Estratégias ativas na educação a distância on-line: uma experiência na Força Aérea Brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Danielle Oliveira dos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/44532
Resumo: O presente trabalho está inserido num contexto de ampliação da modalidade de ensino a distância na sociedade, em particular, no Grupo de Instrução Tática e Especializada da Organização Militar da Força Aérea Brasileira. A partir da vivência da pesquisadora enquanto pedagoga nesta instituição, associada às leituras como aluna do Programa de Mestrado Profissional em Inovações em Tecnologias Educacionais, surgiu a problemática de repensar sua prática profissional a partir de um planejamento pedagógico que considerasse práticas pedagógicas baseadas nas metodologias ativas aplicadas a educação a distância on-line. Levantou-se, portanto, a seguinte questão de pesquisa: A lógica de funcionamento das metodologias ativas pode contribuir para o desenvolvimento de estratégias didático-pedagógicas na modalidade de Educação a Distância? Visando responder tal questão e contribuir com a superação de uma abordagem pedagógica instrucionista, o objetivo principal foi analisar como a lógica de funcionamento das metodologias ativas pode contribuir para o desenvolvimento de estratégias didáticopedagógicas na modalidade de Educação a Distância. A pesquisa se fundamentou num arcabouço teórico composto por Kenski (2012 e 2013), que apresenta discussões sobre educação e tecnologia; Mattar (2017), Bacich & Moran (2018) e Filatro (2018) acerca da prática educativa com base em metodologias ativas em diversos contextos; Tori (2017) e Junqueira (2018), que levantam as particularidades do ensino a distância e da produção de conteúdo para esse público. O trabalho se desenvolveu a partir de uma pesquisa qualitativa de natureza aplicada, exploratória quanto a seus objetivos e experimental quanto aos procedimentos técnicos. Foi realizada uma validação por grupos de controle a partir da realização do Curso de Preparação de Tutores. Os dados coletados compreenderam a percepção dos alunos com a aplicação de questionários e, também, da vivência da pesquisadora enquanto tutora do grupo e apontaram uma resposta positiva dos alunos diante da estratégia adotada, inspirada nas metodologias ativas. Como produto, se obteve um e-book que apresenta uma síntese do levantamento bibliográfico e proposta aplicada aos alunos na presente pesquisa de mestrado. O e-book, tão pouco o presemte trabalho, não esgotam o assunto ou mesmo as possibilidades metodológicas, mas servem como norte e como propulsores para uma prática pedagógica mais inovadora na formação de alunos mais ativos no contexto da educação on-line a distância.
id UFRN_6b3f046459f9f16f998dc24cf729cad8
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/44532
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Santos, Danielle Oliveira doshttp://lattes.cnpq.br/0665914539242170http://lattes.cnpq.br/1795893092260432Andrade, Adja Ferreira dehttp://lattes.cnpq.br/3992106322474895Araújo, Celia Maria dehttp://lattes.cnpq.br/4186592914396319Mercado, Luís Paulo Leopoldohttp://lattes.cnpq.br/5780536667755396Martins, Cibelle Amorim2021-10-13T18:24:18Z2021-10-13T18:24:18Z2021-07-23SANTOS, Danielle Oliveira dos. Estratégias ativas na educação a distância on-line: uma experiência na Força Aérea Brasileira. 2021. 140f. Dissertação (Mestrado Profissional em Inovação em Tecnologias Educacionais) - Instituto Metrópole Digital, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/44532O presente trabalho está inserido num contexto de ampliação da modalidade de ensino a distância na sociedade, em particular, no Grupo de Instrução Tática e Especializada da Organização Militar da Força Aérea Brasileira. A partir da vivência da pesquisadora enquanto pedagoga nesta instituição, associada às leituras como aluna do Programa de Mestrado Profissional em Inovações em Tecnologias Educacionais, surgiu a problemática de repensar sua prática profissional a partir de um planejamento pedagógico que considerasse práticas pedagógicas baseadas nas metodologias ativas aplicadas a educação a distância on-line. Levantou-se, portanto, a seguinte questão de pesquisa: A lógica de funcionamento das metodologias ativas pode contribuir para o desenvolvimento de estratégias didático-pedagógicas na modalidade de Educação a Distância? Visando responder tal questão e contribuir com a superação de uma abordagem pedagógica instrucionista, o objetivo principal foi analisar como a lógica de funcionamento das metodologias ativas pode contribuir para o desenvolvimento de estratégias didáticopedagógicas na modalidade de Educação a Distância. A pesquisa se fundamentou num arcabouço teórico composto por Kenski (2012 e 2013), que apresenta discussões sobre educação e tecnologia; Mattar (2017), Bacich & Moran (2018) e Filatro (2018) acerca da prática educativa com base em metodologias ativas em diversos contextos; Tori (2017) e Junqueira (2018), que levantam as particularidades do ensino a distância e da produção de conteúdo para esse público. O trabalho se desenvolveu a partir de uma pesquisa qualitativa de natureza aplicada, exploratória quanto a seus objetivos e experimental quanto aos procedimentos técnicos. Foi realizada uma validação por grupos de controle a partir da realização do Curso de Preparação de Tutores. Os dados coletados compreenderam a percepção dos alunos com a aplicação de questionários e, também, da vivência da pesquisadora enquanto tutora do grupo e apontaram uma resposta positiva dos alunos diante da estratégia adotada, inspirada nas metodologias ativas. Como produto, se obteve um e-book que apresenta uma síntese do levantamento bibliográfico e proposta aplicada aos alunos na presente pesquisa de mestrado. O e-book, tão pouco o presemte trabalho, não esgotam o assunto ou mesmo as possibilidades metodológicas, mas servem como norte e como propulsores para uma prática pedagógica mais inovadora na formação de alunos mais ativos no contexto da educação on-line a distância.The present work is inserted in the context of the expansion of distance learning in society, particularly in the Tactical and Specialized Instruction Group of the Military Organization of the Brazilian Air Force. From the experience of the researcher as an educator in this institution, associated with readings as a student in the Professional Master's Program in Innovations in Educational Technology, the problem of rethinking her professional practice from a pedagogical planning that would consider pedagogical practices based on active methodologies applied to online distance education emerged. Therefore, the following research question was raised: Can the logic of the active methodologies contribute to the development of didactic and pedagogical strategies in distance education? In order to answer this question and contribute to overcoming an instructionalist pedagogical approach, the main objective was to analyze how the logic of active methodologies can contribute to the development of didactic and pedagogical strategies in Distance Education. The research was based on a theoretical framework composed of Kenski (2012; 2013), who presents discussions on education and technology; Mattar (2017), Bacich & Moran (2018) and Filatro (2018) about educational practice based on active methodologies in various contexts; Tori (2017) and Junqueira (2018), who raise the particularities of distance education and content production for this audience. The work was developed from a qualitative research of applied nature, exploratory as to its objectives and experimental as to the technical procedures. A control group validation was carried out after the Tutor Preparation Course. The data collected comprised the perception of the students with the application of questionnaires and, also, the experience of the researcher as group tutor, and indicated a positive response from the students to the strategy adopted, inspired by active methodologies. As a product, we obtained an e-book that presents a synthesis of the bibliographical survey and the proposal applied to the students in this master's research. The e-book, as well as the present work, do not exhaust the subject or even the methodological possibilities, but they serve as a guide and as drivers for a more innovative pedagogical practice in the formation of more active students in the context of distance on-line education.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INOVAÇÃO EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAISUFRNBrasilMetodologias ativasEaD on-linePráticas pedagógicas inovadorasEstratégias ativas na educação a distância on-line: uma experiência na Força Aérea Brasileirainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALEstrategiasativaseducacao_Santos_2021.pdfapplication/pdf5128817https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/44532/1/Estrategiasativaseducacao_Santos_2021.pdfe977345ca66d24a2810fe347cd6abb00MD51123456789/445322022-05-02 12:48:45.639oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/44532Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-05-02T15:48:45Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estratégias ativas na educação a distância on-line: uma experiência na Força Aérea Brasileira
title Estratégias ativas na educação a distância on-line: uma experiência na Força Aérea Brasileira
spellingShingle Estratégias ativas na educação a distância on-line: uma experiência na Força Aérea Brasileira
Santos, Danielle Oliveira dos
Metodologias ativas
EaD on-line
Práticas pedagógicas inovadoras
title_short Estratégias ativas na educação a distância on-line: uma experiência na Força Aérea Brasileira
title_full Estratégias ativas na educação a distância on-line: uma experiência na Força Aérea Brasileira
title_fullStr Estratégias ativas na educação a distância on-line: uma experiência na Força Aérea Brasileira
