Perfil, influências e preferências do público da terceira idade na escolha do destino turístico Natal/RN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Rafael Carneiro de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37695
Resumo: O trabalho abordado tem como objetivo analisar o perfil, as influências e preferências do público da terceira idade na escolha do destino turístico Natal/RN. Sabe-se que esse público, vem crescendo nos últimos anos, em que o mercado consumidor tenta atrair esse grande fluxo de pessoas, apesar da competitividade, com o intuito de segmentar esse mercado. Dessa forma, o turismo se torna uma das áreas beneficiadas, pelo fato da terceira idade possuírem tempo livre e ao mesmo tempo, buscarem alternativas para alcançar as suas necessidades e desejos. Com relação à metodologia da pesquisa, a mesma foi realizada de caráter descritivo – exploratório e possui abordagem quantitativa. A análise dos dados foi apresentada de forma descritiva através de gráficos. De acordo com a análise dos dados, pode- se observar, o quanto esse público possui autonomia para decidir a escolha dos destinos turísticos, para os quais irão se deslocar. Dessa forma, constatou-se, que a maioria dos entrevistados possuía o superior completo, renda acima de cinco salários, realizam as suas viagens em qualquer período do ano, permanecem no destino a partir de quatro dias, entre outros aspectos. Outra questão bastante importante, é que o público da terceira idade em sua maioria escolheu a cidade do Natal, pelo seu principal atrativo natural, o chamado turismo de sol e mar. Com relação aos destinos mais procurados, a grande maioria afirma que os nacionais se tornam mais atrativos, pois o país possui várias culturas, riquezas naturais, patrimônios históricos, e muitas outras atividades. Quando se trata do destino Natal escolhido, a boa imagem do local foi um dos pontos que mais atraiu a atenção dos turistas.
id UFRN_68934f55b0e7e5b0d79821c2e36fbb31
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/37695
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Oliveira, Rafael Carneiro dePorto, Carlos HumbertoChagas, Márcio Marreiro dasLima, Renata Mayara Moreira de2017-09-29T19:32:12Z2021-09-22T13:59:10Z2017-09-29T19:32:12Z2021-09-22T13:59:10Z20152010017862OLIVEIRA, Rafael Carneiro de. Perfil, influências e preferências do público da terceira idade na escolha do destino turístico Natal/RN. 2015. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo), Departamento de Turismo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37695Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilTurismoTerceira idadeDestinos turísticosSegmentação de mercadoNatal/RNPerfil, influências e preferências do público da terceira idade na escolha do destino turístico Natal/RNinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisO trabalho abordado tem como objetivo analisar o perfil, as influências e preferências do público da terceira idade na escolha do destino turístico Natal/RN. Sabe-se que esse público, vem crescendo nos últimos anos, em que o mercado consumidor tenta atrair esse grande fluxo de pessoas, apesar da competitividade, com o intuito de segmentar esse mercado. Dessa forma, o turismo se torna uma das áreas beneficiadas, pelo fato da terceira idade possuírem tempo livre e ao mesmo tempo, buscarem alternativas para alcançar as suas necessidades e desejos. Com relação à metodologia da pesquisa, a mesma foi realizada de caráter descritivo – exploratório e possui abordagem quantitativa. A análise dos dados foi apresentada de forma descritiva através de gráficos. De acordo com a análise dos dados, pode- se observar, o quanto esse público possui autonomia para decidir a escolha dos destinos turísticos, para os quais irão se deslocar. Dessa forma, constatou-se, que a maioria dos entrevistados possuía o superior completo, renda acima de cinco salários, realizam as suas viagens em qualquer período do ano, permanecem no destino a partir de quatro dias, entre outros aspectos. Outra questão bastante importante, é que o público da terceira idade em sua maioria escolheu a cidade do Natal, pelo seu principal atrativo natural, o chamado turismo de sol e mar. Com relação aos destinos mais procurados, a grande maioria afirma que os nacionais se tornam mais atrativos, pois o país possui várias culturas, riquezas naturais, patrimônios históricos, e muitas outras atividades. Quando se trata do destino Natal escolhido, a boa imagem do local foi um dos pontos que mais atraiu a atenção dos turistas.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTRafaelCO_Monografia.pdf.txtExtracted texttext/plain86984https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37695/1/RafaelCO_Monografia.pdf.txt7e8f89bed39e9954397280e7edabf4c0MD51ORIGINALRafaelCO_Monografia.pdfTurismoapplication/pdf581223https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37695/2/RafaelCO_Monografia.pdfe3b3690d71383a42d70322070434e577MD52LICENSElicense.txttext/plain756https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37695/3/license.txta80a9cda2756d355b388cc443c3d8a43MD53123456789/376952021-09-22 10:59:11.115oai:https://repositorio.ufrn.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-09-22T13:59:11Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pr_BR.fl_str_mv Perfil, influências e preferências do público da terceira idade na escolha do destino turístico Natal/RN
