Desenhos animados em ação: personagens compondo identidades infantis de gênero
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24258 |
Resumo: | As crianças contemporâneas nascem em um contexto caracterizado por configurações econômicas, sociais, políticas e culturais que favorecem a sua imersão em uma série de artefatos midiáticos e tecnológicos, dentre os quais destacamos o desenho animado, por seu extenso alcance às crianças em diversos lugares e momentos. O desenho animado enquanto produto da mídia também é considerado uma pedagogia cultural, por ser capaz de educar as crianças através de uma rede de poder em que se veiculam modos de ser, pensar e agir. Atravessadas por esse artefato, as crianças reverberam falas, ações e conflitos que trazem a tona questões relativas à composição identitária de gênero a partir do modo como compreendem os papéis sociais de meninos e meninas. Nesse sentido, o objetivo deste estudo é investigar as possíveis implicações dos personagens do desenho animado na constituição das identidades infantis de gênero junto a crianças de cinco e seis anos de idade em uma instituição pública de Educação Infantil da cidade de Natal/RN. O campo dos Estudos Culturais em Educação de vertente pós-estruturalista possibilitou à essa investigação focalizar, nos desenhos animados, as tramas e emaranhados que circundam culturalmente os sujeitos infantis e suas identidades. Metodologicamente, este estudo se ancora nas teorizações pós-críticas de pesquisa e, por meio de uma bricolagem, faz um recorte e colagem de alguns procedimentos para melhor se aproximar do cenário e dos sujeitos da pesquisa, utilizando-se de observação, diário de campo, entrevista e grupo focal. Trata-se de um estudo com crianças de uma turma de nível 4 da Educação Infantil, no qual foram ouvidas e analisadas suas falas a respeito do entendimento que tinham sobre ser menina e menino, tendo como mote os personagens dos desenhos animados a que assistiam diariamente. As análises evidenciaram duas categorias que emergiram nesse estudo, a partir das quais se pode afirmar que as imagens dos personagens dos desenhos animados engendram modos de ser e demarcam papéis sociais diferentes em função do gênero, especialmente por meio: 1) da morfologia do corpo; e 2) da indumentária (vestimentas e acessórios). As meninas e meninos sujeitos desta pesquisa se espelham nos modelos de beleza, amabilidade, força e inteligência dos personagens. Além disso, destaca-se também a ideia de consumo que esses personagens reafirmam, através dos produtos veiculados à sua imagem, fomentando nas crianças o desejo pela aquisição de brinquedos e objetos relacionados às princesas e aos super heróis. Diante das constatações empreendidas, esta pesquisa aponta para a urgência das discussões de gênero no cenário escolar desde a Educação Infantil, sinalizando também para a importância de os/as professores/as ampliarem seus olhares frente às problematizações atuais sobre relações de gênero, no sentido de contribuir para a desconstrução de preconceitos e estereótipos históricos, social e culturalmente construídos, com vistas a modos de convivência social menos opressores e mais igualitários entre as pessoas. |
id |
UFRN_72bd5cd4dae534870a1fe457b21d376c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/24258 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Silva, Maria José Campos Faustino dahttp://lattes.cnpq.br/6013805360280552Dias, Adelaide Alveshttps://orcid.org/0000-0002-3989-9338http://lattes.cnpq.br/8807229073239419Dantas, Elaine Luciana Sobralhttps://orcid.org/0000-0003-0331-8180http://lattes.cnpq.br/5165822357988876Momo, Mariangelahttp://lattes.cnpq.br/6061996250283917Ribeiro, Vandinerhttps://orcid.org/0000-0002-1462-002Xhttp://lattes.cnpq.br/5257845839536488Coutinho, Karyne Dias2017-11-13T21:57:08Z2017-11-13T21:57:08Z2017-07-27SILVA, Maria José Campos Faustino da. Desenhos animados em ação: personagens compondo identidades infantis de gênero. 2017. 123f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24258As crianças contemporâneas nascem em um contexto caracterizado por configurações econômicas, sociais, políticas e culturais que favorecem a sua imersão em uma série de artefatos midiáticos e tecnológicos, dentre os quais destacamos o desenho animado, por seu extenso alcance às crianças em diversos lugares e momentos. O desenho animado enquanto produto da mídia também é considerado uma pedagogia cultural, por ser capaz de educar as crianças através de uma rede de poder em que se veiculam modos de ser, pensar e agir. Atravessadas por esse artefato, as crianças reverberam falas, ações e conflitos que trazem a tona questões relativas à composição identitária de gênero a partir do modo como compreendem os papéis sociais de meninos e meninas. Nesse sentido, o objetivo deste estudo é investigar as possíveis implicações dos personagens do desenho animado na constituição das identidades infantis de gênero junto a crianças de cinco e seis anos de idade em uma instituição pública de Educação Infantil da cidade de Natal/RN. O campo dos Estudos Culturais em Educação de vertente pós-estruturalista possibilitou à essa investigação focalizar, nos desenhos animados, as tramas e emaranhados que circundam culturalmente os sujeitos infantis e suas identidades. Metodologicamente, este estudo se ancora nas teorizações pós-críticas de pesquisa e, por meio de uma bricolagem, faz um recorte e colagem de alguns procedimentos para melhor se aproximar do cenário e dos sujeitos da pesquisa, utilizando-se de observação, diário de campo, entrevista e grupo focal. Trata-se de um estudo com crianças de uma turma de nível 4 da Educação Infantil, no qual foram ouvidas e analisadas suas falas a respeito do entendimento que tinham sobre ser menina e menino, tendo como mote os personagens dos desenhos animados a que assistiam diariamente. As análises evidenciaram duas categorias