title_full_unstemmed Estratégias ativas na educação a distância on-line: uma experiência na Força Aérea Brasileira
title_sort Estratégias ativas na educação a distância on-line: uma experiência na Força Aérea Brasileira
author Santos, Danielle Oliveira dos
author_facet Santos, Danielle Oliveira dos
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0665914539242170
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1795893092260432
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Andrade, Adja Ferreira de
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3992106322474895
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Araújo, Celia Maria de
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4186592914396319
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Mercado, Luís Paulo Leopoldo
dc.contributor.referees3Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5780536667755396
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Danielle Oliveira dos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Martins, Cibelle Amorim
contributor_str_mv Martins, Cibelle Amorim
dc.subject.por.fl_str_mv Metodologias ativas
EaD on-line
Práticas pedagógicas inovadoras
topic Metodologias ativas
EaD on-line
Práticas pedagógicas inovadoras
description O presente trabalho está inserido num contexto de ampliação da modalidade de ensino a distância na sociedade, em particular, no Grupo de Instrução Tática e Especializada da Organização Militar da Força Aérea Brasileira. A partir da vivência da pesquisadora enquanto pedagoga nesta instituição, associada às leituras como aluna do Programa de Mestrado Profissional em Inovações em Tecnologias Educacionais, surgiu a problemática de repensar sua prática profissional a partir de um planejamento pedagógico que considerasse práticas pedagógicas baseadas nas metodologias ativas aplicadas a educação a distância on-line. Levantou-se, portanto, a seguinte questão de pesquisa: A lógica de funcionamento das metodologias ativas pode contribuir para o desenvolvimento de estratégias didático-pedagógicas na modalidade de Educação a Distância? Visando responder tal questão e contribuir com a superação de uma abordagem pedagógica instrucionista, o objetivo principal foi analisar como a lógica de funcionamento das metodologias ativas pode contribuir para o desenvolvimento de estratégias didáticopedagógicas na modalidade de Educação a Distância. A pesquisa se fundamentou num arcabouço teórico composto por Kenski (2012 e 2013), que apresenta discussões sobre educação e tecnologia; Mattar (2017), Bacich & Moran (2018) e Filatro (2018) acerca da prática educativa com base em metodologias ativas em diversos contextos; Tori (2017) e Junqueira (2018), que levantam as particularidades do ensino a distância e da produção de conteúdo para esse público. O trabalho se desenvolveu a partir de uma pesquisa qualitativa de natureza aplicada, exploratória quanto a seus objetivos e experimental quanto aos procedimentos técnicos. Foi realizada uma validação por grupos de controle a partir da realização do Curso de Preparação de Tutores. Os dados coletados compreenderam a percepção dos alunos com a aplicação de questionários e, também, da vivência da pesquisadora enquanto tutora do grupo e apontaram uma resposta positiva dos alunos diante da estratégia adotada, inspirada nas metodologias ativas. Como produto, se obteve um e-book que apresenta uma síntese do levantamento bibliográfico e proposta aplicada aos alunos na presente pesquisa de mestrado. O e-book, tão pouco o presemte trabalho, não esgotam o assunto ou mesmo as possibilidades metodológicas, mas servem como norte e como propulsores para uma prática pedagógica mais inovadora na formação de alunos mais ativos no contexto da educação on-line a distância.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-10-13T18:24:18Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-10-13T18:24:18Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-07-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SANTOS, Danielle Oliveira dos. Estratégias ativas na educação a distância on-line: uma experiência na Força Aérea Brasileira. 2021. 140f. Dissertação (Mestrado Profissional em Inovação em Tecnologias Educacionais) - Instituto Metrópole Digital, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/44532
identifier_str_mv SANTOS, Danielle Oliveira dos. Estratégias ativas na educação a distância on-line: uma experiência na Força Aérea Brasileira. 2021. 140f. Dissertação (Mestrado Profissional em Inovação em Tecnologias Educacionais) - Instituto Metrópole Digital, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/44532
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM INOVAÇÃO EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/44532/1/Estrategiasativaseducacao_Santos_2021.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv e977345ca66d24a2810fe347cd6abb00
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117577084764160