title Perfil, influências e preferências do público da terceira idade na escolha do destino turístico Natal/RN
spellingShingle Perfil, influências e preferências do público da terceira idade na escolha do destino turístico Natal/RN
Oliveira, Rafael Carneiro de
Terceira idade
Destinos turísticos
Segmentação de mercado
Natal/RN
title_short Perfil, influências e preferências do público da terceira idade na escolha do destino turístico Natal/RN
title_full Perfil, influências e preferências do público da terceira idade na escolha do destino turístico Natal/RN
title_fullStr Perfil, influências e preferências do público da terceira idade na escolha do destino turístico Natal/RN
title_full_unstemmed Perfil, influências e preferências do público da terceira idade na escolha do destino turístico Natal/RN
title_sort Perfil, influências e preferências do público da terceira idade na escolha do destino turístico Natal/RN
author Oliveira, Rafael Carneiro de
author_facet Oliveira, Rafael Carneiro de
author_role author
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Porto, Carlos Humberto
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Chagas, Márcio Marreiro das
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Rafael Carneiro de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lima, Renata Mayara Moreira de
contributor_str_mv Lima, Renata Mayara Moreira de
dc.subject.pr_BR.fl_str_mv Terceira idade
Destinos turísticos
Segmentação de mercado
Natal/RN
topic Terceira idade
Destinos turísticos
Segmentação de mercado
Natal/RN
description O trabalho abordado tem como objetivo analisar o perfil, as influências e preferências do público da terceira idade na escolha do destino turístico Natal/RN. Sabe-se que esse público, vem crescendo nos últimos anos, em que o mercado consumidor tenta atrair esse grande fluxo de pessoas, apesar da competitividade, com o intuito de segmentar esse mercado. Dessa forma, o turismo se torna uma das áreas beneficiadas, pelo fato da terceira idade possuírem tempo livre e ao mesmo tempo, buscarem alternativas para alcançar as suas necessidades e desejos. Com relação à metodologia da pesquisa, a mesma foi realizada de caráter descritivo – exploratório e possui abordagem quantitativa. A análise dos dados foi apresentada de forma descritiva através de gráficos. De acordo com a análise dos dados, pode- se observar, o quanto esse público possui autonomia para decidir a escolha dos destinos turísticos, para os quais irão se deslocar. Dessa forma, constatou-se, que a maioria dos entrevistados possuía o superior completo, renda acima de cinco salários, realizam as suas viagens em qualquer período do ano, permanecem no destino a partir de quatro dias, entre outros aspectos. Outra questão bastante importante, é que o público da terceira idade em sua maioria escolheu a cidade do Natal, pelo seu principal atrativo natural, o chamado turismo de sol e mar. Com relação aos destinos mais procurados, a grande maioria afirma que os nacionais se tornam mais atrativos, pois o país possui várias culturas, riquezas naturais, patrimônios históricos, e muitas outras atividades. Quando se trata do destino Natal escolhido, a boa imagem do local foi um dos pontos que mais atraiu a atenção dos turistas.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-09-29T19:32:12Z
2021-09-22T13:59:10Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-09-29T19:32:12Z
2021-09-22T13:59:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.pr_BR.fl_str_mv 2010017862
dc.identifier.citation.fl_str_mv OLIVEIRA, Rafael Carneiro de. Perfil, influências e preferências do público da terceira idade na escolha do destino turístico Natal/RN. 2015. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo), Departamento de Turismo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37695
identifier_str_mv 2010017862
OLIVEIRA, Rafael Carneiro de. Perfil, influências e preferências do público da terceira idade na escolha do destino turístico Natal/RN. 2015. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo), Departamento de Turismo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/37695
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Turismo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37695/1/RafaelCO_Monografia.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37695/2/RafaelCO_Monografia.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/37695/3/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 7e8f89bed39e9954397280e7edabf4c0
e3b3690d71383a42d70322070434e577
a80a9cda2756d355b388cc443c3d8a43
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814832767276417024