A arte de conduzir-se pelo ensino de teatro: realidades e ficções de alunos-diretores em Camarão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cavalcante, Leandro Augusto e Silva Miranda
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/12462
Resumo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
id UFRN_73146a28845c3f923968add48ec53573
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/12462
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Cavalcante, Leandro Augusto e Silva Mirandahttp://lattes.cnpq.br/6905874320328285Cruz, Adriano Charles da Silvahttp://lattes.cnpq.br/3052471951752715Santana, Arão Nogueira Parananguá dehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781028A6Alves, Jefferson Fernandeshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4796352H6Handerchpek, Robson Carlos2014-12-17T14:00:19Z2014-09-172014-12-17T14:00:19Z2014-03-14CAVALCANTE, Leandro Augusto e Silva Miranda. A arte de conduzir-se pelo ensino de teatro: realidades e ficções de alunos-diretores em Camarão. 2014. 255 f. Dissertação (Mestrado em LINGUAGENS DA CENA E PEDAGOGIAS DA CENA) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/12462Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorEsta dissertação baseia-se em uma experiência teatral de quatro anos (2009-2012) com vinte turmas de 9º ano em uma escola pública de Felipe Camarão, Natal-RN, desenvolvida por mim, e se destina a analisar os procedimentos empíricos experimentados e descobertos por adolescentes que assumiram a função de diretores teatrais frente às suas turmas, buscando montar peças a partir da adaptação de filmes brasileiros, e, portanto descobrir com os próprios conceitos a maneira de lidar com a especificidade das linguagens artísticas em questão. Para tanto, a presente pesquisa aborda o meu papel como orientador destes processos cênicos atribuindo um novo significado ao professor de teatro da escola pública que participa ativamente dos trabalhos, mas potencializa a autonomia dos alunos-diretores em conduzir. Alunos-diretores numa realidade, cujo contexto sócio-cultural influencia diretamente suas construções ficcionais no teatro e que ao refletirem coletivamente, a partir da dialogicidade, entendem a importância do relacionamento entre os membros de um grupo. Esta pesquisa-ação apresenta, por vezes, uma linguagem metafórica com o intuito de enfatizar o universo destes adolescentes, e adentra em temas ligados à pedagogia freireana tentando estabelecer uma ponte entre a realidade dos adolescentes oprimidos e o protagonismo adquirido com o envolvimento nas ficções das peças montadas, acomodando aspectos da pedagogia de Makarenko, no tocante à cooperação coletiva de um grande grupo. Deste modo, a pesquisa mergulha profundamente na caracterização do ambiente que cerca estes alunos procurando entender as identidades culturais e suas influências estéticas na criação de seus espetáculos. Associa ainda experiências e intuições de alunos na condução teatral com outras teorias ou teóricos do teatro como o Teatro Épico em Brecht, o Teatro Pobre de Grotowski, o Teatro Popular, o Teatro do Absurdo, o Teatro do Oprimido desenvolvido por Boal apontando conceitos também de Stanislavski, Tchékhov, e Meyerhold. Utiliza ainda conceitos ligados à mídia, à mistura da realidade com a ficção e aos processos de condução em um grupo, como um fenômeno nominado efeito de condução . Faz assim a leitura artística de quatro encenações (no total), selecionadas uma por ano, tentando formalizar conceitos teatrais outrora discutidos. Por fim, mesmo estando minha participação diluída no texto, traz algumas conversas com encenadores que gostam de ensinar e aprenderapplication/pdfporUniversidade Federal do Rio Grande do NortePrograma de Pós-Graduação em Artes CênicasUFRNBRLINGUAGENS DA CENA E PEDAGOGIAS DA CENAEnsino teatral. Alunos-diretores. Condução cênica. AdaptaçãoTheater education. Students directors. Scene direction. AdaptationCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESA arte de conduzir-se pelo ensino de teatro: realidades e ficções de alunos-diretores em Camarãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTLeandroASMC_DISSERT.pdf.txtLeandroASMC_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain564268https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/12462/6/LeandroASMC_DISSERT.pdf.txt197b8127c6c7cc42de8bf7f5985ec014MD56ArteConduzir-seEnsino_Cavalcante_2014.pdf.txtArteConduzir-seEnsino_Cavalcante_2014.pdf.txtExtracted texttext/plain564268https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/12462/8/ArteConduzir-seEnsino_Cavalcante_2014.pdf.txt197b8127c6c7cc42de8bf7f5985ec014MD58THUMBNAILLeandroASMC_DISSERT.pdf.jpgLeandroASMC_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3595https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/12462/7/LeandroASMC_DISSERT.pdf.jpg89558f1c9dc743767018d7fbe0e51801MD57ArteConduzir-seEnsino_Cavalcante_2014.pdf.jpgArteConduzir-seEnsino_Cavalcante_2014.