Tecnologias leves para a promoção das habilidades de comunicação na atenção primária à saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mata, Adala Nayana de Sousa
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28379
Resumo: Habilidades de comunicação constituem como importante ferramenta para sistemas e serviços de saúde centrados no paciente. A relação profissional-paciente eficaz deve considerar as necessidades do paciente, colocando-o como sujeito ativo no processo de decisão dos seus cuidados de saúde. A melhoria do cuidado pode ser estimulada por meio de avaliação e treinamento em habilidades de comunicação que permitam mudanças de comportamento na prática clínica. O presente estudo tem como objetivo desenvolver tecnologias para a melhoria das habilidades de comunicação dos profissionais da Atenção Primária à Saúde. Estrutura-se em modelo metodológico de duas fases. A fase 1 contempla o estudo de Revisão Sistemática e o processo de Adaptação transcultural e validação do Questionário de Autoeficácia (SE-12), e a fase 2, a construção do programa de promoção das habilidades de comunicação. A execução da Revisão Sistemática foi desenvolvida para fornecer informações científicas sobre os treinamentos em habilidades de comunicação eficazes para a melhoria da autoeficácia de profissionais de saúde. Foram incluídos 5 estudos clínicos que investigam a eficácia de treinamentos de habilidades de comunicação, por meio de busca em 8 bases de dados, sendo extraídas informações sobre tempo, conteúdo e métodos de avaliação empregados. A qualidade dos estudos foi avaliada pelo Risk of Bias pelo software RevMan. A revisão apontou que os programas contemplam conteúdos relacionados aos conceitos básicos de comunicação, contextualizados a realidade em que os profissionais estão inseridos, e centrados no paciente. Utilizam estratégias de aprendizagem centrada no aluno, como vídeos e role play, apontando melhoria nas habilidades de comunicação após a intervenção. O processo de adaptação transcultural e validação do Questionário de Autoeficácia (SE-12) foi realizado por meio de metodologia padrão, por meio das etapas: equivalência conceitual e de itens, equivalência semântica (traduções, retraduções, apreciação formal, discussão e síntese e pré-teste), equivalência operacional e idiomática e equivalência de mensuração, por meio da análise da consistência interna pelo Alpha de Cronbach (α) e análise fatorial exploratória. Foi produzido um instrumento viável ao contexto brasileiro, que após alguns ajustes foi considerado válido, apresentando alta consistência interna (α = 0,946), e a análise fatorial apontando um único fator dominante no SE-12, com alta correlação entre os itens. A fase 2 se constitui da construção de um programa de treinamento de habilidades de comunicação para profissionais de saúde, composto por 2 módulos de conteúdos, que devem abordar conceitos básicos e temas específicos de comunicação, por meio de metodologias ativas de aprendizagem. O programa deve ser executado através de 3 encontros em cada módulo, com acompanhamento em 12 meses. A avaliação dos participantes deve acontecer em seis momentos, por meio do Questionário de Autoeficácia (SEbr-12) e a Escala Jefferson de Empatia. A sistematização das evidências científicas, a construção de uma medida precisa e útil para avaliar a autoeficácia de comunicação de profissionais de saúde, e a proposta de um programa de intervenção em habilidades de comunicação podem instrumentalizar os processos de melhoria que tem como foco o cuidado centrado ao paciente.
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O presente estudo tem como objetivo desenvolver tecnologias para a melhoria das habilidades de comunicação dos profissionais da Atenção Primária à Saúde. Estrutura-se em modelo metodológico de duas fases. A fase 1 contempla o estudo de Revisão Sistemática e o processo de Adaptação transcultural e validação do Questionário de Autoeficácia (SE-12), e a fase 2, a construção do programa de promoção das habilidades de comunicação. A execução da Revisão Sistemática foi desenvolvida para fornecer informações científicas sobre os treinamentos em habilidades de comunicação eficazes para a melhoria da autoeficácia de profissionais de saúde. Foram incluídos 5 estudos clínicos que investigam a eficácia de treinamentos de habilidades de comunicação, por meio de busca em 8 bases de dados, sendo extraídas informações sobre tempo, conteúdo e métodos de avaliação empregados. A qualidade dos estudos foi avaliada pelo Risk of Bias pelo software RevMan. A revisão apontou que os programas contemplam conteúdos relacionados aos conceitos básicos de comunicação, contextualizados a realidade em que os profissionais estão inseridos, e centrados no paciente. Utilizam estratégias de aprendizagem centrada no aluno, como vídeos e role play, apontando melhoria nas habilidades de comunicação após a intervenção. O processo de adaptação transcultural e validação do Questionário de Autoeficácia (SE-12) foi realizado por meio de metodologia padrão, por meio das etapas: equivalência conceitual e de itens, equivalência semântica (traduções, retraduções, apreciação formal, discussão e síntese e pré-teste), equivalência operacional e idiomática e equivalência de mensuração, por meio da análise da consistência interna pelo Alpha de Cronbach (α) e análise fatorial exploratória. Foi produzido um instrumento viável ao contexto brasileiro, que após alguns ajustes foi considerado válido, apresentando alta consistência