Nenhum poema para amanhã: experimentação poética e repetição como processo de formação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Quemuel Costa
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/56640
Resumo: Este artigo traz as etapas de criação do experimento poético Nenhum poema para amanhã, solo criado a partir dos poemas do poeta pernambucano Miró da Muribeca e da técnica dos Viewpoints de Anne Bogart e Tina Landau. O experimento poético foi criado de maneira solitária e somente depois de quatro meses recebeu a direção geral de Adriano Moraes. Da estreia em junho até dezembro de 2023, o experimento foi apresentado vinte vezes em diferentes contextos e lugares. O artigo registra a memória desse processo de criação, assim como também a experiências de algumas das apresentações. Como um dos resultados dessa criação se destaca a percepção de sua importância enquanto processo de formação de um artista a partir das repetidas apresentações de uma mesma obra.
id UFRN_6901359171e3a1e72c4050681871d4cf
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/56640
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Gomes, Quemuel Costahttps://orcid.org/0000-0002-4080-3487http://lattes.cnpq.br/3754934643841469Oliveira, Adriano Moraes de2023-12-21T12:19:31Z2023-12-21T12:19:31Z2023-12-07Gomes, Quemuel Costa. Nenhum poema para amanhã: experimentação poética e repetição como processo de formação. Orientador: Adriano Moraes de Oliveira. 2023. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Teatro) - Departamento de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/56640Este artigo traz as etapas de criação do experimento poético Nenhum poema para amanhã, solo criado a partir dos poemas do poeta pernambucano Miró da Muribeca e da técnica dos Viewpoints de Anne Bogart e Tina Landau. O experimento poético foi criado de maneira solitária e somente depois de quatro meses recebeu a direção geral de Adriano Moraes. Da estreia em junho até dezembro de 2023, o experimento foi apresentado vinte vezes em diferentes contextos e lugares. O artigo registra a memória desse processo de criação, assim como também a experiências de algumas das apresentações. Como um dos resultados dessa criação se destaca a percepção de sua importância enquanto processo de formação de um artista a partir das repetidas apresentações de uma mesma obra.This article presents the stages of creation of the poetic experiment No poem for tomorrow, a solo created from the poems of the Pernambuco poet Miró da Muribeca and the Viewpoints technique of Anne Bogart and Tina Landau. The poetic experiment was created alone and only after four months received the general direction of Adriano Moraes. From its premiere in June until December 2023, the experiment was presented twenty times in different contexts and places. The article records the memory of the creation process, as well as the experiences of some of the presentations. As one of the results of this creation, the perception of its importance as an artist's formative process based on repeated presentations of the same work stands out.Universidade Federal do Rio Grande do NorteLicenciatura em TeatroUFRNBrasilDepartamento de ArtesCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATROMiró da MuribecaProcesso CriativoTeatro negroTeatro potiguarViewpointsNenhum poema para amanhã: experimentação poética e repetição como processo de formaçãoNo poem for tomorrow: poetic experimentation and repetition as a process of traininginfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALTCC_Quemuel Costa Gomes.pdfTCC_Quemuel Costa Gomes.pdfapplication/pdf1095731https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/56640/1/TCC_Quemuel%20Costa%20Gomes.pdf95600e8593ad3e5f15857768e06baf61MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/56640/2/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD52123456789/566402023-12-21 09:19:31.322oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-12-21T12:19:31Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Nenhum poema para amanhã: experimentação poética e repetição como processo de formação
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv No poem for tomorrow: poetic experimentation and repetition as a process of training
title Nenhum poema para amanhã: experimentação poética e repetição como processo de formação
spellingShingle Nenhum poema para amanhã: experimentação poética e repetição como processo de formação
Gomes, Quemuel Costa
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO
Miró da Muribeca
Processo Criativo
Teatro negro
Teatro potiguar
Viewpoints
title_short Nenhum poema para amanhã: experimentação poética e repetição como processo de formação
title_full Nenhum poema para amanhã: experimentação poética e repetição como processo de formação
title_fullStr Nenhum poema para amanhã: experimentação poética e repetição como processo de formação
title_full_unstemmed Nenhum poema para amanhã: experimentação poética e repetição como processo de formação
title_sort Nenhum poema para amanhã: experimentação poética e repetição como processo de formação
author Gomes, Quemuel Costa
author_facet Gomes, Quemuel Costa
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-4080-3487
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3754934643841469
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Quemuel Costa
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Oliveira, Adriano Moraes de
contributor_str_mv Oliveira, Adriano Moraes de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO
Miró da Muribeca
Processo Criativo
Teatro negro
Teatro potiguar
Viewpoints
dc.subject.por.fl_str_mv Miró da Muribeca
Processo Criativo
Teatro negro
Teatro potiguar
Viewpoints
description Este artigo traz as etapas de criação do experimento poético Nenhum poema para amanhã, solo criado a partir dos poemas do poeta pernambucano Miró da Muribeca e da técnica dos Viewpoints de Anne Bogart e Tina Landau. O experimento poético foi criado de maneira solitária e somente depois de quatro meses recebeu a direção geral de Adriano Moraes. Da estreia em junho até dezembro de 2023, o experimento foi apresentado vinte vezes em diferentes contextos e lugares. O artigo registra a memória desse processo de criação, assim como também a experiências de algumas das apresentações. Como um dos resultados dessa criação se destaca a percepção de sua importância enquanto processo de formação de um artista a partir das repetidas apresentações de uma mesma obra.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-12-21T12:19:31Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-12-21T12:19:31Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-12-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Gomes, Quemuel Costa. Nenhum poema para amanhã: experimentação poética e repetição como processo de formação. Orientador: Adriano Moraes de Oliveira. 2023. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Teatro) - Departamento de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/56640
identifier_str_mv Gomes, Quemuel Costa. Nenhum poema para amanhã: experimentação poética e repetição como processo de formação. Orientador: Adriano Moraes de Oliveira. 2023. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Teatro) - Departamento de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/56640
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv Licenciatura em Teatro
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Departamento de Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/56640/1/TCC_Quemuel%20Costa%20Gomes.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/56640/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 95600e8593ad3e5f15857768e06baf61
e9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814832681743024128