Proposta de jogo químico como estratégia didática no ensino a distância abordando o conteúdo de estereoquímica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Maria de Fátima Rocha de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20594
Resumo: Os jogos educativos podem funcionar como uma ferramenta complementar no processo de ensino e aprendizagem, pois desempenha papel importante na interação do aluno com o conhecimento, além de incentivar a inter-relação entre os alunos e motivá-los pela busca ao conhecimento. Esta pesquisa destina-se em analisar as provas dos alunos da educação a distância aplicada nos semestres 2011.2 e 2012.2 a fim constatar os erros cometidos pelos mesmos na abordagem do conteúdo de estereoquímica. Então, partindo dessas dificuldades constatadas, elaborar um jogo educativo abordando esse conteúdo. A escolha pelo conteúdo de estereoquímica se deu devido ao baixo número de trabalhos encontrados, e por ser um dos conteúdos da química orgânica que tem provocado dificuldades de aprendizagem, uma vez que requer a visualização e manipulação mental de estruturas moleculares, além de requerer habilidade de observação e comparação por parte dos alunos. O jogo foi aplicado a uma turma da disciplina Química da Vida do polo de Nova Cruz no semestre 2013.2, com o intuito de constatar a viabilidade e aplicabilidade dessa ferramenta para o desenvolvimento de habilidade de motivação pela busca do conhecimento por parte dos alunos, como também complementar o material didático da EaD. Em seguida, foi disponibilizado na página da disciplina um questionário de opinião para os participantes do jogo, como forma de investigar a opinião dos mesmos em relação a estratégia proposta. Para diagnosticar as contribuições do jogo na aprendizagem dos alunos, foram analisadas as questões de estereoquímica contidas nas provas didáticas aplicadas no semestre 2013.2 aos alunos participantes e comparadas com as dos alunos não participantes. Assim, o jogo “Trilhando a Estereoquímica” pode ser considerado um importante recurso para complementar o material didático da EaD, pois despertou a motivação pela busca do conhecimento e contribui para o aprendizado do conteúdo de estereoquímica.
id UFRN_6c393f29065d354873f7d2e4de6a0c48
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/20594
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Lima, Maria de Fátima Rocha dehttp://lattes.cnpq.br/0070846237782819http://lattes.cnpq.br/4519960290535334Moreira, Patricia Flávia da Silva Diashttp://lattes.cnpq.br/9109298434418130Nunes, Albino Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/7808069169974235Pontes, Ana Cristina Facundo de Britohttp://lattes.cnpq.br/0435570420479356Silva Júnior, Carlos Neco dahttp://lattes.cnpq.br/0917006004895117Malcher, Grazielle Tavares2016-06-07T00:33:57Z2016-06-07T00:33:57Z2015-01-12LIMA, Maria de Fátima Rocha de. Proposta de jogo químico como estratégia didática no ensino a distância abordando o conteúdo de estereoquímica. 2015. 105f. Dissertação (Mestrado em Química) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20594Os jogos educativos podem funcionar como uma ferramenta complementar no processo de ensino e aprendizagem, pois desempenha papel importante na interação do aluno com o conhecimento, além de incentivar a inter-relação entre os alunos e motivá-los pela busca ao conhecimento. Esta pesquisa destina-se em analisar as provas dos alunos da educação a distância aplicada nos semestres 2011.2 e 2012.2 a fim constatar os erros cometidos pelos mesmos na abordagem do conteúdo de estereoquímica. Então, partindo dessas dificuldades constatadas, elaborar um jogo educativo abordando esse conteúdo. A escolha pelo conteúdo de estereoquímica se deu devido ao baixo número de trabalhos encontrados, e por ser um dos conteúdos da química orgânica que tem provocado dificuldades de aprendizagem, uma vez que requer a visualização e manipulação mental de estruturas moleculares, além de requerer habilidade de observação e comparação por parte dos alunos. O jogo foi aplicado a uma turma da disciplina Química da Vida do polo de Nova Cruz no semestre 2013.2, com o intuito de constatar a viabilidade e aplicabilidade dessa ferramenta para o desenvolvimento de habilidade de motivação pela busca do conhecimento por parte dos alunos, como também complementar o material didático da EaD. Em seguida, foi disponibilizado na página da disciplina um questionário de opinião para os participantes do jogo, como forma de investigar a opinião dos mesmos em relação a estratégia proposta. Para diagnosticar as contribuições do jogo na aprendizagem dos alunos, foram analisadas as questões de estereoquímica contidas nas provas didáticas aplicadas no semestre 2013.2 aos alunos participantes e comparadas com as dos alunos não