Avaliação da cultura de segurança do paciente em centros cirúrgicos de diferentes contextos organizacionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aquino, Luisa Alves Pereira de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52321
Resumo: O estudo apresenta como objeto a cultura de segurança do paciente em centros cirúrgicos de diferentes contextos organizacionais. Dentro do ambiente hospitalar, o centro cirúrgico é considerado um dos locais de maior densidade tecnológica, com a realização de procedimentos de urgência e/ou eletivos capazes de demandar, na maioria das situações, de recursos e insumos precisos e eficientes frente às práticas complexas desenvolvidas por profissionais da saúde. Dada sua complexidade, estima-se que cuidados cirúrgicos inseguros são capazes de afetar os indivíduos de modo significativo. No ambiente hospitalar, quase metade de todos os eventos adversos em pacientes hospitalizados estão relacionados à assistência cirúrgica. Este estudo objetiva avaliar os níveis de cultura de segurança do paciente em centros cirúrgicos em uma instituição pública e outra privada. Trata de um estudo transversal realizado em dois hospitais, sendo um de gestão pública e outro de gestão privada. Participaram do estudo 185 profissionais de saúde, a saber: técnicos de enfermagem, enfermeiros e médicos de ambos os centros cirúrgicos. Utilizou-se como instrumento para coleta de dados, o Software E-Questionário validado e adaptado para o Brasil, do Hospital Survery on Patient Safety Culture da Agency for Healthcare Research and Quality. Para análise dos resultados, utilizou-se o Software estatístico Statistical Package for the Social Sciences versão temporária 25.0 para comparação dos achados nos referidos hospitais. Este estudo foi apreciado pelo Comitê de Ética em Pesquisa, obtendo parecer favorável número 5.664.688 e Certificado de Apresentação de Apreciação Ética 61763422.5.0000.5537. Ao avaliar e comparar o perfil de respostas positivas, observou-se que no hospital privado, quatro dimensões apresentaram-se como fortes, com porcentagem de respostas positivas acima de 75% foram: 3-Expectativas e ações da direção/supervisão da unidade/serviço que favorecem a segurança (78,1%); Aprendizagem organizacional/melhoria continuada (87,6%); Trabalho em equipe na unidade/serviço (78,4%) e Apoio da gerência do hospital para a segurança do paciente (79,4%) foram as dimensões com melhores resultados. Já para o hospital público, nenhuma dimensão apresentou valores acima de 75%, sendo os melhores resultados, Aprendizagem organizacional/melhoria continuada (73,9%); Trabalho em equipe na unidade/serviço (70,8%); e Problemas em mudanças de turno e transições entre unidades/serviços (52,1%). O estudo permitiu concluir que há diferenças entre os tipos de gestão públicas e privadas no tocante a cultura de segurança do paciente e orientar os gestores nas ações promovidas no centro cirúrgico nos dois cenários, permitindo melhores resultados em saúde, qualidade da assistência e redução de eventos adversos.
