Educação na era digital: relato de experiência sobre as conectividades pedagógicas nas aulas de Educação Física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Bryan Kenneth Marques
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29608
Resumo: Visto o distanciamento da Educação Física (EF) das questões relacionadas ao uso e discussão sobre o trato pedagógico das Tecnologias Digitais da Comunicação e Informação (TDICs) que o presente estudo elencou como objetivo geral o desenvolvimento, implementação e avaliação de uma proposta de aulas de EF (unidade temática) utilizando-se de metodologias ativas de aprendizagem e das TDICs para o ensino dos Esportes de Precisão (EPs) no Ensino Fundamental no município de São Mamede/PB. Foi realizado um estudo tipo relato de experiência de caráter descritivo, no segundo semestre de 2019, na Escola Municipal de Ensino Fundamental e Médio Professora Fildani Souto Gouveia – interior do sertão paraibano, com duas turmas de 7º ano, constituídas por 67 alunos, onde 35 eram do gênero masculino e 32 do gênero feminino. Os instrumentos para coleta de dados foram o Diário de Campo, Portfólio (físico e digital) e Questionário de Pesquisa. Aprovada com o parecer da plataforma Brasil nº 3.574.541, a pesquisa teve os resultados subdivididos em: protagonismo juvenil escolar e o uso das metodologias ativas de aprendizagem nas aulas de Educação Física e conectividades pedagógicas – construindo novas redes nas aulas de Educação Física –, ambas discutindo suas possibilidades e limites na implementação da proposta. Enquanto considerações finais, constatou-se que o uso de metodologias ativas nas aulas de EF, bem como o diálogo com as TDICs, conectou o processo de ensinoaprendizagem às estruturas de conhecimento do aluno, proporcionando um ensino significativo e de maior relevância social, visto que o produto cultural resultante desse processo participativo oportunizou uma significância social mais abrangente, já que foi concebido a partir da integração de diferentes visões e contextos sociais.
id UFRN_6e8c74ccf3cee0c74c36d0b307f5879f
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/29608
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Pereira, Bryan Kenneth MarquesOliveira, Márcio Romeu Ribas deKunz, ElenorSurdi, Aguinaldo César2020-07-14T17:27:39Z2020-07-14T17:27:39Z2020-03-06PEREIRA, Bryan Kenneth Marques. Educação na era digital: relato de experiência sobre as conectividades pedagógicas nas aulas de Educação Física. 2020. 127f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29608Visto o distanciamento da Educação Física (EF) das questões relacionadas ao uso e discussão sobre o trato pedagógico das Tecnologias Digitais da Comunicação e Informação (TDICs) que o presente estudo elencou como objetivo geral o desenvolvimento, implementação e avaliação de uma proposta de aulas de EF (unidade temática) utilizando-se de metodologias ativas de aprendizagem e das TDICs para o ensino dos Esportes de Precisão (EPs) no Ensino Fundamental no município de São Mamede/PB. Foi realizado um estudo tipo relato de experiência de caráter descritivo, no segundo semestre de 2019, na Escola Municipal de Ensino Fundamental e Médio Professora Fildani Souto Gouveia – interior do sertão paraibano, com duas turmas de 7º ano, constituídas por 67 alunos, onde 35 eram do gênero masculino e 32 do gênero feminino. Os instrumentos para coleta de dados foram o Diário de Campo, Portfólio (físico e digital) e Questionário de Pesquisa. Aprovada com o parecer da plataforma Brasil nº 3.574.541, a pesquisa teve os resultados subdivididos em: protagonismo juvenil escolar e o uso das metodologias ativas de aprendizagem nas aulas de Educação Física e conectividades pedagógicas – construindo novas redes nas aulas de Educação Física –, ambas discutindo suas possibilidades e limites na implementação da proposta. Enquanto considerações finais, constatou-se que o uso de metodologias ativas nas aulas de EF, bem como o diálogo com as TDICs, conectou o processo de ensinoaprendizagem às estruturas de conhecimento do aluno, proporcionando um ensino significativo e de maior relevância social, visto que o produto cultural resultante desse processo participativo oportunizou uma significância social mais abrangente, já que foi concebido a partir da integração de diferentes visões e contextos sociais.In view of the distancing from Physical Education (PE) from issues related to the use and discussion of the pedagogical treatment of Digital Communication and Information Technologies (DCITs) that the present study listed as a general objective the development, implementation and evaluation of a proposal for teaching classes PE (thematic unit) using active learning methodologies and DCITs for teaching Precision Sports (PSs) in Basic Education in the municipality of São Mamede/PB. A descriptive experience report study was carried out in the second semester of 2019, at the Escola Municipal de Ensino Fundamental e Médio Professora Fildani Souto Gouveia - interior of the Paraiba hinterland, with two classes of 7th grade, consisting of 67 students, where 35 were male and 32 female. The instruments for data collection were the Field Diary, Portfolio (physical and digital) and Research Questionnaire. Approved with the opinion of the platform Brazil number 3.574.541, the research had the results subdivided into: youth protagonism at school and the use of active learning methodologies in Physical Education classes and pedagogical connectivity - building new networks in Physical Education classes -, both discussing their possibilities and limits in implementing the proposal. As final considerations, it was found that the use of active methodologies in PE classes, as well as the dialogue with DCITs, connected the teaching-learning process to the student's knowledge structures, providing meaningful teaching and greater social relevance, since the cultural product resulting from this participatory process provided a more comprehensive social significance, since it was conceived from the integration of different views and social contexts.