Gestão Educacional: uma análise da dimensão de Gestão Democrática do município de Acari/RN a partir do PAR (2007-2011)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Cristine Marques
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/42193
Resumo: As relações econômicas caracterizadas, principalmente, por uma dinâmica de flexibilização e originada a partir da reestruturação produtiva e do processo de globalização, buscam responder às novas formas tomadas pelas economias mundializadas e têm se moldado a essas novas configurações de modo extremamente rápido. Agregada a esses acontecimentos procede-se a reconfiguração do Estado com a redefinição de seu papel sustentada em princípios neoliberais que passam a guiar as relações deste com a sociedade civil e com a sociedade política. Este cenário torna-se propício a novos desafios, sobretudo na arena educacional, em que se observa a obrigatoriedade de se estabelecerem novos padrões em educação que se proponham a atender às demandas dos setores produtivos, dentre outros por ele requeridos. As transformações sociais que vêm ocorrendo no cenário mundial, na atualidade, estão aportadas em um determinado paradigma de desenvolvimento socioeconômico movido por reformas de natureza neoliberal e têm acentuado a necessidade da busca de um conhecimento científico e tecnológico que se aplique, dentre outros campos, à educação. Isso se traduz na adoção, na reformulação, na criação e na análise das políticas que são adotadas para essa área (BARBALHO, 2006, p. 16 ). Levando em conta complexidade dos sistemas educacionais e das variações conceituais em educação na sociedade contemporânea, as teorias organizacionais e administrativas têm encontrado grandes desafios, o que tem impulsionado, também, a constituição de outros paradigmas de gestão; em particular, da educação. Partindo desse pressuposto, “[...] uma das mudanças mais importantes diz respeito à busca de padrões de gestão inovadores, de modo a substituir a excessiva centralização por procedimentos que garantam uma ação educacional efetiva” (COSTA, 1997, p.17). Assim, as políticas de descentralização tornam-se elementos do contexto mais geral das políticas educacionais, especialmente as de cunho reformistas, as quais têm sido foco dos estudos de muitos investigadores. Entretanto, ressalta-se que apesar dos relevantes estudos, não estão esgotadas as análises dos problemas desse campo. O realce desse estudo recai sobre a política em nível estadual e municipal. Entretanto, é preciso situa-la no contexto da política educacional do Estado brasileiro da qual é integrante. O estudo direciona-se a uma reflexão sobre questões da seguinte ordem: a) Como se configurou a política educacional no município de Acari no que se refere à gestão. b) A implementação do PAR no município de Acari/RN ocorreu de forma a possibilitar modificações no gerenciamento da educação nesse município? O estudo procura compreender a implementação do Plano de Ações Articuladas – PAR, no período de 2007 a 2011, especificamente no que se refere à dimensão da Gestão Educacional no município de Acari/RN, identificando os aspectos relacionados ao modelo de gestão proposto para a administração do sistema de ensino do município, considerando a sua articulação com as diretrizes nacionais e regionais. De modo específico, pretende-se Analisar o Plano de Ações Articuladas (PAR), no conjunto de ações voltadas à democratização da gestão educacional; Identificar os indicadores da área 1, da dimensão 1 da Gestão Educacional , verificando o que está sendo realizado no município de Acari/RN, de acordo com as orientações do plano. Considerando as características do objeto de estudo, optou-se por realizar uma pesquisa de natureza qualitativa. Para explicitar as questões levantadas e, desse modo, concretizar o objetivo da pesquisa, utilizou-se como fonte de informações documentos, programas, projetos, relatórios pertinentes a temática em estudo. Os documentos são considerados importantes fonte de informação, na medida em que se originam de um contexto específico e, ao mesmo tempo, oferecem informações sobre esse contexto. Além disso, lançou-se mão de outros instrumentos, a exemplo da coleta de dados no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira e de entrevistas com pessoas envolvidas com a elaboração e implementação do PAR no município. Para a discussão das questões sugeridas, estruturou-se este trabalho dispondo-o de forma como segue: uma introdução, quatro itens e uma reflexão final acerca da temática estudada. Na introdução, apresenta-se a temática a ser analisada, o que se investiga e os caminhos metodológicos utilizados para o alcance dos objetivos. O primeiro item encerra uma breve caracterização da conjuntura social do momento de configuração do objeto em análise. O segundo item busca compreender, ainda que de forma breve a gestão educacional, o terceiro item apresenta o PAR como instrumento de planejamento e o quarto uma análise da gestão educacional no município de Acari/RN. A partir de uma caracterização do município. Nessa perspectiva, os dados recolhidos permitem caracterizar aspectos das mudanças institucionais, das mudanças na gestão administrativa, financeira, da participação da comunidade interna e externa, da fonte e do volume de recursos captados etc. Na sistematização, ordenação e interpretação dos dados, utilizou-se, como procedimento técnico, a representação escrita.
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