que emergiram nesse estudo, a partir das quais se pode afirmar que as imagens dos personagens dos desenhos animados engendram modos de ser e demarcam papéis sociais diferentes em função do gênero, especialmente por meio: 1) da morfologia do corpo; e 2) da indumentária (vestimentas e acessórios). As meninas e meninos sujeitos desta pesquisa se espelham nos modelos de beleza, amabilidade, força e inteligência dos personagens. Além disso, destaca-se também a ideia de consumo que esses personagens reafirmam, através dos produtos veiculados à sua imagem, fomentando nas crianças o desejo pela aquisição de brinquedos e objetos relacionados às princesas e aos super heróis. Diante das constatações empreendidas, esta pesquisa aponta para a urgência das discussões de gênero no cenário escolar desde a Educação Infantil, sinalizando também para a importância de os/as professores/as ampliarem seus olhares frente às problematizações atuais sobre relações de gênero, no sentido de contribuir para a desconstrução de preconceitos e estereótipos históricos, social e culturalmente construídos, com vistas a modos de convivência social menos opressores e mais igualitários entre as pessoas.Nowadays, children grow up in a context with economic, social, political and cultural characteristics that makes their immersion in diverse media and technological artifacts, among them, this research detaches cartoon, due to its power to children in many places and time. Cartoon, as a media product, has a cultural pedagogy, because it is possible to teach children through a power system where there is a way of live, think and act. In contact with those artifacts, children reproduce discuss, actions, conflicts that bring questions related to gender identity composition based on the way they understand boys and girls social paper. In this sense, this study aims to investigate possible implications of cartoon characters in the constitution of children gender identity with five or six years old in a public institution to children education in Natal/RN. Cultural Studies in Education from post-structuralism field make possible focusing on, in the cartoons, schemes and associations that surround children subjects and their identities. Methodologically, this study is based on post-critics theorizations and, through bricolage, it makes a cutting and a pasting of some proceedings to approach scenery and research subjects, analyzing them by observation, field diary, interview and focal group. This study focuses on children on the 4th level of children education, listening and analyzing their discuss related to their comprehension about what means be a girl or a boy, taking as base cartoon characters that they watch routinely. Those analyzes detach two categories that emerge from this study, based on them, it is possible to assert that images of cartoon characters create way of life and different social papers based on gender, specially by: 1) body morphology; and 2) clothes and accessories. Subjects, boys and girls, are guided by the models of beauty, amiability, strength and intelligence built by the characters. In addition to this, it detaches characters reinforcement of consumption idea, by products linked to their image, stimulating children to desire those toys and objects related to princesses and heroes. Due to this noticed things, this study points to the necessity of discussion based on gender in the scholar system since children education, because the importance teacher pay attention to this question related to the gender, aiming to contribute to deconstructing historical prejudice and stereotypes that were social and culturally built, directing to ways of living less oppressor and more equal among people.porCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOCriançaInfânciaDesenho animado e identidade de gêneroDesenhos animados em ação: personagens compondo identidades infantis de gêneroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃOUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALMariaJoseCamposFaustinoDaSilva_DISSERT.pdfMariaJoseCamposFaustinoDaSilva_DISSERT.pdfapplication/pdf2387843https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24258/1/MariaJoseCamposFaustinoDaSilva_DISSERT.pdf4a31b16de7bba6517c60ed62ddd228bdMD51TEXTMariaJoseCamposFaustinoDaSilva_DISSERT.pdf.txtMariaJoseCamposFaustinoDaSilva_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain274590https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24258/2/MariaJoseCamposFaustinoDaSilva_DISSERT.pdf.txta2aec8b1217bbbda45471dd45969d738MD52THUMBNAILMariaJoseCamposFaustinoDaSilva_DISSERT.pdf.jpgMariaJoseCamposFaustinoDaSilva_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg8943https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24258/3/MariaJoseCamposFaustinoDaSilva_DISSERT.pdf.jpgdca4f7f3ac87c615373d302ae6e45875MD53123456789/242582022-04-20 18:30:04.445oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/24258Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-04-20T21:30:04Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Desenhos animados em ação: personagens compondo identidades infantis de gênero |
title |
Desenhos animados em ação: personagens compondo identidades infantis de gênero |
spellingShingle |
Desenhos animados em ação: personagens compondo identidades infantis de gênero Silva, Maria José Campos Faustino da CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Criança Infância Desenho animado e identidade de gênero |
title_short |
Desenhos animados em ação: personagens compondo identidades infantis de gênero |
title_full |
Desenhos animados em ação: personagens compondo identidades infantis de gênero |
title_fullStr |
Desenhos animados em ação: personagens compondo identidades infantis de gênero |
title_full_unstemmed |
Desenhos animados em ação: personagens compondo identidades infantis de gênero |
title_sort |
