Assistência estudantil na UFRN: analisando os seus limites, desafios e possibilidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Mayara Patricia Leonardo da
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/36120
Resumo: O presente trabalho discute o Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) no âmbito da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, procurando desvendar o que se apresenta como limites, desafios e possibilidades para que os seus serviços sejam oferecidos com qualidade aos discentes e que melhorias devem ocorrer para o alcance deste objetivo. Para tanto, abordo inicialmente o processo que deu origem as primeiras universidades brasileiras e as transformações que estas sofreram até chegarmos ao modelo contemporâneo, destacando dois momentos históricos dessa trajetória: a reforma de Córdoba e a reforma de 1968. Em seguida, trago uma explanação acerca dos desdobramentos que levaram a conquista do PNAES, tratando dos aspectos gerais dessa política. A seguir, trago uma análise dos programas ofertados pela assistência estudantil na UFRN, discutindo, inicialmente, a respeito dos seus marcos regulatórios com base nas resoluções que deles tratam e após sendo feita a apresentação destes programas, mostrando como funcionam e quais os seus objetivos. Posteriormente, fazemos uma análise das reformas engrenadas nos últimos anos que têm trazido profundas mudanças para o ensino superior brasileiro, como é o caso das reformas de cunho privatizante, que tem como objetivo promover a mercantilização do ensino. E por último, realizamos a então análise acurada quanto ao impacto da assistência estudantil desenvolvida na UFRN, na vida acadêmica dos seus discentes e na sociedade, contextualizando o trabalho do Assistente Social nesta conjuntura, qual a sua importância e quais limites e desafios encontra para a materialização do seu fazer profissional. Tomamos como base os questionários aplicados aos discentes e a entrevista realizada com a Assistente Social da Coordenadoria de Apoio Pedagógico e Ações de Permanência (CAPAP), os quais nos forneceram dados de fundamental importância para o desenvolvimento deste trabalho. O objetivo geral da pesquisa se constituiu em analisar os serviços oferecidos pela CAPAP da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e os objetivos específicos se constituíram em discutir o que se apresenta como limite e desafio a implementação com qualidade e a ampliação do Programa Nacional da Assistência Estudantil (PNAES) no âmbito da UFRN; analisar o ponto de vista do público-alvo (estudantes) com relação aos programas de Assistência Estudantil da UFRN e o ponto de vista profissional de quem atua com estes; e discutir propostas de melhoria da qualidade dos serviços oferecidos pela unidade de Assistência Estudantil da UFRN. No que tange a metodologia, a pesquisa tem uma abordagem classificada como básica, utilizou o método crítico-dialético, do tipo quanti- qualitativa. O seu nível é exploratória e é uma pesquisa bibliográfica, a qual utilizou autores que debatem o tema, como Marilena de Souza Chauí. De acordo com a opinião dos estudantes que responderam ao questionário e da assistente social da CAPAP entrevistada, chegamos a constatação de que a nossa assistência estudantil ainda é acometida pelo cunho burocratizante, seletista e focalizado das políticas públicas brasileiras, e que ela pode e deve ser melhorada, visando promover o acesso universal dos discentes e garantir que eles possam ter a chance de um futuro promissor dentro e fora da universidade.
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