Avaliação de desempenho acadêmico utilizando redes neurais: uma análise exploratória de dados de rankings universitários

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maia Júnior, Manoel Isac
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47540
Resumo: O mundo vive a era do conhecimento e, em decorrência de um cenário em mudanças, países veem nas universidades a possibilidade de estarem incluídos no circuito mundial de conhecimento e de competências. A avaliação universitária tem sido foco de vários rankings em todo mundo e são um exemplo de influência na mudança de paradigma das universidades, pois os resultados positivos advindos do processo de avaliação proporcionam a essas instituições reputação, prestígio social e acadêmico, além de um benchmark entre as instituições acerca dos serviços e práticas prestados além dos pontos fortes e fracos de cada curso/universidade. Em geral, informações sobre ensino, pesquisa e atividades de internacionalização são combinadas para gerar uma nota empregada em uma ordem de classificação. Este método é amplamente criticado por não apresentar uma unanimidade na formulação de seus indicadores e por relacionar o desempenho de uma instituição a apenas um número. Frente ao exposto, esta dissertação propôs um meio alternativo ao ranqueamento acadêmico, a utilização de técnicas de agrupamento com redes neurais. Os mapas auto organizáveis (SOM) são modelos de redes neurais competitivas. Através de aprendizado não supervisionado, realizam um mapeamento entre dados multidimensionais para, em geral bidimensionais, que aproxima a densidade original das informações, sendo uma técnica bastante utilizada em áreas como análise de dados e reconhecimento de padrões. Este trabalho apresenta uma análise de corte transversal de dados das universidades brasileiras através do treinamento de mapas com dados do Ranking Universitário Folha de 2014 e 2019. A partir dos perfis dos agrupamentos, após a segmentação dos mapas treinados, é possível identificar os pontos positivos e negativos de cada agrupamento. Com a identificação das Instituições de Ensino Superior (IES) nestes diferentes anos, foi realizada uma análise das transições entre os agrupamentos nos anos de 2014 e 2019. São mostradas comparações dos perfis dos agrupamentos objetivando caracterizar seu comportamento no período analisado e se mostrando uma nova alternativa de análise dos dados de desempenho das IES, o estudo permite também verificar disparidades existentes entre as regiões do Brasil.
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A avaliação universitária tem sido foco de vários rankings em todo mundo e são um exemplo de influência na mudança de paradigma das universidades, pois os resultados positivos advindos do processo de avaliação proporcionam a essas instituições reputação, prestígio social e acadêmico, além de um benchmark entre as instituições acerca dos serviços e práticas prestados além dos pontos fortes e fracos de cada curso/universidade. Em geral, informações sobre ensino, pesquisa e atividades de internacionalização são combinadas para gerar uma nota empregada em uma ordem de classificação. Este método é amplamente criticado por não apresentar uma unanimidade na formulação de seus indicadores e por relacionar o desempenho de uma instituição a apenas um número. Frente ao exposto, esta dissertação propôs um meio alternativo ao ranqueamento acadêmico, a utilização de técnicas de agrupamento com redes neurais. Os mapas auto organizáveis (SOM) são modelos de redes neurais competitivas. Através de aprendizado não supervisionado, realizam um mapeamento entre dados multidimensionais para, em geral bidimensionais, que aproxima a densidade original das informações, sendo uma técnica bastante utilizada em áreas como análise de dados e reconhecimento de padrões. Este trabalho apresenta uma análise de corte transversal de dados das universidades brasileiras através do treinamento de mapas com dados do Ranking Universitário Folha de 2014 e 2019. A partir dos perfis dos agrupamentos, após a segmentação dos mapas treinados, é possível identificar os pontos positivos e negativos de cada agrupamento. Com a identificação das Instituições de Ensino Superior (IES) nestes diferentes anos, foi realizada uma análise das transições entre os agrupamentos nos anos de 2014 e 2019. São mostradas comparações dos perfis dos agrupamentos objetivando caracterizar seu comportamento no período analisado e se mostrando uma nova alternativa de análise dos dados de desempenho das IES, o estudo permite também verificar disparidades existentes entre as regiões do Brasil.The world lives in an era of knowledge and, due to a changing scenario, countries see in universities the possibility of being included in the world circuit of knowledge and skills. University evaluation has been the focus of several rankings worldwide and is an example of influence in the paradigm shift in universities, as the positive results from the evaluation process provide these institutions with a reputation, social and academic prestige, in addition to a benchmark among institutions about the services and practices provided in addition to the strengths and weaknesses of each course / university. In general, information on teaching, research and internationalization activities are combined to generate a grade used in a ranking order. This method is widely criticized for not showing unanimity in the formulation of its indicators and for relating the performance of an institution to just a number. In view of the above, this dissertation proposed an alternative means to academic ranking, the use of clustering techniques with neural networks. Self-organizing maps (SOM) are models of competitive neural networks. Through unsupervised learning, they perform a mapping between multidimensional data, generally two-dimensional, which approximates the original density of the information, being a technique widely used in areas such as data analysis and pattern recognition. This work presents a cross-sectional analysis of data from Brazilian universities through the training of maps with data from the 2014 and 2019 Ranking Universitário da Folha. From the profiles of the clusters, after the segmentation of the trained maps, it is possible to identify the positive points and of each group. With the identification of Higher Education Institutions (HEIs) in these different years, an analysis of the transitions between the clusters in the years 2014 and 2019 was carried out. Comparisons of the profiles of the clusters are shown in order to characterize their behavior in the analyzed period and showing a new one. As an alternative to the analysis of HEI performance data, the study also allows for the verification of disparities between the regions of Brazil.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃOUFRNBrasilAnálise de dadosMapas auto-organizáveisInstituições de Ensino SuperiorAnálise de agrupamentosAvaliação de desempenho acadêmico utilizando redes neurais: uma análise exploratória de dados de rankings universitáriosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALAvaliacaodesempenhoacademico_MaiaJunior_2020.pdfapplication/pdf12653710https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/47540/1/Avaliacaodesempenhoacademico_MaiaJunior_2020.pdf12b74ca0834437e4ecc3669d833eb6cbMD51123456789/475402022-06-03 20:37:39.458oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/47540Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-06-03T23:37:39Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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