Desenhos animados em ação: personagens compondo identidades infantis de gênero |
author |
Silva, Maria José Campos Faustino da |
author_facet |
Silva, Maria José Campos Faustino da |
author_role |
author |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6013805360280552 |
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv |
Dias, Adelaide Alves |
dc.contributor.referees1ID.pt_BR.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0002-3989-9338 |
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/8807229073239419 |
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv |
Dantas, Elaine Luciana Sobral |
dc.contributor.referees2ID.pt_BR.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0003-0331-8180 |
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5165822357988876 |
dc.contributor.referees3.none.fl_str_mv |
Momo, Mariangela |
dc.contributor.referees3Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6061996250283917 |
dc.contributor.referees4.none.fl_str_mv |
Ribeiro, Vandiner |
dc.contributor.referees4ID.pt_BR.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0002-1462-002X |
dc.contributor.referees4Lattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5257845839536488 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Maria José Campos Faustino da |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Coutinho, Karyne Dias |
contributor_str_mv |
Coutinho, Karyne Dias |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Criança Infância Desenho animado e identidade de gênero |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Criança Infância Desenho animado e identidade de gênero |
description |
As crianças contemporâneas nascem em um contexto caracterizado por configurações econômicas, sociais, políticas e culturais que favorecem a sua imersão em uma série de artefatos midiáticos e tecnológicos, dentre os quais destacamos o desenho animado, por seu extenso alcance às crianças em diversos lugares e momentos. O desenho animado enquanto produto da mídia também é considerado uma pedagogia cultural, por ser capaz de educar as crianças através de uma rede de poder em que se veiculam modos de ser, pensar e agir. Atravessadas por esse artefato, as crianças reverberam falas, ações e conflitos que trazem a tona questões relativas à composição identitária de gênero a partir do modo como compreendem os papéis sociais de meninos e meninas. Nesse sentido, o objetivo deste estudo é investigar as possíveis implicações dos personagens do desenho animado na constituição das identidades infantis de gênero junto a crianças de cinco e seis anos de idade em uma instituição pública de Educação Infantil da cidade de Natal/RN. O campo dos Estudos Culturais em Educação de vertente pós-estruturalista possibilitou à essa investigação focalizar, nos desenhos animados, as tramas e emaranhados que circundam culturalmente os sujeitos infantis e suas identidades. Metodologicamente, este estudo se ancora nas teorizações pós-críticas de pesquisa e, por meio de uma bricolagem, faz um recorte e colagem de alguns procedimentos para melhor se aproximar do cenário e dos sujeitos da pesquisa, utilizando-se de observação, diário de campo, entrevista e grupo focal. Trata-se de um estudo com crianças de uma turma de nível 4 da Educação Infantil, no qual foram ouvidas e analisadas suas falas a respeito do entendimento que tinham sobre ser menina e menino, tendo como mote os personagens dos desenhos animados a que assistiam diariamente. As análises evidenciaram duas categorias que emergiram nesse estudo, a partir das quais se pode afirmar que as imagens dos personagens dos desenhos animados engendram modos de ser e demarcam papéis sociais diferentes em função do gênero, especialmente por meio: 1) da morfologia do corpo; e 2) da indumentária (vestimentas e acessórios). As meninas e meninos sujeitos desta pesquisa se espelham nos modelos de beleza, amabilidade, força e inteligência dos personagens. Além disso, destaca-se também a ideia de consumo que esses personagens reafirmam, através dos produtos veiculados à sua imagem, fomentando nas crianças o desejo pela aquisição de brinquedos e objetos relacionados às princesas e aos super heróis. Diante das constatações empreendidas, esta pesquisa aponta para a urgência das discussões de gênero no cenário escolar desde a Educação Infantil, sinalizando também para a importância de os/as professores/as ampliarem seus olhares frente às problematizações atuais sobre relações de gênero, no sentido de contribuir para a desconstrução de preconceitos e estereótipos históricos, social e culturalmente construídos, com vistas a modos de convivência social menos opressores e mais igualitários entre as pessoas. |
publishDate |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-11-13T21:57:08Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017-11-13T21:57:08Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-07-27 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SILVA, Maria José Campos Faustino da. Desenhos animados em ação: personagens compondo identidades infantis de gênero. 2017. 123f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24258 |
identifier_str_mv |
SILVA, Maria José Campos Faustino da. Desenhos animados em ação: personagens compondo identidades infantis de gênero. 2017. 123f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24258 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24258/1/MariaJoseCamposFaustinoDaSilva_DISSERT.pdf https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24258/2/MariaJoseCamposFaustinoDaSilva_DISSERT.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/24258/3/MariaJoseCamposFaustinoDaSilva_DISSERT.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
4a31b16de7bba6517c60ed62ddd228bd a2aec8b1217bbbda45471dd45969d738 dca4f7f3ac87c615373d302ae6e45875 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814832850739920896 |