O ensino da História Local como instrumento para a construção da identidade e o exercício da cidadania
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27323 |
Resumo: | Dentre os crescentes desafios que se apresentam no cotidiano dos docentes do Ensino Básico, principalmente dos professores de História da Rede Pública de Ensino, está a falta de interesse dos alunos pelos conteúdos estudados, isso ocorre devido a não identificação destes estudantes como sujeitos históricos e à enorme dificuldade em relacionar a disciplina de História com o mundo em que vivem. Diante desta problemática, este trabalho foi elaborado a partir dos debates fomentados por meio da disciplina de “História Local: usos e potencialidades pedagógicas”, do Mestrado Profissional de História da UFRN. Como forma de despertar o interesse dos alunos e instigar sua curiosidade para o aprendizado foram introduzidos ao conteúdo da disciplina de História temas envolvendo a História Local, Patrimônio Histórico e Cultural e conservação e utilização da Memória na construção do conhecimento histórico pelos alunos. Assim, foi proposto aos estudantes do 9º ano, da E.E. Dr. Manoel Villaça, uma Oficina Pedagógica na qual os impactos da Segunda Guerra Mundial pudessem ser estudados na História da cidade do Natal. Para tanto, foi incentivada que os alunos pesquisassem em diversas fontes assuntos, escolhidos por eles, obre o referido período histórico. Após o estudo dos materiais pesquisados, foi solicitado aos estudantes que construíssem uma narrativa acerca do tema utilizando o material selecionado por eles. Isso fez com que percebessem que a História também é uma narrativa construída a partir da seleção e escolha das fontes utilizadas por cada um. Foi percebido, ainda, que na medida em que os alunos criavam relações entre a história global com a história local, bem como entre o passado e o presente, o seu interesse pela disciplina de História aumentava ao mesmo tempo em que conseguiam estabelecer conexões entre os assuntos trabalhados na sala de aula e o seu cotidiano. A história estudada nos livros didáticos, antes tão distante e separada de suas vidas e de seu cotidiano, de repente, se tornou viva e próxima. Eles se perceberam como sujeitos históricos capazes de manterem ou modificarem a sociedade em que vivem. Assim, essa atividade despertou nos alunos o interesse para a disciplina de História, ao mesmo tempo em que incitou nestes a sensação de pertencimento e autoreconhecimento enquanto sujeitos históricos e cidadãos investidos de uma identidade histórica. |
id |
UFRN_674374674598b83c0894316cca6ed146 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/27323 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Aragão, Rosângela MonteiroCarvalho, Haroldo LoguercioSilva, Roberto AironOliveira, Josineide Silveira deCoelho, Maria da Conceição Guilherme2019-07-15T19:25:26Z2019-07-15T19:25:26Z2019-02-12ARAGÃO, Rosângela Monteiro. O ensino da História Local como instrumento para a construção da identidade e o exercício da cidadania. 2019. 115f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História - Profhistoria) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27323Dentre os crescentes desafios que se apresentam no cotidiano dos docentes do Ensino Básico, principalmente dos professores de História da Rede Pública de Ensino, está a falta de interesse dos alunos pelos conteúdos estudados, isso ocorre devido a não identificação destes estudantes como sujeitos históricos e à enorme dificuldade em relacionar a disciplina de História com o mundo em que vivem. Diante desta problemática, este trabalho foi elaborado a partir dos debates fomentados por meio da disciplina de “História Local: usos e potencialidades pedagógicas”, do Mestrado Profissional de História da UFRN. Como forma de despertar o interesse dos alunos e instigar sua curiosidade para o aprendizado foram introduzidos ao conteúdo da disciplina de História temas envolvendo a História Local, Patrimônio Histórico e Cultural e conservação e utilização da Memória na construção do conhecimento histórico pelos alunos. Assim, foi proposto aos estudantes do 9º ano, da E.E. Dr. Manoel Villaça, uma Oficina Pedagógica na qual os impactos da Segunda Guerra Mundial pudessem ser estudados na História da cidade do Natal. Para tanto, foi incentivada que os alunos pesquisassem em diversas fontes assuntos, escolhidos por eles, obre o referido período histórico. Após o estudo dos materiais pesquisados, foi solicitado aos estudantes que construíssem uma narrativa acerca do tema utilizando o material selecionado por eles. Isso fez com que percebessem que a História também é uma narrativa construída a partir da seleção e escolha das fontes utilizadas por cada um. Foi percebido, ainda, que na medida em que os alunos criavam relações entre a história global com a história local, bem como entre o passado e o presente, o seu interesse pela disciplina de História aumentava ao mesmo tempo em que conseguiam estabelecer conexões entre