A brasilidade... nordestina em Catimbó, de Ascenso Ferreira e no livro de Poemas, de Jorge Fernandes
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27775 |
Resumo: | O presente estudo trata do tema da brasilidade sob a tradição da ruptura (Octávio Paz) no Modernismo da década de 1920 e como foi traduzido no livro de poemas Catimbó, de Ascenso Ferreira (1927) considerado por Mário de Andrade (1928) a contribuição mais original ao modernismo brasileiro daquele decênio. A referida obra é ambientada na década de 20 do século passado, momento em que as diretrizes conceptuais do modernismo e do regionalismo encontram terreno propício para a criação da moderna poesia brasileira numa conjunção de elementos em que estão presentes os vários componentes da cultura nacional, dando destaque para aqueles que representam o universo da brasilidade, tradição, nacionalismo e cultura popular. Nesse sentido, a produção literária de Ascenso Ferreira encontra na cultura popular, na oralidade e na tradição os traços que compõem essa poesia limitando-se com a música, cuja sonoridade remete aos batuques dos maracatus de origem afrobrasileira sincretizados aos elementos ameríndios e cristãos. Temas que remetem as expressões da cultura local, como também ao universalismo dos sentimentos e dores humanas entremeados pelas vozes da coletividade. Para Azevedo (1984), o poeta Ascenso Ferreira criou a “brasilidade... nordestina”. Sendo assim, o estudo tem como aporte teórico os trabalhos desenvolvidos por Cândido (1995), Azevedo (1984), Araújo (1995), Andrade (1974), Perrone-Moisés (2007) e Ferreira (2008), cujas análises servem para o entendimento da emblemática década de 1920, alicerce das mudanças que se sucedem no cenário cultural brasileiro nas décadas seguintes. Busca-se, ainda, uma intersecção entre a poesia do pernambucano com o Livro de Poemas, de Jorge Fernandes (1927), ambos voltados para a questão da brasilidade e do nacionalismo literário. |
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Medeiros, Liana Dantas deAraújo, Humberto Hermenegildo deOliveira, Izabel Cristina da Costa BezerraFerreira, José Luiz2019-10-04T18:44:38Z2019-10-04T18:44:38Z2017-07-31MEDEIROS, Liana Dantas de. A brasilidade... nordestina em Catimbó, de Ascenso Ferreira e no livro de Poemas, de Jorge Fernandes. 2017. 92f. Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/27775O presente estudo trata do tema da brasilidade sob a tradição da ruptura (Octávio Paz) no Modernismo da década de 1920 e como foi traduzido no livro de poemas Catimbó, de Ascenso Ferreira (1927) considerado por Mário de Andrade (1928) a contribuição mais original ao modernismo brasileiro daquele decênio. A referida obra é ambientada na década de 20 do século passado, momento em que as diretrizes conceptuais do modernismo e do regionalismo encontram terreno propício para a criação da moderna poesia brasileira numa conjunção de elementos em que estão presentes os vários componentes da cultura nacional, dando destaque para aqueles que representam o universo da brasilidade, tradição, nacionalismo e cultura popular. Nesse sentido, a produção literária de Ascenso Ferreira encontra na cultura popular, na oralidade e na tradição os traços que compõem essa poesia limitando-se com a música, cuja sonoridade remete aos batuques dos maracatus de origem afrobrasileira sincretizados aos elementos ameríndios e cristãos. Temas que remetem as expressões da cultura local, como também ao universalismo dos sentimentos e dores humanas entremeados pelas vozes da coletividade. Para Azevedo (1984), o poeta Ascenso Ferreira criou a “brasilidade... nordestina”. Sendo assim, o estudo tem como aporte teórico os trabalhos desenvolvidos por Cândido (1995), Azevedo (1984), Araújo (1995), Andrade (1974), Perrone-Moisés (2007) e Ferreira (2008), cujas análises servem para o entendimento da emblemática década de 1920, alicerce das mudanças que se sucedem no cenário cultural brasileiro nas décadas seguintes. Busca-se, ainda, uma intersecção entre a poesia do pernambucano com o Livro de Poemas, de Jorge Fernandes (1927), ambos voltados para a questão da brasilidade e do nacionalismo literário.The present study analyzes the theme: From Brazilianism under the tradition of rupture (Octávio Paz) in the Modernism of the 1920s and as translated in the book of poems Catimbó, by Ascenso Ferreira (1927) considered by Mário de Andrade (1928) More original to the Brazilian modernism of that decade. This work is set in the 20's of the last century, when the conceptual guidelines of modernism and regionalism find a propitious ground for the