas de Passagem de Natal/RN. Os resultados demonstram que são criadas novas demandas que necessitam de outras respostas da profissão, fazendo com que esta tenha que organizar em seu interior tais respostas, posicionando-se diante da realidade social em questão. As respostas socioprofissionais perpassam a interpretação dos profissionais sobre seus espaços profissionais, a leitura do que consideram ser suas demandas e a elaboração de respostas a elas, em um cenário de requisições institucionais que muitas vezes requer a resolutividade imediata de determinadas situações num sentido utilitário no rol da proteção e do combate de violação de direitos sociais. Essas questões apontam para a necessidade de combinação das dimensões teórico-metodológica, ético-política e técnico-operativa e as condições objetivas que fundamentam o exercício profissional, de modo a tornar real e concreta a possibilidade de construir no cotidiano respostas socioprofissionais e políticas que tenham um conteúdo valorativo e crítico que reconheça as necessidades individuais dos acolhidos como coletivas no conjunto das lutas sociais. |
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Souza, Tábita Pollyana Alves dehttp://lattes.cnpq.br/6227455720356604http://lattes.cnpq.br/5588349874844999Oliveira, Iris Maria deRego, Adna Rejane Freitashttp://lattes.cnpq.br/5038852688228164Nicolau, Maria Célia Correia2018-01-18T15:36:26Z2018-01-18T15:36:26Z2016-10-27SOUZA, Tábita Pollyana Alves de. O exercício profissional do assistente social nos espaços de acolhimento institucional à criança e adolescente: demandas contemporâneas e respostas socioprofissionais. 2016. 198f. Dissertação (Mestrado em Serviço Social) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2016.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24577A presente dissertação realiza uma análise do exercício profissional de assistentes sociais que atuam nos espaços de acolhimento institucional para crianças e adolescentes na particularidade do município de Natal, lócus da pesquisa empírica. Considerando que nesses espaços ocupacionais se corporificam diferentes expressões da questão social que marcam a problemática do acolhimento, o exercício profissional possui características que demandam novas necessidades, novas formas de compreensão e intervenção de assistentes sociais no âmbito do acolhimento institucional, de modo que o estudo se propôs a identificar e analisar demandas postas para o Serviço Social e o conteúdo das respostas da profissão nos espaços de acolhimento institucional. A partir de uma análise crítica-dialética, sob o enfoque teórico-metodológico de base qualiquantitativa, constituiu reflexões acerca dos atuais contornos do exercício profissional do assistente social, com suas novas e tradicionais demandas, forjadas no quadro recente das relações entre o Estado e a sociedade no país, que adquirem particularidades distintas nos serviços de acolhimento à criança e ao adolescente, frente às dimensões sociais, legais e históricas que norteiam o tema. O percurso estabelecido entre o conhecimento e a realidade concreta abordada e problematizada exigiu necessárias mediações ressaltando o que se esconde por detrás dessas relações: as contradições e impasses pelos quais o exercício profissional se realiza, evidenciando a vinculação entre demandas sociais e necessidades sociais na sociedade capitalista, que se fundem em face das determinações particulares do Serviço Social e as alteram em termos das demandas, dos usuários, dos valores, dos critérios, dos padrões societários, das requisições e das condições de trabalho. Para tanto, envolvemos a revisão da literatura que abrange a proposta estudada com a pesquisa de campo, e o levantamento e análises de documentos institucionais e entrevistas semi-estruturadas com 9(nove) assistentes sociais inseridas nas equipes técnicas das Casas de Passagem de Natal/RN. Os resultados demonstram que são criadas novas demandas que necessitam de outras respostas da profissão, fazendo com que esta tenha que organizar em seu interior tais respostas, posicionando-se diante da realidade social em questão. As respostas socioprofissionais perpassam a interpretação dos profissionais sobre seus espaços profissionais, a leitura do que consideram ser suas demandas e a elaboração de respostas a elas, em um cenário de requisições institucionais que muitas vezes requer a resolutividade imediata de determinadas situações num sentido utilitário no rol da proteção e do combate de violação de direitos sociais. Essas questões apontam para a necessidade de combinação das dimensões teórico-metodológica, ético-política e técnico-operativa e as condições objetivas que fundamentam o exercício profissional, de modo a tornar real e concreta a possibilidade de construir no cotidiano respostas socioprofissionais e políticas que tenham um conteúdo valorativo e crítico que reconheça as necessidades individuais dos acolhidos como coletivas no conjunto das lutas sociais.The present dissertation performs a analysis of the professional practice of social workers that work in the institutional reception