os assuntos trabalhados na sala de aula e o seu cotidiano. A história estudada nos livros didáticos, antes tão distante e separada de suas vidas e de seu cotidiano, de repente, se tornou viva e próxima. Eles se perceberam como sujeitos históricos capazes de manterem ou modificarem a sociedade em que vivem. Assim, essa atividade despertou nos alunos o interesse para a disciplina de História, ao mesmo tempo em que incitou nestes a sensação de pertencimento e autoreconhecimento enquanto sujeitos históricos e cidadãos investidos de uma identidade histórica.Among the growing challenges in the everyday life of teachers of Basic Education, mainly the teachers of History of the Public School Network, is the lack of interest of students in the content studied, this is due to the non-identification of these students as historical subjects and to the enormous difficulty in relating the discipline of History with the world in which they live. Faced of this problem, this work was elaborated from the debates fomented through the discipline of "Local History: uses and pedagogical potentialities", of the Professional Master's History of UFRN. As a way to arouse the students' interest and instigate their curiosity for learning, were introduced to the content of the discipline of history topics involving the local history, Historical and Cultural Heritage and the conservation and use of Memory in the construction of historical knowledge by students. Thus, it was proposed to the students of the 9th grade, from E.E. Dr. Manoel Villaça, a study of the impacts of the Second World War on the History of the Natal city, for which, was encouraged research in various sources, such as documentaries, internet, old photos and newspapers, a film about the aforementioned historical period, as well as interviews and reports of people who lived at the time. After the study of the researched materials, it was suggested that the students build a narrative about the subject using the material selected by them. This made them realize that history is also a narrative built from the selection and choice of sources used by each one. It was also realized that as students created relationships between global history and local history, they increased their interest in the discipline of history while at the same time they were able to make connections between the subjects worked in the classroom and their daily. The story studied in textbooks, before so distant and separate from their lives and their daily life, suddenly became alive and next. They perceived themselves as historical subjects capable of maintaining or modifying the society in which they live. Thus, this activity aroused in the students the interest for the discipline of History, while at the same time it incited in them their sense of belonging and self-recognition as historical subjects and citizens invested a historical identity.CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIAHistória LocalSujeitos históricosCidadaniaIdentidadePertencimentoO ensino da História Local como instrumento para a construção da identidade e o exercício da cidadaniainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE HISTÓRIA - REDE NACIONALUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTEnsinohistórialocal_Aragão_2019.pdf.txtEnsinohistórialocal_Aragão_2019.pdf.txtExtracted texttext/plain236105https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27323/2/Ensinohist%c3%b3rialocal_Arag%c3%a3o_2019.pdf.txt736e3430a9b5313517bd35335f0df6ceMD52THUMBNAILEnsinohistórialocal_Aragão_2019.pdf.jpgEnsinohistórialocal_Aragão_2019.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1247https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27323/3/Ensinohist%c3%b3rialocal_Arag%c3%a3o_2019.pdf.jpg70031ac6327cd1f1d3c189d15b3e0335MD53ORIGINALEnsinohistórialocal_Aragão_2019.pdfapplication/pdf4778407https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27323/1/Ensinohist%c3%b3rialocal_Arag%c3%a3o_2019.pdfd8cb84b4bcd66dcee9c19d9aa7be4852MD51123456789/273232019-07-21 02:16:26.8oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/27323Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-07-21T05:16:26Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O ensino da História Local como instrumento para a construção da identidade e o exercício da cidadania |
title |
O ensino da História Local como instrumento para a construção da identidade e o exercício da cidadania |
spellingShingle |
O ensino da História Local como instrumento para a construção da identidade e o exercício da cidadania Aragão, Rosângela Monteiro CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA História Local Sujeitos históricos Cidadania Identidade Pertencimento |
title_short |
O ensino da História Local como instrumento para a construção da identidade e o exercício da cidadania |
title_full |
O ensino da História Local como instrumento para a construção da identidade e o exercício da cidadania |
title_fullStr |
