Degradação térmica e mecânica de geossintéticos utilizados em restauração de pavimentos flexíveis com concreto asfáltico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mello, Micheline dos Anjos e
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49987
Resumo: O modal rodoviário é responsável por grande parte do transporte de cargas e pessoas no Brasil, portanto, manter pavimentos em boas condições implica benefícios para a economia e para os usuários, no entanto, é comum o pavimento flexível trincar ao longo da sua vida útil. Usualmente, o recapeamento simples é adotado para consertar pavimentos trincados, porém em pouco tempo as trincas se refletem ou se propagam da antiga camada para a nova. Uma solução adotada para reduzir e postergar a reflexão de trincas é a utilização de geossintéticos, porém, esses materiais podem ser danificados térmica e mecanicamente durante o processo de instalação. Dessa maneira, é importante verificar se esses danos são consideráveis e se prejudicam os materiais de cumprirem a função para os quais foram designados. Assim, esta pesquisa tem o objetivo de analisar a degradação térmica e mecânica sofrida por geossintéticos utilizados em sistemas antirreflexão de trincas e, adicionalmente, verificar se há um aprimoramento nessa análise com a utilização de papel-alumínio. Para isso, quatro tipos de geocompostos foram utilizados e suas amostras foram classificadas em: amostras virgens, que não foram submetidas a danos; amostras com danos térmicos, sobre as quais o concreto asfáltico com alta temperatura de trabalho foi depositado e uniformizado; amostras com danos térmicos e mecânicos, que além de serem submetidas ao efeito da alta temperatura, também foram expostas à ação mecânica devido à compactação do concreto asfáltico. As amostras danificadas foram categorizadas em amostras com e sem papel-alumínio, pois estas foram divididas simetricamente, em que, uma metade foi coberta com papel alumínio antes de ser exposta aos danos e a outra recebeu a mistura asfáltica diretamente. Depois, as amostras foram cortadas e submetidas a ensaios de tração uniaxial. Os resultados dos ensaios de tração forneceram parâmetros como resistência à tração, deslocamento da garra e inclinação das retas. Tais parâmetro foram analisados e serviram como indicadores das degradações sofridas. Com relação à resistência à tração, a maior redução foi para o geocomposto de fibra de vidro submetido ao dano térmico e mecânico, com 81,97% e a menor, 2,45% foi para o geocomposto de poliéster exposto apenas à alta temperatura do concreto asfáltico. A partir dos resultados, foi possível concluir que os materiais sofrem degradação no processo de instalação e que sua severidade depende da matéria-prima do geossintético, como também do dano a que ele foi submetido.
id UFRN_711e3adcd93e535ba164731f6e2c47fd
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/49987
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Mello, Micheline dos Anjos ehttp://lattes.cnpq.br/6794313787778784https://orcid.org/0000-0002-8113-622Xhttp://lattes.cnpq.br/6854485206744906Amorim, Enio FernandesPortelinha, Fernando Henrique MartinsFrança, Fagner Alexandre Nunes de2022-12-05T16:15:07Z2022-12-05T16:15:07Z2022-08-29MELLO, Micheline dos Anjos e. Degradação térmica e mecânica de geossintéticos utilizados em restauração de pavimentos flexíveis com concreto asfáltico. Orientador: Fagner Alexandre Nunes de França. 2022. 99f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49987O modal rodoviário é responsável por grande parte do transporte de cargas e pessoas no Brasil, portanto, manter pavimentos em boas condições implica benefícios para a economia e para os usuários, no entanto, é comum o pavimento flexível trincar ao longo da sua vida útil. Usualmente, o recapeamento simples é adotado para consertar pavimentos trincados, porém em pouco tempo as trincas se refletem ou se propagam da antiga camada para a nova. Uma solução adotada para reduzir e postergar a reflexão de trincas é a utilização de geossintéticos, porém, esses materiais podem ser danificados térmica e mecanicamente durante o processo de instalação. Dessa maneira, é importante verificar se esses danos são consideráveis e se prejudicam os materiais de cumprirem a função para os quais foram designados. Assim, esta pesquisa tem o objetivo de analisar a degradação térmica e mecânica sofrida por geossintéticos utilizados em sistemas antirreflexão de trincas e, adicionalmente, verificar se há um aprimoramento nessa análise com a utilização de papel-alumínio. Para isso, quatro tipos de geocompostos foram utilizados e suas amostras foram classificadas em: amostras virgens, que não foram submetidas a danos; amostras com danos térmicos, sobre as quais o concreto asfáltico com alta temperatura de trabalho foi depositado e uniformizado; amostras com danos térmicos e mecânicos, que além de serem submetidas ao efeito da alta temperatura, também foram expostas à ação mecânica devido à compactação do concreto asfáltico. As amostras danificadas foram categorizadas em amostras