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Dentro do ambiente hospitalar, o centro cirúrgico é considerado um dos locais de maior densidade tecnológica, com a realização de procedimentos de urgência e/ou eletivos capazes de demandar, na maioria das situações, de recursos e insumos precisos e eficientes frente às práticas complexas desenvolvidas por profissionais da saúde. Dada sua complexidade, estima-se que cuidados cirúrgicos inseguros são capazes de afetar os indivíduos de modo significativo. No ambiente hospitalar, quase metade de todos os eventos adversos em pacientes hospitalizados estão relacionados à assistência cirúrgica. Este estudo objetiva avaliar os níveis de cultura de segurança do paciente em centros cirúrgicos em uma instituição pública e outra privada. Trata de um estudo transversal realizado em dois hospitais, sendo um de gestão pública e outro de gestão privada. Participaram do estudo 185 profissionais de saúde, a saber: técnicos de enfermagem, enfermeiros e médicos de ambos os centros cirúrgicos. Utilizou-se como instrumento para coleta de dados, o Software E-Questionário validado e adaptado para o Brasil, do Hospital Survery on Patient Safety Culture da Agency for Healthcare Research and Quality. Para análise dos resultados, utilizou-se o Software estatístico Statistical Package for the Social Sciences versão temporária 25.0 para comparação dos achados nos referidos hospitais. Este estudo foi apreciado pelo Comitê de Ética em Pesquisa, obtendo parecer favorável número 5.664.688 e Certificado de Apresentação de Apreciação Ética 61763422.5.0000.5537. Ao avaliar e comparar o perfil de respostas positivas, observou-se que no hospital privado, quatro dimensões apresentaram-se como fortes, com porcentagem de respostas positivas acima de 75% foram: 3-Expectativas e ações da direção/supervisão da unidade/serviço que favorecem a segurança (78,1%); Aprendizagem organizacional/melhoria continuada (87,6%); Trabalho em equipe na unidade/serviço (78,4%) e Apoio da gerência do hospital para a segurança do paciente (79,4%) foram as dimensões com melhores resultados. Já para o hospital público, nenhuma dimensão apresentou valores acima de 75%, sendo os melhores resultados, Aprendizagem organizacional/melhoria continuada (73,9%); Trabalho em equipe na unidade/serviço (70,8%); e Problemas em mudanças de turno e transições entre unidades/serviços (52,1%). O estudo permitiu concluir que há diferenças entre os tipos de gestão públicas e privadas no tocante a cultura de segurança do paciente e orientar os gestores nas ações promovidas no centro cirúrgico nos dois cenários, permitindo melhores resultados em saúde, qualidade da assistência e redução de eventos adversos.The study presents as its object the patient safety culture in surgical centers in different organizational contexts. Within the hospital environment, the surgical center is considered one of the places with the highest technological density, with the performance of urgent and/or elective procedures capable of demanding, in most situations, resources and precise and efficient supplies in view of the complex practices developed. by health professionals. Given its complexity, it is estimated that unsafe surgical care can significantly affect individuals. In the hospital setting, nearly half of all adverse events in hospitalized patients are related to surgical care. This study aims to evaluate the levels of patient safety culture in surgical centers in a public and a private institution. It is a cross-sectional study carried out in two hospitals, one of public management and the other of private management. 185 health professionals participated in the study, namely: nursing technicians, nurses and physicians from both surgical centers. The E-Questionnaire Software validated and adapted for Brazil, from the Hospital Survery on Patient Safety Culture of the Agency for Healthcare Research and Quality, was used as an instrument for data collection. To analyze the results, the statistical software Statistical Package for the Social Sciences, temporary version 25.0, was used to compare the findings in the referred hospitals. This study was assessed by the Research Ethics Committee, obtaining a favorable opinion number 5.664.688 and Certificate of Ethical Appreciation Presentation 61763422.5.0000.5537. When evaluating and comparing the profile of positive responses, it was observed that in the private hospital, four dimensions were strong, with a percentage of positive responses above 75%: 3-Expectations and actions of management/supervision of the unit/service that favor safety (78.1%); Organizational learning/continuous improvement (87.6%); Teamwork in the unit/service (78.4%) and Hospital management support for patient safety (79.4%) were the dimensions with the best results. As for the public hospital, no dimension showed values above 75%, with the best results being Organizational learning/continuous improvement (73.9%); Teamwork in the unit/service (70.8%); and Problems with shift changes and transitions between units/services (52.1%). The study concluded that there are differences between the types of public and private management regarding the patient safety culture and guide managers in the actions promoted in the surgical center in both scenarios, allowing better health outcomes, quality of care and reduction of events adverse.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEMUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEMSegurança do pacienteCultura organizacionalCentros cirúrgicosQualidade da Assistência à SaúdeGestão de segurançaEnfermagemAvaliação da cultura de segurança do paciente em centros cirúrgicos de diferentes contextos organizacionaisAssessment of patient safety culture in a surgical center in different organizational contextsinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALAvaliacaoculturaseguranca_Aquino_2023.pdfapplication/pdf2315808https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/52321/1/Avaliacaoculturaseguranca_Aquino_2023.pdf5dbf4a684a27907b5ca8c49c55e7b4aeMD51123456789/523212023-05-11 19:24:16.398oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/52321Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-05-11T22:24:16Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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