O processo formativo de cuidadores de idosos: o portfólio como artefato de letramento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Carlos Henrique da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47196
Resumo: O aumento da expectativa de vida das pessoas, já notado em países desenvolvidos é percebido agora também no Brasil, razão pela qual tem despertado o interesse de pesquisadores sobre o tema do envelhecimento. Isso implica dizer que teremos nas próximas décadas um percentual significativo de idosos que necessitarão de cuidados especializados, uma vez que o processo de envelhecimento natural promove modificações no corpo em virtude das doenças crônicodegenerativas que acompanham a velhice. A partir desse contexto surge a necessidade de qualificar cuidadores de idosos a fim de dar conta dessa demanda crescente. Nesta tese, objetivamos descrever o processo formativo para atividade de cuidadores de idosos como evento de letramento. O curso de formação eleito para essa investigação foi ofertado pela Escola de Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (ESUFRN), através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC). Em termos metodológicos, o estudo se insere na área da Linguística Aplicada (MOITA LOPES, 2009; 2016) e segue uma abordagem de dados de pesquisa qualitativa com perspectiva interpretativista. (BODGAN; BIKLEN, 1994 e MINAYO, 1999). O corpus é constituído a partir de portfólios produzidos por dez cursistas em formação e um questionário aplicado com os participantes da pesquisa. Em relação aos fundamentos teóricos, a investigação se ancora nos pressupostos dos Estudos do Letramento como prática social (HEATH, 1983; BARTON, 1993, 1998; STREET, 2006; BARTON; HAMILTON, 2000, KLEIMAN, 1995, 2005); nas discussões sobre o Letramento em Saúde (PAZ, 2008; SILVA, 2013; MELO, 2016); dos Estudos alusivos ao uso do portfólio (CARVALHO; PORTO, 2005; AMBRÓSIO, 2015). A análise dos dados apontam a relevância do processo formativo dos cuidadores de idosos, mais precisamente do curso de cuidadores de idosos promovido por meio da ESUFRN/PRONATEC como também para a produção de portfólios como artefato de letramento, por intermédio dos quais os participantes do curso, além de cumprirem um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), também descrevem nele o seu percurso de formação, fazem reflexões sobre os conteúdos estudados e suas possíveis implicações para a prática laboral, inclusive as mudanças de atitude que devem assumir ao exercer o ofício, o que sinaliza o uso de portfólios como artefato formativo. Em termos de contribuições, este trabalho coopera para a expansão das discussões referentes aos letramentos, notadamente às questões que envolvem a formação e as atividades laborais do cuidador de idoso, como ofício em ascensão no mercado de trabalho.
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Isso implica dizer que teremos nas próximas décadas um percentual significativo de idosos que necessitarão de cuidados especializados, uma vez que o processo de envelhecimento natural promove modificações no corpo em virtude das doenças crônicodegenerativas que acompanham a velhice. A partir desse contexto surge a necessidade de qualificar cuidadores de idosos a fim de dar conta dessa demanda crescente. Nesta tese, objetivamos descrever o processo formativo para atividade de cuidadores de idosos como evento de letramento. O curso de formação eleito para essa investigação foi ofertado pela Escola de Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (ESUFRN), através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC). Em termos metodológicos, o estudo se insere na área da Linguística Aplicada (MOITA LOPES, 2009; 2016) e segue uma abordagem de dados de pesquisa qualitativa com perspectiva interpretativista. (BODGAN; BIKLEN, 1994 e MINAYO, 1999). O corpus é constituído a partir de portfólios produzidos por dez cursistas em formação e um questionário aplicado com os participantes da pesquisa. Em relação aos fundamentos teóricos, a investigação se ancora nos pressupostos dos Estudos do Letramento como prática social (HEATH, 1983; BARTON, 1993, 1998; STREET, 2006; BARTON; HAMILTON, 2000, KLEIMAN, 1995, 2005); nas discussões sobre o Letramento em Saúde (PAZ, 2008; SILVA, 2013; MELO, 2016); dos Estudos alusivos ao uso do portfólio (CARVALHO; PORTO, 2005; AMBRÓSIO, 2015). A análise dos dados apontam a relevância do processo formativo dos cuidadores de idosos, mais precisamente do curso de cuidadores de idosos promovido por meio da ESUFRN/PRONATEC como também para a produção de portfólios como artefato de letramento, por intermédio dos quais os participantes do curso, além de cumprirem um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), também descrevem nele o seu percurso de formação, fazem reflexões sobre os conteúdos estudados e suas possíveis implicações para a prática laboral, inclusive as mudanças de atitude que devem assumir ao exercer o ofício, o que sinaliza o uso de portfólios como artefato formativo. Em termos de contribuições, este trabalho coopera para a expansão das discussões referentes aos letramentos, notadamente às questões que envolvem a formação e as atividades laborais do cuidador de idoso, como ofício em ascensão no mercado de trabalho.The increase in people's life expectancy is a topic already noticed in developed countries and now it is also noticed in Brazil. This is why it has aroused the interest of researchers on the subject of aging. This implies that in the coming decades there will be a significant percentage of elderly people who will need specialized care. The natural aging process promotes changes in the body due to chronic-degenerative diseases that accompany old age. From this context, there is a need to qualify elderly caregivers in order to meet this growing demand. In this thesis, we aim to describe the focus of investigation is the training process for elderly caregivers' activities as literacy events. The training course chosen for this investigation was offered by the School of Health of the Federal University of Rio Grande do Norte (ESUFRN), through the National Program for Access to Technical Education and Employment (PRONATEC). In methodological terms, the study is included within the field of Applied Linguistics (MOITA LOPES, 2009; 2016) and follows a qualitative research data approach with an interpretive perspective. (BODGAN; BIKLEN, 1994 and MINAYO, 1999). The corpus consists of portfolios produced by ten trainees and a questionnaire applied to research participants. Regarding the theoretical foundations, the investigation is based on the assumptions of Literacy Studies as a social practice (HEATH, 1983; BARTON, 1993, 1998; STREET, 2006; BARTON; HAMILTON, 2000, KLEIMAN, 1995, 2005); in discussions on Health Literacy (PAZ, 2008; SILVA, 2013; MELO, 2016); Studies alluding to the use of the portfolio (CARVALHO; PORTO, 2005; AMBRÓSIO, 2015). Data analysis point to the relevance of the training process of elderly caregivers, more precisely the elderly caregivers course promoted through the ESUFRN/PRONATEC as well as the production of portfolios as an artifact of literacy - produced by the course participants - in addition to completing a Course Conclusion Work (TCC). They also describe their training path in it, reflect on the contents studied, and its possible implications for work practice. It includes the changes in attitude they must assume when exercising the profession, which signals the use of portfolios as an artifact device. In terms of contributions, this work contributes to the expansion of discussions related to literacy as a craft on the rise in the labor market. It contributes notably to issues involving the training and work activities of elderly caregivers.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEMUFRNBrasilLetramentoCuidadores de idososPortfólioO processo formativo de cuidadores de idosos: o portfólio como artefato de letramentoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALProcessoformativocuidadores_Silva_2021.pdfapplication/pdf2884529https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/47196/1/Processoformativocuidadores_Silva_2021.pdf3a0d7ac32f1c832e6035f9257cf7cc9dMD51123456789/471962022-05-16 19:19:30.089oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/47196Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-05-16T22:19:30Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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