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA EM REDE NACIONALUFRNBrasilCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICAEducação FísicaEnsino fundamentalEsportesTDICsEducação na era digital: relato de experiência sobre as conectividades pedagógicas nas aulas de Educação Físicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALEducacaoeradigital_Pereira_2020.pdfapplication/pdf2699262https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29608/1/Educacaoeradigital_Pereira_2020.pdf8b568c431d14e0e3dd38868008242f95MD51TEXTEducacaoeradigital_Pereira_2020.pdf.txtEducacaoeradigital_Pereira_2020.pdf.txtExtracted texttext/plain279293https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29608/2/Educacaoeradigital_Pereira_2020.pdf.txt485fcd6eb41d09cb8c21d3d59db22b41MD52THUMBNAILEducacaoeradigital_Pereira_2020.pdf.jpgEducacaoeradigital_Pereira_2020.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1229https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29608/3/Educacaoeradigital_Pereira_2020.pdf.jpg30b27bb22a0882a0225ae4200022c093MD53123456789/296082020-07-19 04:45:30.24oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/29608Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2020-07-19T07:45:30Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educação na era digital: relato de experiência sobre as conectividades pedagógicas nas aulas de Educação Física
title Educação na era digital: relato de experiência sobre as conectividades pedagógicas nas aulas de Educação Física
spellingShingle Educação na era digital: relato de experiência sobre as conectividades pedagógicas nas aulas de Educação Física
Pereira, Bryan Kenneth Marques
CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Educação Física
Ensino fundamental
Esportes
TDICs
title_short Educação na era digital: relato de experiência sobre as conectividades pedagógicas nas aulas de Educação Física
title_full Educação na era digital: relato de experiência sobre as conectividades pedagógicas nas aulas de Educação Física
title_fullStr Educação na era digital: relato de experiência sobre as conectividades pedagógicas nas aulas de Educação Física
title_full_unstemmed Educação na era digital: relato de experiência sobre as conectividades pedagógicas nas aulas de Educação Física
title_sort Educação na era digital: relato de experiência sobre as conectividades pedagógicas nas aulas de Educação Física
author Pereira, Bryan Kenneth Marques
author_facet Pereira, Bryan Kenneth Marques
author_role author
dc.contributor.authorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Oliveira, Márcio Romeu Ribas de
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Kunz, Elenor
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Bryan Kenneth Marques
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Surdi, Aguinaldo César
contributor_str_mv Surdi, Aguinaldo César
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
topic CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Educação Física
Ensino fundamental
Esportes
TDICs
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física
Ensino fundamental
Esportes
TDICs
description Visto o distanciamento da Educação Física (EF) das questões relacionadas ao uso e discussão sobre o trato pedagógico das Tecnologias Digitais da Comunicação e Informação (TDICs) que o presente estudo elencou como objetivo geral o desenvolvimento, implementação e avaliação de uma proposta de aulas de EF (unidade temática) utilizando-se de metodologias ativas de aprendizagem e das TDICs para o ensino dos Esportes de Precisão (EPs) no Ensino Fundamental no município de São Mamede/PB. Foi realizado um estudo tipo relato de experiência de caráter descritivo, no segundo semestre de 2019, na Escola Municipal de Ensino Fundamental e Médio Professora Fildani Souto Gouveia – interior do sertão paraibano, com duas turmas de 7º ano, constituídas por 67 alunos, onde 35 eram do gênero masculino e 32 do gênero feminino. Os instrumentos para coleta de dados foram o Diário de Campo, Portfólio (físico e digital) e Questionário de Pesquisa. Aprovada com o parecer da plataforma Brasil nº 3.574.541, a pesquisa teve os resultados subdivididos em: protagonismo juvenil escolar e o uso das metodologias ativas de aprendizagem nas aulas de Educação Física e conectividades pedagógicas – construindo novas redes nas aulas de Educação Física –, ambas discutindo suas possibilidades e limites na implementação da proposta. Enquanto considerações finais, constatou-se que o uso de metodologias ativas nas aulas de EF, bem como o diálogo com as TDICs, conectou o processo de ensinoaprendizagem às estruturas de conhecimento do aluno, proporcionando um ensino significativo e de maior relevância social, visto que o produto cultural resultante desse processo participativo oportunizou uma significância social mais abrangente, já que foi concebido a partir da integração de diferentes visões e contextos sociais.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-07-14T17:27:39Z
dc.date.available.fl_str_mv 2020-07-14T17:27:39Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-03-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv PEREIRA, Bryan Kenneth Marques. Educação na era digital: relato de experiência sobre as conectividades pedagógicas nas aulas de Educação Física. 2020. 127f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29608
identifier_str_mv PEREIRA, Bryan Kenneth Marques. Educação na era digital: relato de experiência sobre as conectividades pedagógicas nas aulas de Educação Física. 2020. 127f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2020.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29608
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA EM REDE NACIONAL
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29608/1/Educacaoeradigital_Pereira_2020.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29608/2/Educacaoeradigital_Pereira_2020.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/29608/3/Educacaoeradigital_Pereira_2020.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 8b568c431d14e0e3dd38868008242f95
485fcd6eb41d09cb8c21d3d59db22b41
30b27bb22a0882a0225ae4200022c093
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814832683693375488