O ensino da História Local como instrumento para a construção da identidade e o exercício da cidadania |
title_full_unstemmed |
O ensino da História Local como instrumento para a construção da identidade e o exercício da cidadania |
title_sort |
O ensino da História Local como instrumento para a construção da identidade e o exercício da cidadania |
author |
Aragão, Rosângela Monteiro |
author_facet |
Aragão, Rosângela Monteiro |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Carvalho, Haroldo Loguercio |
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Silva, Roberto Airon |
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv |
Oliveira, Josineide Silveira de |
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Aragão, Rosângela Monteiro |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Coelho, Maria da Conceição Guilherme |
contributor_str_mv |
Coelho, Maria da Conceição Guilherme |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA História Local Sujeitos históricos Cidadania Identidade Pertencimento |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História Local Sujeitos históricos Cidadania Identidade Pertencimento |
description |
Dentre os crescentes desafios que se apresentam no cotidiano dos docentes do Ensino Básico, principalmente dos professores de História da Rede Pública de Ensino, está a falta de interesse dos alunos pelos conteúdos estudados, isso ocorre devido a não identificação destes estudantes como sujeitos históricos e à enorme dificuldade em relacionar a disciplina de História com o mundo em que vivem. Diante desta problemática, este trabalho foi elaborado a partir dos debates fomentados por meio da disciplina de “História Local: usos e potencialidades pedagógicas”, do Mestrado Profissional de História da UFRN. Como forma de despertar o interesse dos alunos e instigar sua curiosidade para o aprendizado foram introduzidos ao conteúdo da disciplina de História temas envolvendo a História Local, Patrimônio Histórico e Cultural e conservação e utilização da Memória na construção do conhecimento histórico pelos alunos. Assim, foi proposto aos estudantes do 9º ano, da E.E. Dr. Manoel Villaça, uma Oficina Pedagógica na qual os impactos da Segunda Guerra Mundial pudessem ser estudados na História da cidade do Natal. Para tanto, foi incentivada que os alunos pesquisassem em diversas fontes assuntos, escolhidos por eles, obre o referido período histórico. Após o estudo dos materiais pesquisados, foi solicitado aos estudantes que construíssem uma narrativa acerca do tema utilizando o material selecionado por eles. Isso fez com que percebessem que a História também é uma narrativa construída a partir da seleção e escolha das fontes utilizadas por cada um. Foi percebido, ainda, que na medida em que os alunos criavam relações entre a história global com a história local, bem como entre o passado e o presente, o seu interesse pela disciplina de História aumentava ao mesmo tempo em que conseguiam estabelecer conexões entre os assuntos trabalhados na sala de aula e o seu cotidiano. A história estudada nos livros didáticos, antes tão distante e separada de suas vidas e de seu cotidiano, de repente, se tornou viva e próxima. Eles se perceberam como sujeitos históricos capazes de manterem ou modificarem a sociedade em que vivem. Assim, essa atividade despertou nos alunos o interesse para a disciplina de História, ao mesmo tempo em que incitou nestes a sensação de pertencimento e autoreconhecimento enquanto sujeitos históricos e cidadãos investidos de uma identidade histórica. |
publishDate |
2019 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-07-15T19:25:26Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-07-15T19:25:26Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-02-12 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
ARAGÃO, Rosângela Monteiro. O ensino da História Local como instrumento para a construção da identidade e o exercício da cidadania. 2019. 115f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História - Profhistoria) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27323 |
identifier_str_mv |
ARAGÃO, Rosângela Monteiro. O ensino da História Local como instrumento para a construção da identidade e o exercício da cidadania. 2019. 115f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História - Profhistoria) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27323 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO DE HISTÓRIA - REDE NACIONAL |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27323/2/Ensinohist%c3%b3rialocal_Arag%c3%a3o_2019.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27323/3/Ensinohist%c3%b3rialocal_Arag%c3%a3o_2019.pdf.jpg https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27323/1/Ensinohist%c3%b3rialocal_Arag%c3%a3o_2019.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
736e3430a9b5313517bd35335f0df6ce 70031ac6327cd1f1d3c189d15b3e0335 d8cb84b4bcd66dcee9c19d9aa7be4852 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814832750012661760 |