Satisfação e lealdade dos clientes da Neoenergia Cosern: um estudo sob à ótica do Net Promoter Score (NPS)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Ákisa Wandernúsia de Souto
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/36073
Resumo: Este estudo tem por objetivo analisar o nível de satisfação e lealdade dos clientes da Neoenergia Cosern através do Net Promoter Score (NPS). A realização deste trabalho se deu por meio de uma pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa utilizando como ferramentas o questionário virtual, sendo enviado aos clientes pelas redes sociais, Facebook e WhatsApp, e a amostra foi de 202 respostas. Quanto aos resultados obtidos, foi possível identificar que o perfil dos clientes (respondentes da pesquisa) Neoenergia Cosern é caracterizado, principalmente, por pessoas do sexo feminino, com idade entre de 21 e 30 anos, residentes em Natal/RN e ensino superior completo. Através da ferramenta NPS aplicada a organização, foi possível constatar que os consumidores estão satisfeitos com a Neoenergia Cosern, porém fazem ressalvas para possíveis melhoras. Com esta pesquisa foi possível apresentar sugestões de melhorias para a empresa, sendo assim, futuramente se faz necessário aplicar a ferramenta NPS a todos os clientes, para uma visão mais abrangente do negócio.
id UFRN_6a1a0b424ff6020bded879130f0dcedf
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/36073
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Santos, Ákisa Wandernúsia de SoutoAraújo, Matilde Medeiros deLeite, Ana Patrícia RodriguesFeitor, Carlos David CerqueiraAraújo, Matilde Medeiros de2021-09-20T18:26:01Z2021-09-20T18:26:01Z2021-09-09SANTOS, Ákisa Wandernúsia de Souto. Satisfação e lealdade dos clientes da Neoenergia Cosern: um estudo sob à ótica do Net Promoter Score (NPS). 2021. 49f. Monografia (Graduação em Administração) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/36073Este estudo tem por objetivo analisar o nível de satisfação e lealdade dos clientes da Neoenergia Cosern através do Net Promoter Score (NPS). A realização deste trabalho se deu por meio de uma pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa utilizando como ferramentas o questionário virtual, sendo enviado aos clientes pelas redes sociais, Facebook e WhatsApp, e a amostra foi de 202 respostas. Quanto aos resultados obtidos, foi possível identificar que o perfil dos clientes (respondentes da pesquisa) Neoenergia Cosern é caracterizado, principalmente, por pessoas do sexo feminino, com idade entre de 21 e 30 anos, residentes em Natal/RN e ensino superior completo. Através da ferramenta NPS aplicada a organização, foi possível constatar que os consumidores estão satisfeitos com a Neoenergia Cosern, porém fazem ressalvas para possíveis melhoras. Com esta pesquisa foi possível apresentar sugestões de melhorias para a empresa, sendo assim, futuramente se faz necessário aplicar a ferramenta NPS a todos os clientes, para uma visão mais abrangente do negócio.This study aims to analyze the level of satisfaction and loyalty of Neoenergia Cosern customers through the Net Promoter Score (NPS). This work was carried out through a descriptive research, with a quantitative approach, using the virtual questionnaire as tools, being sent to customers through social networks, Facebook and WhatsApp, and the sample consisted of 202 responses. As for the results obtained, it was possible to identify that the profile of Neoenergia Cosern customers (research respondents) is mainly characterized by females, aged between 21 and 30 years, residing in Natal/RN and having completed higher education. Through the NPS tool applied to the organization, it was possible to verify that consumers are satisfied with Neoenergia Cosern, but make reservations for possible improvements. With this survey, it was possible to present suggestions for improvements to the company, so in the future it is necessary to apply the NPS tool to all customers, for a more comprehensive view of the business.Universidade Federal do Rio Grande do NorteAdministraçãoUFRNBrasilDepartamento de Ciências AdministrativasAttribution 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessFidelização de clientesNet Promoter ScoreNeoenergia CosernCustomer loyaltyNet Promoter ScoreNeoenergia CosernSatisfação e lealdade dos clientes da Neoenergia Cosern: um estudo sob à ótica do Net Promoter Score (NPS)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALSatisfacaoLealdadeClientes_Santos_2021_2021.pdfSatisfacaoLealdadeClientes_Santos_2021_2021.pdfapplication/pdf703689https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/36073/2/SatisfacaoLealdadeClientes_Santos_2021_2021.pdface13c5de49f4bd5a2f3d742e96d4ed1MD52CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8914https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/36073/3/license_rdf4d2950bda3d176f570a9f8b328dfbbefMD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/36073/4/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD54123456789/360732021-10-05 22:45:32.844oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-10-06T01:45:32Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Satisfação e lealdade dos clientes da Neoenergia Cosern: um estudo sob à ótica do Net Promoter Score (NPS)