com e sem papel-alumínio, pois estas foram divididas simetricamente, em que, uma metade foi coberta com papel alumínio antes de ser exposta aos danos e a outra recebeu a mistura asfáltica diretamente. Depois, as amostras foram cortadas e submetidas a ensaios de tração uniaxial. Os resultados dos ensaios de tração forneceram parâmetros como resistência à tração, deslocamento da garra e inclinação das retas. Tais parâmetro foram analisados e serviram como indicadores das degradações sofridas. Com relação à resistência à tração, a maior redução foi para o geocomposto de fibra de vidro submetido ao dano térmico e mecânico, com 81,97% e a menor, 2,45% foi para o geocomposto de poliéster exposto apenas à alta temperatura do concreto asfáltico. A partir dos resultados, foi possível concluir que os materiais sofrem degradação no processo de instalação e que sua severidade depende da matéria-prima do geossintético, como também do dano a que ele foi submetido.The road transport is responsible for a large part of the transport of cargo and people in Brazil, therefore, keeping pavements in good condition implies benefits for the economy and for users, however, it is common for flexible pavement to crack throughout its lifetime. Usually, a new bituminous layer is adopted to repair cracked pavements, but in a short time the cracks are reflected or propagated from the old layer to the new one. A solution adopted to reduce and delay the reflection cracking is the use of geosynthetics, however, these materials can be thermally and mechanically damaged during the installation process. In this way, it is important to verify if these damages are considerable and if they hinder the materials from fulfilling the function for which they were designed. Thus, this research aims to analyze the thermal and mechanical degradation suffered by geosynthetics used as anti-reflective cracking systems and, additionally, to verify if there is an improvement in this analysis with the use of aluminum foil. For this, four types of geocomposites were used and their samples were classified into: virgin samples, which were not subjected to damage; thermal damage samples, on which the asphalt concrete with high working temperature was deposited and uniformed; thermal and mechanical damage samples, which, in addition to being subjected to the effect of high temperature, were also exposed to mechanical action due to asphalt concrete compaction. All the damaged samples were divided symmetrically and in one part aluminum foil was placed before exposure to the damage and in the other part the asphalt mixture was placed directly, therefore, the damaged samples were categorized as with and without aluminum foil. Afterwards, the samples were cut and subjected to uniaxial tensile tests. The results of the tensile tests provided parameters such as tensile strength, grip displacement and slope of the lines. Such parameters were analyzed and used as degradation indicators. Regarding tensile strength, the biggest reduction was for glass fiber geocomposite that was subjected to thermal and mechanical damage, while, the smallest, 2,45%, was for the polyester geocomposite exposed only to the high temperature of the asphalt concrete. From the results, it was possible to conclude that the materials suffer degradation in the installation process and that its severity depends on the geosynthetic raw material, as well as the damage to which it was subjected.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVILUFRNBrasilCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILGeossintéticoSistema antirreflexão de trincasConcreto asfálticoDegradação térmicaDegradação mecânicaDegradação térmica e mecânica de geossintéticos utilizados em restauração de pavimentos flexíveis com concreto asfálticoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALDegradacaotermicamecanica_Mello_2022.pdfapplication/pdf4268212https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/49987/1/Degradacaotermicamecanica_Mello_2022.pdf6d505876605e28e0fc150c6d11aa4189MD51123456789/499872022-12-05 13:15:47.617oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/49987Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-12-05T16:15:47Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Degradação térmica e mecânica de geossintéticos utilizados em restauração de pavimentos flexíveis com concreto asfáltico
title Degradação térmica e mecânica de geossintéticos utilizados em restauração de pavimentos flexíveis com concreto asfáltico
spellingShingle Degradação térmica e mecânica de geossintéticos utilizados em restauração de pavimentos flexíveis com concreto asfáltico
Mello, Micheline dos Anjos e
CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL
Geossintético
Sistema antirreflexão de trincas
Concreto asfáltico
Degradação térmica
Degradação mecânica
title_short Degradação térmica e mecânica de geossintéticos utilizados em restauração de pavimentos flexíveis com concreto asfáltico
title_full Degradação térmica e mecânica de geossintéticos utilizados em restauração de pavimentos flexíveis com concreto asfáltico
