Participação em atividades de lazer na percepção de crianças com deficiência e dos seus cuidadores: estudo utilizando grupos focais para identificação de barreiras e facilitadores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Janice Souza
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/32257
Resumo: Introdução: As atividades de lazer fazem parte da rotina da criança e são de extrema importância para seu desenvolvimento. Crianças com deficiência, entretanto, tem menos oportunidades de vivenciar a participação nestas atividades. A Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) aponta que diversos fatores podem influenciar na participação e, por isso, é necessário identificar as barreiras que a restringem, para que se possa realizar melhores práticas. Objetivos: Identificar barreiras e facilitadores para a participação de crianças com deficiência em atividades de lazer, por meio da percepção das próprias crianças com deficiência e dos seus cuidadores. Materiais e Métodos: Estudo qualitativo, com realização de 7 Grupos Focais, totalizando uma amostra de 80 participantes (40 crianças e 40 cuidadores). Os grupos das crianças com deficiência e seus responsáveis ocorreram de forma independente. As falas foram gravadas e transcritas para posterior análise, tomando-se por base a CIF. Seguindo as “Linking Rules”, 3 juízes realizaram, individualmente, exaustiva leitura das transcrições e determinaram as categorias da CIF identificadas nas falas. As categorias foram agrupadas pela autora principal para realização de análise descritiva e as divergências foram resolvidas com reunião e discussão entre os juízes. Resultados: Ambos os grupos apontaram que os Fatores Ambientais atuam como principais barreiras, principalmente, no que diz respeito às atitudes de colegas (percepção das crianças) ou de estranhos (percepção dos cuidadores) e aos produtos e tecnologia para transporte (percepção das crianças) ou utilizados nos projetos de arquitetura e construção de espaços públicos (percepção dos cuidadores). Para as crianças, o apoio e as atitudes da família nuclear, seguido das atitudes dos amigos foram os fatores mais referidos como facilitadores para a sua participação em atividades de lazer. Já para os pais, além das atitudes e do apoio da família nuclear, as atitudes sociais também facilitam a participação de seus filhos. Conclusões: Os fatores ambientais são as principais barreiras, mas também os principais facilitadores para a participação de crianças com deficiência. Assim, incluir a identificação destes elementos na rotina de avaliação do fisioterapeuta e o planejamento terapêutico direcionado para a participação destas crianças poderá promover uma melhor participação e funcionalidade das crianças com deficiência.
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Crianças com deficiência, entretanto, tem menos oportunidades de vivenciar a participação nestas atividades. A Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) aponta que diversos fatores podem influenciar na participação e, por isso, é necessário identificar as barreiras que a restringem, para que se possa realizar melhores práticas. Objetivos: Identificar barreiras e facilitadores para a participação de crianças com deficiência em atividades de lazer, por meio da percepção das próprias crianças com deficiência e dos seus cuidadores. Materiais e Métodos: Estudo qualitativo, com realização de 7 Grupos Focais, totalizando uma amostra de 80 participantes (40 crianças e 40 cuidadores). Os grupos das crianças com deficiência e seus responsáveis ocorreram de forma independente. As falas foram gravadas e transcritas para posterior análise, tomando-se por base a CIF. Seguindo as “Linking Rules”, 3 juízes realizaram, individualmente, exaustiva leitura das transcrições e determinaram as categorias da CIF identificadas nas falas. As categorias foram agrupadas pela autora principal para realização de análise descritiva e as divergências foram resolvidas com reunião e discussão entre os juízes. Resultados: Ambos os grupos apontaram que os Fatores Ambientais atuam como principais barreiras, principalmente, no que diz respeito às atitudes de colegas (percepção das crianças) ou de estranhos (percepção dos cuidadores) e aos produtos e tecnologia para transporte (percepção das crianças) ou utilizados nos projetos de arquitetura e construção de espaços públicos (percepção dos cuidadores). Para as crianças, o apoio e as atitudes da família nuclear, seguido das atitudes dos amigos foram os fatores mais referidos como facilitadores para a sua participação em atividades de lazer. 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To make best practices it is important to identify the barriers that difficult participation. Objective: Identify the perception of disabled children and their ceregivers regarding facilitators and barriers to their participation in leisure activities. Materials and Methods: This is a qualitative study involving 7 focus groups. 80 individuals participated in the study (40 disabled childrens and 40 caregivers). The groups of disabled children and their caregivers occurred independently. The discussions were recorded and the recordings were later transcribed. The analysis was based on ICF, following the Linking Rules. 3 judges read the transcripts of the discussions independently. While reading the discussions, the judges identified the significant points (barriers and facilitators) associated with the ICF categories. The differences were resolved with a meeting and discussion between the judges. Results: Both groups pointed out that environmental factors are the main barriers, especially with regard to peers colleagues attitudes (children's perception) or strangers (caregivers' perception) and products and technology for personal indoor and outdoor mobility and transportation (children's perception) or products used in the construction and building products and technology of buildings for public use (caregivers' perception). For the disabled childrens, the support and attitudes of the immediate family, followed by the attitudes of the friends were the biggest facilitators for their participation in leisure activities. For parents, in addition to the attitudes and support of the immediate family, social attitudes also facilitate the participation of their children. Conclusion: The perception of disabled children and their caregivers show that environmental factors were the primary facilitators and barriers to disabled children’s participation in leisure activities. Professionals need to broaden their action plans in order to identify these factors and devise strategies to increase participation of disabled children in leisure activities.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIAUFRNBrasilCriançaPessoas com deficiênciaAtividades de lazerBarreiras e facilitadoresClassificação Internacional de FuncionalidadeIncapacidade e saúdeParticipação em atividades de lazer na percepção de crianças com deficiência e dos seus cuidadores: estudo utilizando grupos focais para identificação de barreiras e facilitadoresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALParticipacaoatividadeslazer_Marques_2019.pdfapplication/pdf7539600https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/32257/1/Participacaoatividadeslazer_Marques_2019.pdfd455d3d53846f79155bd4bf8a0030bfdMD51TEXTParticipacaoatividadeslazer_Marques_2019.pdf.txtParticipacaoatividadeslazer_Marques_2019.pdf.txtExtracted texttext/plain177954https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/32257/2/Participacaoatividadeslazer_Marques_2019.pdf.txtaf566065d08c2a8e8258bc573745dfd9MD52THUMBNAILParticipacaoatividadeslazer_Marques_2019.pdf.jpgParticipacaoatividadeslazer_Marques_2019.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1158https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/32257/3/Participacaoatividadeslazer_Marques_2019.pdf.jpg390a0d98e1d96bf77aad7ed61102d37bMD53123456789/322572021-04-18 06:07:48.599oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/32257Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-04-18T09:07:48Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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