title Satisfação e lealdade dos clientes da Neoenergia Cosern: um estudo sob à ótica do Net Promoter Score (NPS)
spellingShingle Satisfação e lealdade dos clientes da Neoenergia Cosern: um estudo sob à ótica do Net Promoter Score (NPS)
Santos, Ákisa Wandernúsia de Souto
Fidelização de clientes
Net Promoter Score
Neoenergia Cosern
Customer loyalty
Net Promoter Score
Neoenergia Cosern
title_short Satisfação e lealdade dos clientes da Neoenergia Cosern: um estudo sob à ótica do Net Promoter Score (NPS)
title_full Satisfação e lealdade dos clientes da Neoenergia Cosern: um estudo sob à ótica do Net Promoter Score (NPS)
title_fullStr Satisfação e lealdade dos clientes da Neoenergia Cosern: um estudo sob à ótica do Net Promoter Score (NPS)
title_full_unstemmed Satisfação e lealdade dos clientes da Neoenergia Cosern: um estudo sob à ótica do Net Promoter Score (NPS)
title_sort Satisfação e lealdade dos clientes da Neoenergia Cosern: um estudo sob à ótica do Net Promoter Score (NPS)
author Santos, Ákisa Wandernúsia de Souto
author_facet Santos, Ákisa Wandernúsia de Souto
author_role author
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Araújo, Matilde Medeiros de
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Leite, Ana Patrícia Rodrigues
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Feitor, Carlos David Cerqueira
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Ákisa Wandernúsia de Souto
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Araújo, Matilde Medeiros de
contributor_str_mv Araújo, Matilde Medeiros de
dc.subject.por.fl_str_mv Fidelização de clientes
Net Promoter Score
Neoenergia Cosern
Customer loyalty
Net Promoter Score
Neoenergia Cosern
topic Fidelização de clientes
Net Promoter Score
Neoenergia Cosern
Customer loyalty
Net Promoter Score
Neoenergia Cosern
description Este estudo tem por objetivo analisar o nível de satisfação e lealdade dos clientes da Neoenergia Cosern através do Net Promoter Score (NPS). A realização deste trabalho se deu por meio de uma pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa utilizando como ferramentas o questionário virtual, sendo enviado aos clientes pelas redes sociais, Facebook e WhatsApp, e a amostra foi de 202 respostas. Quanto aos resultados obtidos, foi possível identificar que o perfil dos clientes (respondentes da pesquisa) Neoenergia Cosern é caracterizado, principalmente, por pessoas do sexo feminino, com idade entre de 21 e 30 anos, residentes em Natal/RN e ensino superior completo. Através da ferramenta NPS aplicada a organização, foi possível constatar que os consumidores estão satisfeitos com a Neoenergia Cosern, porém fazem ressalvas para possíveis melhoras. Com esta pesquisa foi possível apresentar sugestões de melhorias para a empresa, sendo assim, futuramente se faz necessário aplicar a ferramenta NPS a todos os clientes, para uma visão mais abrangente do negócio.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-09-20T18:26:01Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-09-20T18:26:01Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-09-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SANTOS, Ákisa Wandernúsia de Souto. Satisfação e lealdade dos clientes da Neoenergia Cosern: um estudo sob à ótica do Net Promoter Score (NPS). 2021. 49f. Monografia (Graduação em Administração) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/36073
identifier_str_mv SANTOS, Ákisa Wandernúsia de Souto. Satisfação e lealdade dos clientes da Neoenergia Cosern: um estudo sob à ótica do Net Promoter Score (NPS). 2021. 49f. Monografia (Graduação em Administração) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/36073
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv Administração
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Departamento de Ciências Administrativas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/36073/2/SatisfacaoLealdadeClientes_Santos_2021_2021.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/36073/3/license_rdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/36073/4/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv ace13c5de49f4bd5a2f3d742e96d4ed1
4d2950bda3d176f570a9f8b328dfbbef
e9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117739206148096