Nenhum poema para amanhã: experimentação poética e repetição como processo de formação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/56640 |
Resumo: | Este artigo traz as etapas de criação do experimento poético Nenhum poema para amanhã, solo criado a partir dos poemas do poeta pernambucano Miró da Muribeca e da técnica dos Viewpoints de Anne Bogart e Tina Landau. O experimento poético foi criado de maneira solitária e somente depois de quatro meses recebeu a direção geral de Adriano Moraes. Da estreia em junho até dezembro de 2023, o experimento foi apresentado vinte vezes em diferentes contextos e lugares. O artigo registra a memória desse processo de criação, assim como também a experiências de algumas das apresentações. Como um dos resultados dessa criação se destaca a percepção de sua importância enquanto processo de formação de um artista a partir das repetidas apresentações de uma mesma obra. |
id |
UFRN_6901359171e3a1e72c4050681871d4cf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/56640 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Gomes, Quemuel Costahttps://orcid.org/0000-0002-4080-3487http://lattes.cnpq.br/3754934643841469Oliveira, Adriano Moraes de2023-12-21T12:19:31Z2023-12-21T12:19:31Z2023-12-07Gomes, Quemuel Costa. Nenhum poema para amanhã: experimentação poética e repetição como processo de formação. Orientador: Adriano Moraes de Oliveira. 2023. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Teatro) - Departamento de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/56640Este artigo traz as etapas de criação do experimento poético Nenhum poema para amanhã, solo criado a partir dos poemas do poeta pernambucano Miró da Muribeca e da técnica dos Viewpoints de Anne Bogart e Tina Landau. O experimento poético foi criado de maneira solitária e somente depois de quatro meses recebeu a direção geral de Adriano Moraes. Da estreia em junho até dezembro de 2023, o experimento foi apresentado vinte vezes em diferentes contextos e lugares. O artigo registra a memória desse processo de criação, assim como também a experiências de algumas das apresentações. Como um dos resultados dessa criação se destaca a percepção de sua importância enquanto processo de formação de um artista a partir das repetidas apresentações de uma mesma obra.This article presents the stages of creation of the poetic experiment No poem for tomorrow, a solo created from the poems of the Pernambuco poet Miró da Muribeca and the Viewpoints technique of Anne Bogart and Tina Landau. The poetic experiment was created alone and only after four months received the general direction of Adriano Moraes. From its premiere in June until December 2023, the experiment was presented twenty times in different contexts and places. The article records the memory of the creation process, as well as the experiences of some of the presentations. As one of the results of this creation, the perception of its importance as an artist's formative process based on repeated presentations of the same work stands out.Universidade Federal do Rio Grande do NorteLicenciatura em TeatroUFRNBrasilDepartamento de ArtesCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATROMiró da MuribecaProcesso CriativoTeatro negroTeatro potiguarViewpointsNenhum poema para amanhã: experimentação poética e repetição como processo de formaçãoNo poem for tomorrow: poetic experimentation and repetition as a process of traininginfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALTCC_Quemuel Costa Gomes.pdfTCC_Quemuel Costa Gomes.pdfapplication/pdf1095731https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/56640/1/TCC_Quemuel%20Costa%20Gomes.pdf95600e8593ad3e5f15857768e06baf61MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/56640/2/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD52123456789/566402023-12-21 09:19:31.322oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-12-21T12:19:31Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Nenhum poema para amanhã: experimentação poética e repetição como processo de formação |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
No poem for tomorrow: poetic experimentation and repetition as a process of training |
title |
Nenhum poema para amanhã: experimentação poética e repetição como processo de formação |
spellingShingle |
Nenhum poema para amanhã: experimentação poética e repetição como processo de formação Gomes, Quemuel Costa CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO Miró da Muribeca Processo Criativo Teatro negro Teatro potiguar Viewpoints |
title_short |
Nenhum poema para amanhã: experimentação poética e repetição como processo de formação |
title_full |
Nenhum poema para amanhã: experimentação poética e repetição como processo de formação |
title_fullStr |
Nenhum poema para amanhã: experimentação poética e repetição como processo de formação |
title_full_unstemmed |
Nenhum poema para amanhã: experimentação poética e repetição como processo de formação |
title_sort |
Nenhum poema para amanhã: experimentação poética e repetição como processo de formação |
author |
Gomes, Quemuel Costa |
author_facet |
Gomes, Quemuel Costa |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0002-4080-3487 |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3754934643841469 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Quemuel Costa |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Oliveira, Adriano Moraes de |
contributor_str_mv |
Oliveira, Adriano Moraes de |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO Miró da Muribeca Processo Criativo Teatro negro Teatro potiguar Viewpoints |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Miró da Muribeca Processo Criativo Teatro negro Teatro potiguar Viewpoints |
description |
Este artigo traz as etapas de criação do experimento poético Nenhum poema para amanhã, solo criado a partir dos poemas do poeta pernambucano Miró da Muribeca e da técnica dos Viewpoints de Anne Bogart e Tina Landau. O experimento poético foi criado de maneira solitária e somente depois de quatro meses recebeu a direção geral de Adriano Moraes. Da estreia em junho até dezembro de 2023, o experimento foi apresentado vinte vezes em diferentes contextos e lugares. O artigo registra a memória desse processo de criação, assim como também a experiências de algumas das apresentações. Como um dos resultados dessa criação se destaca a percepção de sua importância enquanto processo de formação de um artista a partir das repetidas apresentações de uma mesma obra. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-12-21T12:19:31Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-12-21T12:19:31Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-12-07 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Gomes, Quemuel Costa. Nenhum poema para amanhã: experimentação poética e repetição como processo de formação. Orientador: Adriano Moraes de Oliveira. 2023. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Teatro) - Departamento de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/56640 |
identifier_str_mv |
Gomes, Quemuel Costa. Nenhum poema para amanhã: experimentação poética e repetição como processo de formação. Orientador: Adriano Moraes de Oliveira. 2023. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Teatro) - Departamento de Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/56640 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Licenciatura em Teatro |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Departamento de Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/56640/1/TCC_Quemuel%20Costa%20Gomes.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/56640/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
95600e8593ad3e5f15857768e06baf61 e9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814832681743024128 |