Desenvolvimento gerencial na Universidade Federal do Cariri: percepções dos gestores acerca das competências gerenciais e das modalidades de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Feitosa, Lílian Cavalcante
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/45645
Resumo: O processo de Treinamento, Desenvolvimento e Educação (TD&E) tornou-se um tema emergente no contexto da administração pública, que necessita de servidores cada vez mais detentores de competências adequadas, não apenas nas funções técnicas, mas também de gestão. No entanto, as práticas de TD&E tradicionais já não respondem integralmente as expectativas para o desenvolvimento gerencial. À vista disso, o questionamento sobre “o que” se aprende (competências) muda de enfoque, visando entender também “como” se aprende, a fim de promover ambientes de aprendizado e de estímulo ao novo, de maneira a se materializar resultados efetivos e consistentes. Este trabalho buscou analisar a influência das modalidades de aprendizagem para o desenvolvimento das competências gerenciais, na percepção dos gestores na UFCA. Trata-se de um estudo descritivo, quali-quantitativo, com aplicação de questionários semi-estruturados a servidores gestores da UFCA. Os resultados revelaram o perfil sociodemográfico dos gestores participantes, além do alto índice de concordância para o desenvolvimento de competências gerenciais com ênfase sobre as competências políticas; e uma maior frequência das modalidades de aprendizagem: Acesso a banco de dados, leitura de textos, interações causais e treinamento tradicional. Verificou-se também que há influência na ‘Leitura de textos/banco de dados’ e ‘Interações causais’ para o desenvolvimento das competências gerenciais. Em relação a formulação de ações de desenvolvimento, foram categorizadas sugestões sobre as competências gerenciais a serem ensinadas, modalidades de Aprendizagem e outras informações que auxiliam na formulação de um programa de formação gerencial. Por fim, foram feitas recomendações visando o desenvolvimento das competências gerenciais na UFCA. Espera-se que este trabalho contribua para construção de ações mais compatíveis aos modelos de gestão da realidade pública, aos perfis dos gestores institucionais e consequentemente, melhores entregas a sociedade, observado o atendimento aos normativos legais, a racionalização e a efetividade do investimento público.
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No entanto, as práticas de TD&E tradicionais já não respondem integralmente as expectativas para o desenvolvimento gerencial. À vista disso, o questionamento sobre “o que” se aprende (competências) muda de enfoque, visando entender também “como” se aprende, a fim de promover ambientes de aprendizado e de estímulo ao novo, de maneira a se materializar resultados efetivos e consistentes. Este trabalho buscou analisar a influência das modalidades de aprendizagem para o desenvolvimento das competências gerenciais, na percepção dos gestores na UFCA. Trata-se de um estudo descritivo, quali-quantitativo, com aplicação de questionários semi-estruturados a servidores gestores da UFCA. Os resultados revelaram o perfil sociodemográfico dos gestores participantes, além do alto índice de concordância para o desenvolvimento de competências gerenciais com ênfase sobre as competências políticas; e uma maior frequência das modalidades de aprendizagem: Acesso a banco de dados, leitura de textos, interações causais e treinamento tradicional. Verificou-se também que há influência na ‘Leitura de textos/banco de dados’ e ‘Interações causais’ para o desenvolvimento das competências gerenciais. Em relação a formulação de ações de desenvolvimento, foram categorizadas sugestões sobre as competências gerenciais a serem ensinadas, modalidades de Aprendizagem e outras informações que auxiliam na formulação de um programa de formação gerencial. Por fim, foram feitas recomendações visando o desenvolvimento das competências gerenciais na UFCA. Espera-se que este trabalho contribua para construção de ações mais compatíveis aos modelos de gestão da realidade pública, aos perfis dos gestores institucionais e consequentemente, melhores entregas a sociedade, observado o atendimento aos normativos legais, a racionalização e a efetividade do investimento público.The process of Training, Development and Education (TD&E) has become an emerging theme in the context of public administration, which increasingly needs servants with appropriate skills, not only in technical functions, but also management. However, the practices of traditional TD&E no longer fully meet the expectations for managerial development. In view of this, the questioning about “what” is learned (competencies) changes focus, aiming to understand also “how” it is learned, in order to promote learning environments and stimulate the new, in order to materialize effective and consistent results. This work sought to analyze the influence of learning modalities for the development of managerial competencies, in the perception of managers at UFCA. This is a descriptive study, quali-quantitative, with application of semi-structured questionnaires to servers managers of the UFCA. The results revealed the socio-demographic profile of the participating managers, in addition to the high rate of agreement for the development of managerial competencies with emphasis on political competencies; and a higher frequency of the learning modalities: Database access, text reading, causal interactions, and traditional training. It was also found that there is influence on ‘Reading texts/database’ and ‘Causal interactions’ for the development of managerial competencies. Regarding the formulation of development actions, suggestions were categorized about the managerial competencies to be taught, Learning modalities and other information that assist in the formulation of a management training program. Finally, recommendations were made aimed at the development of managerial competencies at UFCA. It is expected that this work contributes to the construction of actions that are more compatible with the management models of the public reality, to the profiles of institutional managers and, consequently, to better deliveries to society, observing the compliance with legal regulations, rationalization and effectiveness of public investment.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICAUFRNBrasilCompetências gerenciaisModalidades de aprendizagemGestores públicosUniversidade públicaDesenvolvimento gerencial na Universidade Federal do Cariri: percepções dos gestores acerca das competências gerenciais e das modalidades de aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALDesenvolvimentogerencialUniversidade_Feitosa_2021.pdfapplication/pdf5488704https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/45645/1/DesenvolvimentogerencialUniversidade_Feitosa_2021.pdf50db973674ce972d541010a543de0467MD51123456789/456452022-05-02 12:46:18.566oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/45645Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-05-02T15:46:18Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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