“O socioeducativo que você fala seriam as oficinas?”: uma análise da dimensão pedagógica do Serviço Social junto à população em situação de rua no município de Natal-RN
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/36477 |
Resumo: | O fenômeno população em situação de rua, desde seu surgimento, em meados do século XVIII, compõe a pobreza nas sociedades capitalistas, sua expansão ocorre com a chegada das primeiras cidades e está vinculada aos processos de acumulação do capital, nessa direção, tem momentos de expansão e retração. No Brasil, o Estado só começa a atentar para esse fenômeno, mais efetivamente, a partir da organização da população em situação de rua na luta por direitos, que ocorre a partir do processo de redemocratização do país. No ano de 2009, importantes conquistas são alcançadas: a Política Nacional para a População em Situação de Rua e a Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais. Considerando que o assistente social é um dos profissionais que atua junto a essa população e que a linguagem utilizada por ele é um ponto primordial para o desenvolvimento de uma prática pedagógica que possa contribuir para a ampliação das conquistas dos sujeitos, o presente estudo objetivou, de forma geral, analisar a dimensão pedagógica da prática profissional do Assistente Social nos serviços socioassistenciais prestados à População em Situação de Rua no município de Natal/RN. Como objetivos específicos foram delimitados os seguintes: mapear os serviços socioassistenciais ofertados à população em situação de rua no município de Natal-RN; analisar os instrumentais de trabalho utilizados pelo Serviço Social do Abrigo Institucional e do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua; e apreender as particularidades das condições de trabalho dos Assistentes Sociais no Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua e no Serviço de Acolhimento Institucional para adultos e famílias. Para atingir esses objetivos, foram realizadas uma pesquisa qualitativa e uma revisão de literatura baseada nas referências sobre as temáticas abordadas. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 5 (cinco) assistentes sociais que atuam nos serviços socioassistenciais ofertados à população em situação de rua no município de Natal/RN. O coordenador e 2 (duas) assistentes sociais do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua – Centro Pop, e 2 (duas) assistentes sociais do Abrigo Institucional. A partir da análise empreendida ao longo do trabalho, percebe-se que apesar do Serviço Social ter alcançado importantes avanços na construção de uma prática pedagógica emancipatória, compromissada com as lutas das classes subalternas, ainda há, nos tempos atuais, traços de uma pedagogia mais voltada para a ajuda e controle da população usuária. |
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