Diálogo e compreensão como fundamentos educativos para transformação da consciência sobre o mundo
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Data de Publicação: | 2023 |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/55116 |
Resumo: | Defendemos neste trabalho que o diálogo e a compreensão são fundamentos educativos que possibilitam a transformação da consciência de si e sobre o mundo. Chegamos a essa tese,assumindo como nosso a-se-pensar o diálogo e a compreensão, enquanto fundamentos educativos de transformação da consciência sobre o mundo. Na jornada-pesquisa, mobilizamos nossas reflexões a partir da pergunta: Como o diálogo e a compreensão podem ser pensados enquanto fundamentos educativos de transformação da consciência sobre si e o mundo? No esteio dessa questão, e partindo de uma metodologia hermenêutica de interpretar quando vivenciamos e compreender quando relacionamos, nos debruçamos paciente, rigorosa e inventivamente sobre a produção de interlocutores como Hans-Georg Gadamer e Paulo Freire enquanto expoentes reflexivos para pensarmos as concepções de diálogo e compreensão. Guimarães Rosa, Ailton Krenak e Davi Kopenawer abriram nossos horizontes para o movimento decolonial. E, ampliamos e aprofundamos nossa consciência de pesquisador apropriando-se dos pilares de Sertania: vastidão, itinerância e antropofagia. Os interlocutores e Sertania enquanto abordagem nos possibilitaram entender que, o diálogo e a compreensão são formas de transformar a consciência de si e sobre o mundo vivido, porque abrem espaços para a expressão e participação de todos, permitindo que diferentes vozes sejam ouvidas e valorizadas, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e democrática, modificando as relações de dominação e opressão sociais. Além disso, Krenak e Kopenawer nos fizeram retomar uma cosmovisão, que implicou na valorização dos conhecimentos tradicionais, na preservação das línguas e culturas ancestrais, na garantia dos direitos territoriais e na participação ativa de diferentes povos na tomada de decisões que afetam suas vidas. Assim, concluímos nossos estudos tomados pela sensação de que O ‘viver bem’ implica em romper com o modelo de desenvolvimento baseado no consumo desenfreado, na exploração dos recursos naturais e na busca incessante pelo lucro. É preciso adotar uma abordagem mais holística e integrada, reconhecendo a interdependência entre todos os seres e buscando formas de viver em harmonia com a natureza. |
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Orientador: Prof. Dr. Walter Pinheiro Barbosa Júnior. Tese (doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Educação, Programa de Pós-graduação em Educação. Natal, RN, 2023.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/55116Defendemos neste trabalho que o diálogo e a compreensão são fundamentos educativos que possibilitam a transformação da consciência de si e sobre o mundo. Chegamos a essa tese,assumindo como nosso a-se-pensar o diálogo e a compreensão, enquanto fundamentos educativos de transformação da consciência sobre o mundo. Na jornada-pesquisa, mobilizamos nossas reflexões a partir da pergunta: Como o diálogo e a compreensão podem ser pensados enquanto fundamentos educativos de transformação da consciência sobre si e o mundo? No esteio dessa questão, e partindo de uma metodologia hermenêutica de interpretar quando vivenciamos e compreender quando relacionamos, nos debruçamos paciente, rigorosa e inventivamente sobre a produção de interlocutores como Hans-Georg Gadamer e Paulo Freire enquanto expoentes reflexivos para pensarmos as concepções de diálogo e compreensão. Guimarães Rosa, Ailton Krenak e Davi Kopenawer abriram nossos horizontes para o movimento decolonial. E, ampliamos e aprofundamos nossa consciência de pesquisador apropriando-se dos pilares de Sertania: vastidão, itinerância e antropofagia. Os interlocutores e Sertania enquanto abordagem nos possibilitaram entender que, o diálogo e a compreensão são formas de transformar a consciência de si e sobre o mundo vivido, porque abrem espaços para a expressão e participação de todos, permitindo que diferentes vozes sejam ouvidas e valorizadas, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e democrática, modificando as relações de dominação e opressão sociais. Além disso, Krenak e Kopenawer nos fizeram retomar uma cosmovisão, que implicou na valorização dos conhecimentos tradicionais, na preservação das línguas e culturas ancestrais, na garantia dos direitos territoriais e na participação ativa de diferentes povos na tomada de decisões que afetam suas vidas. Assim, concluímos nossos estudos tomados pela sensação de que O ‘viver bem’ implica em romper com o modelo de desenvolvimento baseado no consumo desenfreado, na exploração dos recursos naturais e na busca incessante pelo lucro. É preciso adotar uma abordagem mais holística e integrada, reconhecendo a interdependência entre todos os seres e buscando formas de viver em harmonia com a natureza.In thiswork, wedefendthat dialogue andunderstanding are educational foundations that enable the transformation of self-awarenessanda wareness of the world. We arrived at this thesis, assuming dialogue and understanding as our to-be-thought, as educational foundations for the transformation of consciousness about the world. In the research journey, we mobilized our reflections from the question: How can dialogue and understanding be thought of as educational foundations for the transformation of consciousness about oneself and the world? In the light of this question, and starting from a hermeneutic methodology of interpreting when we experience and understanding when we relate, we patiently, rigorously and inventively lean over the production of interlocutors such as Hans-Georg Gadamer and Paulo Freire as reflective exponents to think about the concepts of dialogue and understanding. Guimarães Rosa, Ailton Krenak and Davi Kopenawer opened our horizons to the decolonial movement. And, we broaden and deepen our researcher awareness by appropriating the pillars of Sertania: vastness, itinerancy and anthropophagy. The interlocutors and Sertania as an approach enabled us to understand that dialogue and understanding are ways of transforming self-awareness and about the lived world, because they open spaces for everyone's expression and participation, allowing different voices to be heard and valued, contributing for the construction of a fairer and more democratic society, modifying the relations of social domination and oppression. In addition, Krenak and Kopenawer made us return to a cosmovision, which implied the appreciation of traditional knowledge, the preservation of ancestral languages and cultures, the guarantee of territorial rights and the active participation of different peoples in decision-making that affect their lives. Thus, we conclude our studies taken by the feeling that 'living well' implies breaking with the development model based on unbridled consumption, the exploitation of natural resources and the incessant pursuit of profit. It is necessary to adopt a more holistic and integrated approach, recognizing the interdependence between all beings and seeking ways to live in harmony with natureUniversidade Federal do Rio Grande do NortePrograma de Pós-graduação em EducaçãoUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASFundamentos educativosDiálogoCompreensãoConsciênciaDialogueUnderstandingConscienceEducational fundamentalsDiálogo e compreensão como fundamentos educativos para transformação da consciência sobre o mundoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALDialogocompreensaofundametos_Lima_2023application/pdf1162745https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/55116/1/Dialogocompreensaofundametos_Lima_202374d5a7a7b3b14c4bee92156f0d7b74bcMD51123456789/551162023-11-03 19:59:43.65oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/55116Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-11-03T22:59:43Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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