spaces for children and adolescents in the particularity of the municipality of Natal, locus of the empirical research. Considering these occupational spaces that embody different expressions of the social question that mark the questions of care situation, the professional practice has characteristics that demand new needs, new ways of understanding and involvement of social workers within childcare services, in a way that the study set out to identify and analyze the demands made to the Social Service and the answers of he Professional category in institutional childcare services. From a critical-dialectical analysis, under the theoretical-methodological approach of a qualitative and quantitative basis, constitutes reflections about the current contours of the professional work of the social worker, with their new and traditional demands, forged in the recent framework of relations between the State and society in the country, which acquire distinct characteristics in the child and adolescent care services, in the face of social, legal and historical dimensions that guide the theme. The path established between knowledge and the concrete addressed reality and problematizated required necessary mediations highlighting what lies behind these relations: the contradictions and impasses by which the professional exercise is carried out, evidencing the link between social demands and social needs in capitalist society, which are merged in the face of the particular determinations of the Social Service and alter them in terms of the demands, users, values, criteria, corporate standards, requisitions and working conditions. In order to do so, we have included a review of the literature that covers the study proposal with the field research, and the collection and analysis of institutional documents and semi-structured interviews with 9 (nine) social workers included in the technical teams of the Temporary Shelters from Natal/RN. The results demonstrate that new demands are created that require other responses from the profession, so that it has to organize in its interior such answers, positioning itself before the social reality in question. The socio-professional responses permeate the professionals' interpretation of their professional spaces, the reading of what they consider to be their demands and the elaboration of responses to them, in a scenario of institutional requisites that often requires the immediate resolution of certain situations in a utilitarian sense in the role of protection and combat of violation of social rights. These questions point to the need to combine the theoretical-methodological, ethical-political and technical-operative dimensions and the objective conditions that underlie professional practice, so as to make real and concrete the possibility of building socio profesional and political answers in the daily life containing a evaluative critical content that recognizes the individual needs of those people in shelters as collective in the set of social struggles.porCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::SERVICO SOCIALServiço socialExercício profissionalAcolhimento institucionalDemandas contemporâneasRespostas socioprofissionaisO exercício profissional do assistente social nos espaços de acolhimento institucional à criança e adolescente: demandas contemporâneas e respostas socioprofissionaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIALUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTTabitaPollyanaAlvesDeSouza_DISSERT.pdf.txtTabitaPollyanaAlvesDeSouza_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain546494https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24577/2/TabitaPollyanaAlvesDeSouza_DISSERT.pdf.txte3a92192daebb5b27228af1cf4b04159MD52THUMBNAILTabitaPollyanaAlvesDeSouza_DISSERT.pdf.jpgTabitaPollyanaAlvesDeSouza_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg11491https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24577/3/TabitaPollyanaAlvesDeSouza_DISSERT.pdf.jpg341a2ebf20007789ad012048a854072cMD53TEXTTabitaPollyanaAlvesDeSouza_DISSERT.pdf.txtTabitaPollyanaAlvesDeSouza_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain546494https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24577/2/TabitaPollyanaAlvesDeSouza_DISSERT.pdf.txte3a92192daebb5b27228af1cf4b04159MD52THUMBNAILTabitaPollyanaAlvesDeSouza_DISSERT.pdf.jpgTabitaPollyanaAlvesDeSouza_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg11491https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24577/3/TabitaPollyanaAlvesDeSouza_DISSERT.pdf.jpg341a2ebf20007789ad012048a854072cMD53ORIGINALTabitaPollyanaAlvesDeSouza_DISSERT.pdfTabitaPollyanaAlvesDeSouza_DISSERT.pdfapplication/pdf3159114https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24577/1/TabitaPollyanaAlvesDeSouza_DISSERT.pdffa421aecb83390ca5d738275beb1aec7MD51123456789/245772022-06-06 18:54:22.264oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/24577Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-06-06T21:54:22Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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