participantes. Assim, o jogo “Trilhando a Estereoquímica” pode ser considerado um importante recurso para complementar o material didático da EaD, pois despertou a motivação pela busca do conhecimento e contribui para o aprendizado do conteúdo de estereoquímica.The educational games can act as a complementary tool in the teaching and learning as play an important role in the interaction of the student with knowledge, and encourage interrelationship between students and motivate them by the pursuit of knowledge. This research is intended to analyze the evidence of the students of distance education applied to semesters 2011.2 and 2012.2 for the purpose of to catalog the mistakes presented by the students, the contents of stereochemistry that attended the Chemistry of Life discipline. From the presented mistekes, develop an educational game, "walking the stereochemistry", addressing that content. The choice of stereochemistry content was due to the low number of found work in the literature, and for being one of organic chemistry content that generates learning difficulties, as it requires a mental visualization and manipulation of molecular structures, besides require observation and comparison ability by the students. The game was applied of Life Chemistry discipline of Nova Cruz Polo in semester 2013.2, with intention to verify the viability and applicability this tool for the development of motivation ability by the pursuit of knowledge by the students, as well as complement the didactical materials of the DE. Then, It was made available on the course page an opinion questionnaire to the participants of the game, as a way of to investigate the opinion their about the proposed strategy. To diagnose the contributions of the game on student learning, it was taken a comparative analysis of stereochemistry issues contained in didactic tests applied in 2013.2 semester students participating and not participating of the polo of Nova Cruz and was also compared with the tests applied at the poles of Extremoz, Currais Novos, Lajes and Caico. So the game can be considered an important resource to complement the teaching materials of distance education, because awoke the motivation for the search of knowledge and contributes to the learning of stereochemistry content.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)porUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICAUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICAEducação a distânciaEstereoquímicaAprendizagemJogosProposta de jogo químico como estratégia didática no ensino a distância abordando o conteúdo de estereoquímicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALMariaDeFatimaRochaDeLima_DISSERT.pdfMariaDeFatimaRochaDeLima_DISSERT.pdfapplication/pdf3053342https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20594/1/MariaDeFatimaRochaDeLima_DISSERT.pdf8706022b1bdc8d20053b4cbe46028b34MD51TEXTMariaDeFatimaRochaDeLima_DISSERT.pdf.txtMariaDeFatimaRochaDeLima_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain151560https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20594/6/MariaDeFatimaRochaDeLima_DISSERT.pdf.txt1e78d9d5b055c19419d56b7c827e814dMD56THUMBNAILMariaDeFatimaRochaDeLima_DISSERT.pdf.jpgMariaDeFatimaRochaDeLima_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg4881https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20594/7/MariaDeFatimaRochaDeLima_DISSERT.pdf.jpgeb7e53bb814afa9eb80d05e9b877abeaMD57123456789/205942017-11-03 17:47:22.466oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/20594Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2017-11-03T20:47:22Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Proposta de jogo químico como estratégia didática no ensino a distância abordando o conteúdo de estereoquímica
title Proposta de jogo químico como estratégia didática no ensino a distância abordando o conteúdo de estereoquímica
spellingShingle Proposta de jogo químico como estratégia didática no ensino a distância abordando o conteúdo de estereoquímica
Lima, Maria de Fátima Rocha de
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Educação a distância
Estereoquímica
Aprendizagem
Jogos
title_short Proposta de jogo químico como estratégia didática no ensino a distância abordando o conteúdo de estereoquímica
title_full Proposta de jogo químico como estratégia didática no ensino a distância abordando o conteúdo de estereoquímica
title_fullStr Proposta de jogo químico como estratégia didática no ensino a distância abordando o conteúdo de estereoquímica
title_full_unstemmed Proposta de jogo químico como estratégia didática no ensino a distância abordando o conteúdo de estereoquímica
title_sort Proposta de jogo químico como estratégia didática no ensino a distância abordando o conteúdo de estereoquímica
