Construção de Instrumento de Avaliação em Gerontopsicomotricidade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/50728 |
Resumo: | Introdução: No último recenseamento em 2010, o Brasil tinha 20.867.925 de pessoas com 60 anos ou mais, projetando-se para os anos de 2020 e 2060, 30.197.077 e 73.460.946, respectivamente. Essa tendência é demonstrada em diversas partes do mundo, sobretudo nos países desenvolvidos e em desenvolvimento. A pessoa humana é a intersecção de três dimensões integradas, a cognitiva, a afetiva e a motora. Essa integralidade evolui no ciclo vital, inclusive na retrogênese. As aptidões psicomotoras, como equilíbrio e coordenação, são cruciais para a funcionalidade e qualidade de vida. Avaliar essas aptidões no processo de envelhecer é fundamental para profilaxia e tratamento. No entanto, são necessários meios psicométricos validados para mensurar as aptidões psicomotoras em gerontes. Ainda são escassos os instrumentos de avaliação em Gerontopsicomotricidade, bem como são de longo tempo de aplicação. Com isso, o objetivo do estudo foi construir um instrumento de avaliação em Gerontopsicomotricidade. Material e métodos: São utilizados os seguintes insumos: 1) Uma barra metálica de 1,50 metros fixada com uma distância de 15 cm de uma parede rígida, orientada verticalmente, servindo de segurança para o participante, que estará em situações de desequilíbrio; 2) Formulário de anotação de pontos; 3) Caneta esferográfica; 4) Cronômetro; 5) Cadeira sem braços para o avaliado. Os próximos itens mensurados são tarefas psicomotoras para as aptidões equilíbrio com lateralidade, esquema corporal, organização espaço-temporal, coordenação motora fina e ampla, nesta ordem. A escala qualitativa segue a tradição em avaliação em gerontes, ou seja, apráxico, dispráxico, eupráxico e hiperpráxico. A pontuação proposta varia de -1 a 2, com pontuação mínima de -5 e máxima de 10. Considerações finais: Os resultados mostraram que o protocolo é adequado para avaliação de critério das aptidões psicomotoras em gerontes, de forma rápida e segura. |
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Essa tendência é demonstrada em diversas partes do mundo, sobretudo nos países desenvolvidos e em desenvolvimento. A pessoa humana é a intersecção de três dimensões integradas, a cognitiva, a afetiva e a motora. Essa integralidade evolui no ciclo vital, inclusive na retrogênese. As aptidões psicomotoras, como equilíbrio e coordenação, são cruciais para a funcionalidade e qualidade de vida. Avaliar essas aptidões no processo de envelhecer é fundamental para profilaxia e tratamento. No entanto, são necessários meios psicométricos validados para mensurar as aptidões psicomotoras em gerontes. Ainda são escassos os instrumentos de avaliação em Gerontopsicomotricidade, bem como são de longo tempo de aplicação. Com isso, o objetivo do estudo foi construir um instrumento de avaliação em Gerontopsicomotricidade. 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