interna (α = 0,946), e a análise fatorial apontando um único fator dominante no SE-12, com alta correlação entre os itens. A fase 2 se constitui da construção de um programa de treinamento de habilidades de comunicação para profissionais de saúde, composto por 2 módulos de conteúdos, que devem abordar conceitos básicos e temas específicos de comunicação, por meio de metodologias ativas de aprendizagem. O programa deve ser executado através de 3 encontros em cada módulo, com acompanhamento em 12 meses. A avaliação dos participantes deve acontecer em seis momentos, por meio do Questionário de Autoeficácia (SEbr-12) e a Escala Jefferson de Empatia. A sistematização das evidências científicas, a construção de uma medida precisa e útil para avaliar a autoeficácia de comunicação de profissionais de saúde, e a proposta de um programa de intervenção em habilidades de comunicação podem instrumentalizar os processos de melhoria que tem como foco o cuidado centrado ao paciente.Communication skills used as an important tool for patient-centered health systems and services. An effective professional-patient relationship should consider the patient's needs, placing them as an active subject in the decision-making process of their healthcare. Improved care can be stimulated through assessment and training in communication skills that enable behavioral changes in clinical practice. This study aims to develop technologies to improve communication skills of primary health care professionals. It is structured in a two-phase methodological model. Phase 1 includes the Systematic Review study and the process of cross-cultural adaptation and validation of the Self-Efficacy Questionnaire (SE-12), and phase 2, the construction of the communication skills promotion program. The implementation of the Systematic Review was designed to provide scientific information on effective communication skills training to improve the self-efficacy of health professionals. We included 5 clinical studies investigating the effectiveness of communication skills training by searching 8 databases, extracting information on time, content and assessment methods employed. The quality of the studies was assessed by Risk of Bias by RevMan software. The review pointed out that the programs include content related to the basic concepts of communication, contextualized to the reality in which professionals are inserted, and patientcentered. They use student-centered learning strategies such as videos and role play, pointing to improved communication skills after the intervention. the process of cross-cultural adaptation and validation of the Self-Efficacy Questionnaire (SE-12) was performed using standard methodology, through the following steps: conceptual and item equivalence, semantic equivalence (translations, retranslations, formal appraisal, discussion and synthesis, and pretest), operational and idiomatic equivalence, and measurement equivalence through Cronbach's Alpha (α) internal consistency analysis and exploratory factor analysis. A viable instrument was produced for the Brazilian context, which after some adjustments was considered valid, presenting high internal consistency (α = 0.946), and factor analysis indicating a single dominant factor in SE-12, with high correlation between items. Phase 2 is the construction of a communication skills training program for health professionals, consisting of 2 content modules, which should address basic concepts and specific themes of communication through active learning methodologies. The program should be implemented through 3 meetings in each module, with follow-up at 12 months. The evaluation of the participants should take place in six moments, through the Self-efficacy Questionnaire (SEbr-12) and the Jefferson Empathy Scale. The systematization of scientific evidence, the construction of an accurate and useful measure to assess the self-efficacy of communication of health professionals, and the proposal of a communication skills intervention program can instrument the improvement processes that focus on focused care. to the patient.2020-12-13CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVAComunicaçãoRelação profissional-pacienteMelhoria da qualidadeAssistência centrada no pacienteAtenção primária à saúdeTecnologias leves para a promoção das habilidades de comunicação na atenção primária à saúdeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE COLETIVAUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTTecnologiaslevespromocao_Mata_2019.pdf.txtTecnologiaslevespromocao_Mata_2019.pdf.txtExtracted texttext/plain283850https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28379/2/Tecnologiaslevespromocao_Mata_2019.pdf.txt138c74f55aac3596f28cd337c1774b9bMD52THUMBNAILTecnologiaslevespromocao_Mata_2019.pdf.jpgTecnologiaslevespromocao_Mata_2019.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1363https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28379/3/Tecnologiaslevespromocao_Mata_2019.pdf.jpg2ab04eaefdaf772d3b21fb068fb2f73bMD53ORIGINALTecnologiaslevespromocao_Mata_2019.pdfapplication/pdf3090343https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28379/1/Tecnologiaslevespromocao_Mata_2019.pdf3d5d9efc185fead25547bb383bfc7a51MD51123456789/283792024-03-19 01:01:46.015oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/28379Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2024-03-19T04:01:46Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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