Estudo de misturas de solo com agregado reciclado para emprego em camadas de base de pavimentos urbanos de baixo volume de tráfego
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/40673 |
Resumo: | A indústria da construção civil ocupa posição de destaque na economia nacional e em todo o mundo em virtude da sua importância no processo de desenvolvimento socioeconômico. Uma vez que esse setor está fortemente ligado ao consumo de recursos naturais e à geração de resíduos sólidos, a utilização de agregados reciclados apresenta extrema relevância. No cenário internacional, o desenvolvimento tecnológico da reciclagem de resíduos da construção civil (RCC) ganhou impulso após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) e atualmente os países europeus encontram-se em avançado estágio nesse setor. Diversos autores têm demonstrado a viabilidade da utilização de agregado reciclado de RCC em diferentes aplicações, particularmente em obras de infraestrutura de pavimentação. O objetivo deste trabalho é estudar as propriedades de misturas de solo com agregado reciclado visando o emprego em camadas de base de pavimentos urbanos de baixo volume de tráfego. O solo foi coletado em jazida localizada no município de Macaíba/RN e o resíduo consiste em uma composição agregados reciclados com graduações de brita nº 1, brita nº 0 e areia. O solo e as misturas solo-agregado reciclado foram caracterizados através de ensaios de análise granulométrica, limites de consistência, densidade real, Índice de Suporte Califórnia (ISC) e expansão. Os agregados reciclados foram submetidos a ensaios de determinação da composição, análise granulométrica, índice de forma, massa específica e absorção, abrasão Los Angeles, Índice de Suporte Califórnia e expansão. Com base nos resultados obtidos, verificou-se que a mistura com 75% do agregado reciclado utilizado pode ser empregada em camadas de base de pavimentos, uma vez que atende aos requisitos definidos pela especificação de serviço DNIT ES-141/2010. |
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