Ferramenta de tecnologia educacional digital para cuidado de pessoas com sequelas pós-COVID-19: uma proposta voltada para os agentes comunitários de saúde
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48436 |
Resumo: | A Pandemia causada pela COVID-19 constitui uma emergência de saúde pública de importância internacional, devido à alta velocidade de transmissão, número crescente de casos e óbitos em todo o mundo. As medidas de controle, como o distanciamento social, práticas de higienização, uso de máscara e vacinação são importantes para diminuir sua transmissibilidade. Além disso, após a melhora dos sintomas clássicos dessa doença, e mesmo após alta hospitalar, o indivíduo pode apresentar sequelas. A divulgação de informações claras, consistentes e baseadas em evidências é fundamental para o controle de sequelas provocadas por essa enfermidade. Assim, a pesquisa teve por objetivo construir material educativo digital sobre orientações para o cuidado de sequelas pós-COVID-19, voltado a Agentes Comunitários de Saúde. Trata-se de uma pesquisa metodológica para elaboração de ferramenta de tecnologia educacional digital. O estudo foi executado em duas etapas. A primeira consistiu-se de uma revisão de literatura de periódicos nacionais e internacionais onde foram levantadas informações pertinentes ao cuidado de sequelas pós-COVID-19, dos quais foram extraídos os dados que serviram de base para a elaboração do material informativo. Já na segunda, realizou-se o levantamento dos conteúdos teóricos para construção da ferramenta educacional para instrumentalizar ACS sobre orientações para o cuidado de sequelas pós-COVID-19. Por fim, utilizou-se o software Adobe Photoshop, caracterizado como editor de imagens desenvolvido pela Adobe Systems. Foram incluídas orientações sobre fadiga e dispneia aos esforços; tristeza; mobilidade articular e função cardiovascular; deficiência neurológica e cognitiva; disfagia e diminuição do odor e sabor dos alimentos. A pesquisa permitiu sumarizar uma gama de conhecimentos sobre os cuidados com possíveis sequelas resultantes da COVID-19. Espera-se que o material seja acessível à Agentes Comunitários de Saúde e contribua na melhor adesão às medidas de cuidado diante das sequelas, impactando na melhoria da qualidade de vida da população. |
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Holanda, José Rebberty Rodrigohttp://lattes.cnpq.br/0059854005351737http://lattes.cnpq.br/1088076378928302Silva, Richardson Augusto Rosendo dahttps://orcid.org/0000-0001-6290-9365http://lattes.cnpq.br/2184669241700299Deca Júnior, AureanAzevedo, George Dantas de2022-07-11T20:57:00Z2022-07-11T20:57:00Z2022-03-25HOLANDA, José Rebberty Rodrigo. Ferramenta de tecnologia educacional digital para cuidado de pessoas com sequelas pós-COVID-19: uma proposta voltada para os agentes comunitários de saúde. 2022. 59f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino na Saúde) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/48436A Pandemia causada pela COVID-19 constitui uma emergência de saúde pública de importância internacional, devido à alta velocidade de transmissão, número crescente de casos e óbitos em todo o mundo. As medidas de controle, como o distanciamento social, práticas de higienização, uso de máscara e vacinação são importantes para diminuir sua transmissibilidade. Além disso, após a melhora dos sintomas clássicos dessa doença, e mesmo após alta hospitalar, o indivíduo pode apresentar sequelas. A divulgação de informações claras, consistentes e baseadas em evidências é fundamental para o controle de sequelas provocadas por essa enfermidade. Assim, a pesquisa teve por objetivo construir material educativo digital sobre orientações para o cuidado de sequelas pós-COVID-19, voltado a Agentes Comunitários de Saúde. Trata-se de uma pesquisa metodológica para elaboração de ferramenta de tecnologia educacional digital. O estudo foi executado em duas etapas. A primeira consistiu-se de uma revisão de literatura de periódicos nacionais e internacionais onde foram levantadas informações pertinentes ao cuidado de sequelas pós-COVID-19, dos quais foram extraídos os dados que serviram de base para a elaboração do material informativo. Já na segunda, realizou-se o levantamento dos conteúdos teóricos para construção da ferramenta educacional para instrumentalizar ACS sobre orientações para o cuidado de sequelas pós-COVID-19. Por fim, utilizou-se o software Adobe Photoshop, caracterizado como editor de imagens desenvolvido pela Adobe Systems. Foram incluídas orientações sobre fadiga e dispneia aos esforços; tristeza; mobilidade articular e função cardiovascular; deficiência neurológica e cognitiva; disfagia e diminuição do odor e sabor dos alimentos. A pesquisa permitiu sumarizar uma gama de conhecimentos sobre os cuidados com possíveis sequelas resultantes da COVID-19. Espera-se que o material seja acessível à Agentes Comunitários de Saúde e contribua na melhor adesão às medidas de cuidado diante das sequelas, impactando na melhoria da qualidade de vida da população.The pandemic caused by COVID-19 constitutes a public health emergency of international importance, due to the high speed of transmission, increasing number of cases and deaths worldwide. Control measures such as social distancing, hygiene practices, mask use and vaccination are important to reduce its transmissibility. In addition, after improvement of the classic symptoms of this disease, and even after hospital discharge, the individual may have sequelae. The dissemination of clear, consistent and evidence-based information is essential for the control of sequelae caused by this disease. Thus, the research aimed to build digital educational material on guidelines for the care of post-COVID-19 sequelae, aimed at Community Health Agents. This is a methodological research for the elaboration of an educational booklet. The study was carried out in two stages. The first consisted of a literature review of national and international journals where information relevant to the care of postCOVID-19 sequelae was collected, from which the data that served as a basis for the preparation of the informative material were extracted. In the second, a survey of theoretical content was carried out for the construction of the digital booklet to provide CHAs on guidelines for the care of post-COVID-19 sequelae. Finally, Adobe Photoshop software was used, characterized as an image editor developed by Adobe Systems. Guidelines on fatigue and dyspnea on exertion were included; sadness; joint mobility and cardiovascular function; neurological and cognitive impairment; dysphagia and decreased odor and taste of food. The research allowed us to summarize a range of knowledge about care with possible sequelae resulting from COVID-19. It is expected that the material will be accessible to Community Health Agents and contribute to better adherence to care measures in the face of sequelae, impacting on improving the population's quality of life.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENSINO NA SAÚDEUFRNBrasilCovid-19Infecções por coronavírusTecnologia digitalEducação em SaúdeAgentes comunitários de saúdeFerramenta de tecnologia educacional digital para cuidado de pessoas com sequelas pós-COVID-19: uma proposta voltada para os agentes comunitários de saúdeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALFerramentatecnologiaeducacional_Holanda_2022.pdfapplication/pdf3560253https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/48436/1/Ferramentatecnologiaeducacional_Holanda_2022.pdfbf5787bfb851b6ed1d058064ee0d1810MD51123456789/484362022-07-11 17:57:35.704oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/48436Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-07-11T20:57:35Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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