author Lima, Maria de Fátima Rocha de
author_facet Lima, Maria de Fátima Rocha de
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.authorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0070846237782819
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4519960290535334
dc.contributor.advisor-co1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Nunes, Albino Oliveira
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7808069169974235
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Pontes, Ana Cristina Facundo de Brito
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0435570420479356
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv Silva Júnior, Carlos Neco da
dc.contributor.referees3ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees3Lattes.none.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0917006004895117
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Maria de Fátima Rocha de
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Moreira, Patricia Flávia da Silva Dias
dc.contributor.advisor-co1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9109298434418130
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Malcher, Grazielle Tavares
contributor_str_mv Moreira, Patricia Flávia da Silva Dias
Malcher, Grazielle Tavares
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
topic CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Educação a distância
Estereoquímica
Aprendizagem
Jogos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação a distância
Estereoquímica
Aprendizagem
Jogos
description Os jogos educativos podem funcionar como uma ferramenta complementar no processo de ensino e aprendizagem, pois desempenha papel importante na interação do aluno com o conhecimento, além de incentivar a inter-relação entre os alunos e motivá-los pela busca ao conhecimento. Esta pesquisa destina-se em analisar as provas dos alunos da educação a distância aplicada nos semestres 2011.2 e 2012.2 a fim constatar os erros cometidos pelos mesmos na abordagem do conteúdo de estereoquímica. Então, partindo dessas dificuldades constatadas, elaborar um jogo educativo abordando esse conteúdo. A escolha pelo conteúdo de estereoquímica se deu devido ao baixo número de trabalhos encontrados, e por ser um dos conteúdos da química orgânica que tem provocado dificuldades de aprendizagem, uma vez que requer a visualização e manipulação mental de estruturas moleculares, além de requerer habilidade de observação e comparação por parte dos alunos. O jogo foi aplicado a uma turma da disciplina Química da Vida do polo de Nova Cruz no semestre 2013.2, com o intuito de constatar a viabilidade e aplicabilidade dessa ferramenta para o desenvolvimento de habilidade de motivação pela busca do conhecimento por parte dos alunos, como também complementar o material didático da EaD. Em seguida, foi disponibilizado na página da disciplina um questionário de opinião para os participantes do jogo, como forma de investigar a opinião dos mesmos em relação a estratégia proposta. Para diagnosticar as contribuições do jogo na aprendizagem dos alunos, foram analisadas as questões de estereoquímica contidas nas provas didáticas aplicadas no semestre 2013.2 aos alunos participantes e comparadas com as dos alunos não participantes. Assim, o jogo “Trilhando a Estereoquímica” pode ser considerado um importante recurso para complementar o material didático da EaD, pois despertou a motivação pela busca do conhecimento e contribui para o aprendizado do conteúdo de estereoquímica.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-01-12
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-06-07T00:33:57Z
dc.date.available.fl_str_mv 2016-06-07T00:33:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv LIMA, Maria de Fátima Rocha de. Proposta de jogo químico como estratégia didática no ensino a distância abordando o conteúdo de estereoquímica. 2015. 105f. Dissertação (Mestrado em Química) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20594
identifier_str_mv LIMA, Maria de Fátima Rocha de. Proposta de jogo químico como estratégia didática no ensino a distância abordando o conteúdo de estereoquímica. 2015. 105f. Dissertação (Mestrado em Química) - Centro de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/20594
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20594/1/MariaDeFatimaRochaDeLima_DISSERT.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20594/6/MariaDeFatimaRochaDeLima_DISSERT.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/20594/7/MariaDeFatimaRochaDeLima_DISSERT.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 8706022b1bdc8d20053b4cbe46028b34
1e78d9d5b055c19419d56b7c827e814d
eb7e53bb814afa9eb80d05e9b877abea
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814832632228216832