title_fullStr Degradação térmica e mecânica de geossintéticos utilizados em restauração de pavimentos flexíveis com concreto asfáltico
title_full_unstemmed Degradação térmica e mecânica de geossintéticos utilizados em restauração de pavimentos flexíveis com concreto asfáltico
title_sort Degradação térmica e mecânica de geossintéticos utilizados em restauração de pavimentos flexíveis com concreto asfáltico
author Mello, Micheline dos Anjos e
author_facet Mello, Micheline dos Anjos e
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6794313787778784
dc.contributor.advisorID.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-8113-622X
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6854485206744906
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Amorim, Enio Fernandes
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Portelinha, Fernando Henrique Martins
dc.contributor.author.fl_str_mv Mello, Micheline dos Anjos e
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv França, Fagner Alexandre Nunes de
contributor_str_mv França, Fagner Alexandre Nunes de
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL
topic CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL
Geossintético
Sistema antirreflexão de trincas
Concreto asfáltico
Degradação térmica
Degradação mecânica
dc.subject.por.fl_str_mv Geossintético
Sistema antirreflexão de trincas
Concreto asfáltico
Degradação térmica
Degradação mecânica
description O modal rodoviário é responsável por grande parte do transporte de cargas e pessoas no Brasil, portanto, manter pavimentos em boas condições implica benefícios para a economia e para os usuários, no entanto, é comum o pavimento flexível trincar ao longo da sua vida útil. Usualmente, o recapeamento simples é adotado para consertar pavimentos trincados, porém em pouco tempo as trincas se refletem ou se propagam da antiga camada para a nova. Uma solução adotada para reduzir e postergar a reflexão de trincas é a utilização de geossintéticos, porém, esses materiais podem ser danificados térmica e mecanicamente durante o processo de instalação. Dessa maneira, é importante verificar se esses danos são consideráveis e se prejudicam os materiais de cumprirem a função para os quais foram designados. Assim, esta pesquisa tem o objetivo de analisar a degradação térmica e mecânica sofrida por geossintéticos utilizados em sistemas antirreflexão de trincas e, adicionalmente, verificar se há um aprimoramento nessa análise com a utilização de papel-alumínio. Para isso, quatro tipos de geocompostos foram utilizados e suas amostras foram classificadas em: amostras virgens, que não foram submetidas a danos; amostras com danos térmicos, sobre as quais o concreto asfáltico com alta temperatura de trabalho foi depositado e uniformizado; amostras com danos térmicos e mecânicos, que além de serem submetidas ao efeito da alta temperatura, também foram expostas à ação mecânica devido à compactação do concreto asfáltico. As amostras danificadas foram categorizadas em amostras com e sem papel-alumínio, pois estas foram divididas simetricamente, em que, uma metade foi coberta com papel alumínio antes de ser exposta aos danos e a outra recebeu a mistura asfáltica diretamente. Depois, as amostras foram cortadas e submetidas a ensaios de tração uniaxial. Os resultados dos ensaios de tração forneceram parâmetros como resistência à tração, deslocamento da garra e inclinação das retas. Tais parâmetro foram analisados e serviram como indicadores das degradações sofridas. Com relação à resistência à tração, a maior redução foi para o geocomposto de fibra de vidro submetido ao dano térmico e mecânico, com 81,97% e a menor, 2,45% foi para o geocomposto de poliéster exposto apenas à alta temperatura do concreto asfáltico. A partir dos resultados, foi possível concluir que os materiais sofrem degradação no processo de instalação e que sua severidade depende da matéria-prima do geossintético, como também do dano a que ele foi submetido.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-12-05T16:15:07Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-12-05T16:15:07Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-08-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MELLO, Micheline dos Anjos e. Degradação térmica e mecânica de geossintéticos utilizados em restauração de pavimentos flexíveis com concreto asfáltico. Orientador: Fagner Alexandre Nunes de França. 2022. 99f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49987
identifier_str_mv MELLO, Micheline dos Anjos e. Degradação térmica e mecânica de geossintéticos utilizados em restauração de pavimentos flexíveis com concreto asfáltico. Orientador: Fagner Alexandre Nunes de França. 2022. 99f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/49987
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/49987/1/Degradacaotermicamecanica_Mello_2022.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 6d505876605e28e0fc150c6d11aa4189
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814832780663586816