Análise das barreiras e facilitadores para a prática de esportes: percepção de jovens com deficiência física e da sua família

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Lean Mariama Barbosa da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46231
Resumo: Introdução: A Organização Mundial de Saúde preconiza uma vida ativa com prática de atividade física e esporte para toda a população. No entanto, quando se fala da pessoa com deficiência física, apenas uma pequena parcela está inserida neste tipo de atividade, o que pode estar relacionado à falta de conhecimento e habilidades das pessoas envolvidas no contexto familiar, escolar e comunitário da criança sobre como incluir e lidar com a participação dos jovens com deficiência no esporte. Assim, o objetivo deste trabalho foi avaliar a percepção de crianças e adolescentes com deficiência física e de seus cuidadores, quanto às barreiras e facilitadores para a prática de atividades físicas e esportivas nas escolas e/ou na sua comunidade. Metodologia: Foram realizados três grupos focais com pais/cuidadores e três grupos com crianças e adolescentes com algum tipo de deficiência física e limitação de mobilidade. A faixa etária das crianças variou de oito a dezessete anos. Os grupos foram conduzidos remotamente por chamadas de vídeo, quando foram coletados dados sociodemográficos acerca da condição de vida e dinâmica familiar e realizadas discussões abertas, guiadas por perguntas norteadoras, que avaliaram o nível de participação dos jovens nas atividades esportivas. Foi realizada a análise das transcrições dos grupos, na íntegra, seguida da identificação e categorização das barreiras e facilitadores de acordo com a classificação em primeiro nível da CIF. Resultados e discussão: A amostra foi composta, majoritariamente, por mães (onze) e por crianças e adolescentes (treze) com mielomeningocele, sendo a maioria deles, deambuladores (sete). Embora alguns participantes tenham relatado os domínios de estrutura e função do corpo como limitadores da participação em atividades esportivas, os fatores ambientais tiveram mais destaque, no qual as barreiras mais associadas foram os serviços, sistemas e políticas e as atitudes da sociedade e do próprio núcleo familiar. Reforçando a hipótese de que os locais de práticas esportivas e os profissionais e políticos envolvidos não estão preparados para uma inclusão da pessoa com deficiência. Conclusão: Foi possível observar que uma participação efetiva de crianças e adolescentes com deficiência física no esporte tem relação com as atitudes e apoio de familiares e da sociedade, que possibilitem a quebra de barreiras estruturais, fortemente ligadas ao mal funcionamento dos serviços, sistemas e políticas, relacionados a falta de acessibilidade nos transportes e espaços esportivos. Para tanto, reforça-se a necessidade de mais pesquisas que abordem esta temática, para que jovens com deficiência física possam se fazer mais presentes no esporte.
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Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN, 2022.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46231Universidade Federal do Rio Grande do NorteFisioterapiaUFRNBrasilDepartamento de FisioterapiaDeficiência físicaParticipaçãoInclusãoAnálise das barreiras e facilitadores para a prática de esportes: percepção de jovens com deficiência física e da sua famíliaAnalysis of barriers and facilitators to practice of sports: perception of young people with physical disabilities and their familiesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisIntrodução: A Organização Mundial de Saúde preconiza uma vida ativa com prática de atividade física e esporte para toda a população. No entanto, quando se fala da pessoa com deficiência física, apenas uma pequena parcela está inserida neste tipo de atividade, o que pode estar relacionado à falta de conhecimento e habilidades das pessoas envolvidas no contexto familiar, escolar e comunitário da criança sobre como incluir e lidar com a participação dos jovens com deficiência no esporte. Assim, o objetivo deste trabalho foi avaliar a percepção de crianças e adolescentes com deficiência física e de seus cuidadores, quanto às barreiras e facilitadores para a prática de atividades físicas e esportivas nas escolas e/ou na sua comunidade. Metodologia: Foram realizados três grupos focais com pais/cuidadores e três grupos com crianças e adolescentes com algum tipo de deficiência física e limitação de mobilidade. A faixa etária das crianças variou de oito a dezessete anos. Os grupos foram conduzidos remotamente por chamadas de vídeo, quando foram coletados dados sociodemográficos acerca da condição de vida e dinâmica familiar e realizadas discussões abertas, guiadas por perguntas norteadoras, que avaliaram o nível de participação dos jovens nas atividades esportivas. Foi realizada a análise das transcrições dos grupos, na íntegra, seguida da identificação e categorização das barreiras e facilitadores de acordo com a classificação em primeiro nível da CIF. Resultados e discussão: A amostra foi composta, majoritariamente, por mães (onze) e por crianças e adolescentes (treze) com mielomeningocele, sendo a maioria deles, deambuladores (sete). 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