Proposta de um modelo de avaliação de pavimentos aeroportuários para determinação de estratégias de manutenção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura, Ingrid Rebouças de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33318
Resumo: Devido ao elevado crescimento do transporte aéreo, aliado à urgência pelo aumento da capacidade e adequação da infraestrutura aeroportuária brasileira, surge a necessidade de adoção de medidas mais eficientes no sistema de gerenciamento de pavimentos, quanto as manutenções e intervenções em áreas de circulação de aeronaves. Esses ativos, além de possuírem alto valor em termos construtivos, ainda necessitam de financiamento para sua conservação através de equipamentos para realização de ensaios e funcionários dedicados a identificar alterações que prejudiquem as atividades no processamento de voos, e sobretudo da segurança de passageiros e cargas durante as decolagens e aterrisagens. Visando auxiliar operadores de aeródromos na estruturação das atividades de manutenção, a presente dissertação, tem como objetivo desenvolver uma proposta de um modelo de avaliação de estratégias, para construção de um Plano Mestre de Manutenção Preventiva, tendo como base um estudo de caso desenvolvido no Aeroporto de Natal/RN. O modelo proposto fundamentase na análise de falhas dos pavimentos e estudo do banco de dados do aeroporto, por meio de duas abordagens da manutenção preventiva: sistemática, e condicional. A primeira conta com a utilização de ferramentas estatísticas para construção de um modelo de previsão em Redes Neurais Artificiais (RNA), e a segunda com a avaliação de cenários. A abordagem multicritério de análise da decisão (MCDA) foi usada para desenvolvimento do modelo de determinação das estratégias de manutenção a partir de critérios que levem em consideração o tipo de patologia, aspectos técnicos e econômicos da manutenção de pavimentos aeroportuários. Nesse intuito, foram realizados levantamentos bibliográficos referentes as normativas e regulamentos do transporte aéreo, nacional e internacional. Além disso, buscou-se verificar as pesquisas em torno das temáticas da avaliação sistemática, através de modelos de previsão, e condicional, pela parametrização das condições dos pavimentos. O método de pesquisa é caracterizado como um estudo de caso de natureza quali-quantitativa. O resultado do trabalho apresenta uma proposta de uma ferramenta para manutenção, que considera as diferentes variáveis que interferem no desempenho do pavimento, bem como as diretrizes para adaptar a pesquisa as necessidades de um aeroporto no Brasil.
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Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33318Devido ao elevado crescimento do transporte aéreo, aliado à urgência pelo aumento da capacidade e adequação da infraestrutura aeroportuária brasileira, surge a necessidade de adoção de medidas mais eficientes no sistema de gerenciamento de pavimentos, quanto as manutenções e intervenções em áreas de circulação de aeronaves. Esses ativos, além de possuírem alto valor em termos construtivos, ainda necessitam de financiamento para sua conservação através de equipamentos para realização de ensaios e funcionários dedicados a identificar alterações que prejudiquem as atividades no processamento de voos, e sobretudo da segurança de passageiros e cargas durante as decolagens e aterrisagens. Visando auxiliar operadores de aeródromos na estruturação das atividades de manutenção, a presente dissertação, tem como objetivo desenvolver uma proposta de um modelo de avaliação de estratégias, para construção de um Plano Mestre de Manutenção Preventiva, tendo como base um estudo de caso desenvolvido no Aeroporto de Natal/RN. O modelo proposto fundamentase na análise de falhas dos pavimentos e estudo do banco de dados do aeroporto, por meio de duas abordagens da manutenção preventiva: sistemática, e condicional. A primeira conta com a utilização de ferramentas estatísticas para construção de um modelo de previsão em Redes Neurais Artificiais (RNA), e a segunda com a avaliação de cenários. A abordagem multicritério de análise da decisão (MCDA) foi usada para desenvolvimento do modelo de determinação das estratégias de manutenção a partir de critérios que levem em consideração o tipo de patologia, aspectos técnicos e econômicos da manutenção de pavimentos aeroportuários. Nesse intuito, foram realizados levantamentos bibliográficos referentes as normativas e regulamentos do transporte aéreo, nacional e internacional. Além disso, buscou-se verificar as pesquisas em torno das temáticas da avaliação sistemática, através de modelos de previsão, e condicional, pela parametrização das condições dos pavimentos. O método de pesquisa é caracterizado como um estudo de caso de natureza quali-quantitativa. O resultado do trabalho apresenta uma proposta de uma ferramenta para manutenção, que considera as diferentes variáveis que interferem no desempenho do pavimento, bem como as diretrizes para adaptar a pesquisa as necessidades de um aeroporto no Brasil.Due to the high growth of air transport, combined with the urgency to increase the capacity and adequacy of the Brazilian airport infrastructure, there is a need to adopt more efficient measures in the pavement management system, in terms of maintenance and interventions in aircraft circulation areas. These assets, in addition to having high value in constructive terms, still need financing for their conservation through equipment for conducting tests and employees dedicated to identifying changes that hinder activities in the processing of flights, and especially the safety of passengers and cargo during takeoffs and landings. Aiming to assist aerodrome operators in the structuring of maintenance activities, this dissertation aims to develop a proposal for a strategy evaluation model for the construction of a Preventive Maintenance Master Plan, based on a case study developed at the Airport. of Natal / RN. The proposed model is based on the analysis of pavement failures and the study of the airport's database, through two preventive maintenance approaches: systematic, and conditional. The first relies on the use of statistical tools to build a forecasting model in Artificial Neural Networks (ANN), and the second with the assessment of scenarios. The multicriteria decision analysis approach (MCDA) was used to develop the model for determining maintenance strategies based on criteria that take into account the type of pathology, technical and economic aspects of airport pavement maintenance. For this purpose, bibliographic surveys were carried out regarding the national and international air transport rules and regulations. In addition, we sought to verify the research on the themes of systematic evaluation, through forecasting models, and conditional, by parameterizing the conditions of the pavements. The research method is characterized as a case study of a qualitative and quantitative nature. The result of the work presents a proposal for a maintenance tool, which considers the different variables that affect the performance of the pavement, as well as the guidelines for adapting the research to the needs of an airport in Brazil.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃOUFRNBrasilSistemas de avaliaçãoPavimentos aeroportuáriosTomada de decisãoGestão da manutençãoProposta de um modelo de avaliação de pavimentos aeroportuários para determinação de estratégias de manutençãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALPropostamodeloavaliacao_Moura_2021.pdfapplication/pdf4528606https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/33318/1/Propostamodeloavaliacao_Moura_2021.pdfd205c8d644e37c93615ba7aa188f6c4dMD51123456789/333182022-05-02 12:29:50.986oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/33318Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-05-02T15:29:50Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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