creation of modern Brazilian poetry in a conjunction of elements in which the various components of the national culture are present, giving Highlight those who represent the universe of Brazilian tradition, nationalism and popular culture. In this sense, the literary production of Ascenso Ferreira finds in popular culture, orality and tradition the traits that compose this poetry, being limited to music, whose sonority refers to the touches of the Afro-Brazilian origin maracatus syncretized to the Amerindian and Christian elements. Themes that refer to the expressions of local culture, but also to the universalism of human feelings and pain interspersed by the voices of the community. For Azevedo (1984), the poet Ascenso Ferreira created the "Brazilian ... Northeastern". Thus, the study has as theoretical contribution the work developed by Cândido (1995), Azevedo (1984), Araújo (1995), Andrade (1979), Perrone-Moisés (2007) and Ferreira (2008), whose analyzes serve to Understanding of the emblematic decade of the 20th, a foundation of the changes that have taken place in the Brazilian cultural scene in the following decades. An intersection between the poetry of Pernambuco with Clã do Jabuti (1927) by Mário de Andrade and Jorge Fernandes Book of Poems (1927), both launched in the same year and focused on the question of Brazilidade.CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICACatimbóTradiçãoModernismoRegionalismoAfrobrasilidadeA brasilidade... nordestina em Catimbó, de Ascenso Ferreira e no livro de Poemas, de Jorge Fernandesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEMUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTBrasilidadenordestinaCatimbó_Medeiros_2017.pdf.txtBrasilidadenordestinaCatimbó_Medeiros_2017.pdf.txtExtracted texttext/plain201078https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27775/2/BrasilidadenordestinaCatimb%c3%b3_Medeiros_2017.pdf.txte9b7f9bcd9c23011431d2d7d8ccce5d4MD52THUMBNAILBrasilidadenordestinaCatimbó_Medeiros_2017.pdf.jpgBrasilidadenordestinaCatimbó_Medeiros_2017.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1147https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27775/3/BrasilidadenordestinaCatimb%c3%b3_Medeiros_2017.pdf.jpg5498a9dfe53dae37fc501ba76491768aMD53ORIGINALBrasilidadenordestinaCatimbó_Medeiros_2017.pdfapplication/pdf786663https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/27775/1/BrasilidadenordestinaCatimb%c3%b3_Medeiros_2017.pdf290944647705bc05c622abbf7ce085e1MD51123456789/277752019-10-06 02:21:43.151oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/27775Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-10-06T05:21:43Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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O presente estudo trata do tema da brasilidade sob a tradição da ruptura (Octávio Paz) no Modernismo da década de 1920 e como foi traduzido no livro de poemas Catimbó, de Ascenso Ferreira (1927) considerado por Mário de Andrade (1928) a contribuição mais original ao modernismo brasileiro daquele decênio. A referida obra é ambientada na década de 20 do século passado, momento em que as diretrizes conceptuais do modernismo e do regionalismo encontram terreno propício para a criação da moderna poesia brasileira numa conjunção de elementos em que estão presentes os vários componentes da cultura nacional, dando destaque para aqueles que representam o universo da brasilidade, tradição, nacionalismo e cultura popular. Nesse sentido, a produção literária de Ascenso Ferreira encontra na cultura popular, na oralidade e na tradição os traços que compõem essa poesia limitando-se com a música, cuja sonoridade remete aos batuques dos maracatus de origem afrobrasileira sincretizados aos elementos ameríndios e cristãos. Temas que remetem as expressões da cultura local, como também ao universalismo dos sentimentos e dores humanas entremeados pelas vozes da coletividade. Para Azevedo (1984), o poeta Ascenso Ferreira criou a “brasilidade... nordestina”. Sendo assim, o estudo tem como aporte teórico os trabalhos desenvolvidos por Cândido (1995), Azevedo (1984), Araújo (1995), Andrade (1974), Perrone-Moisés (2007) e Ferreira (2008), cujas análises servem para o entendimento da emblemática década de 1920, alicerce das mudanças que se sucedem no cenário cultural brasileiro nas décadas seguintes. Busca-se, ainda, uma intersecção entre a poesia do pernambucano com o Livro de Poemas, de Jorge Fernandes (1927), ambos voltados para a questão da brasilidade e do nacionalismo literário. |
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