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3610https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/12462/9/ArteConduzir-seEnsino_Cavalcante_2014.pdf.jpgcdc4a85d248ab121e2277db52655999fMD59ORIGINALArteConduzir-seEnsino_Cavalcante_2014.pdfapplication/pdf5632189https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/12462/1/ArteConduzir-seEnsino_Cavalcante_2014.pdfb91dc6366dee34f8172317b424f43a69MD51123456789/124622019-01-29 16:27:20.68oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/12462Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-01-29T19:27:20Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.por.fl_str_mv A arte de conduzir-se pelo ensino de teatro: realidades e ficções de alunos-diretores em Camarão
title A arte de conduzir-se pelo ensino de teatro: realidades e ficções de alunos-diretores em Camarão
spellingShingle A arte de conduzir-se pelo ensino de teatro: realidades e ficções de alunos-diretores em Camarão
Cavalcante, Leandro Augusto e Silva Miranda
Ensino teatral. Alunos-diretores. Condução cênica. Adaptação
Theater education. Students directors. Scene direction. Adaptation
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
title_short A arte de conduzir-se pelo ensino de teatro: realidades e ficções de alunos-diretores em Camarão
title_full A arte de conduzir-se pelo ensino de teatro: realidades e ficções de alunos-diretores em Camarão
title_fullStr A arte de conduzir-se pelo ensino de teatro: realidades e ficções de alunos-diretores em Camarão
title_full_unstemmed A arte de conduzir-se pelo ensino de teatro: realidades e ficções de alunos-diretores em Camarão
title_sort A arte de conduzir-se pelo ensino de teatro: realidades e ficções de alunos-diretores em Camarão
author Cavalcante, Leandro Augusto e Silva Miranda
author_facet Cavalcante, Leandro Augusto e Silva Miranda
author_role author
dc.contributor.authorID.por.fl_str_mv
dc.contributor.authorLattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6905874320328285
dc.contributor.advisorID.por.fl_str_mv
dc.contributor.referees1.pt_BR.fl_str_mv Cruz, Adriano Charles da Silva
dc.contributor.referees1ID.por.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3052471951752715
dc.contributor.referees2.pt_BR.fl_str_mv Santana, Arão Nogueira Parananguá de
dc.contributor.referees2ID.por.fl_str_mv
dc.contributor.referees2Lattes.por.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781028A6
dc.contributor.referees3.pt_BR.fl_str_mv Alves, Jefferson Fernandes
dc.contributor.referees3ID.por.fl_str_mv
dc.contributor.referees3Lattes.por.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4796352H6
dc.contributor.author.fl_str_mv Cavalcante, Leandro Augusto e Silva Miranda
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Handerchpek, Robson Carlos
contributor_str_mv Handerchpek, Robson Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino teatral. Alunos-diretores. Condução cênica. Adaptação
topic Ensino teatral. Alunos-diretores. Condução cênica. Adaptação
Theater education. Students directors. Scene direction. Adaptation
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
dc.subject.eng.fl_str_mv Theater education. Students directors. Scene direction. Adaptation
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
description Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
publishDate 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-12-17T14:00:19Z
dc.date.available.fl_str_mv 2014-09-17
2014-12-17T14:00:19Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-03-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CAVALCANTE, Leandro Augusto e Silva Miranda. A arte de conduzir-se pelo ensino de teatro: realidades e ficções de alunos-diretores em Camarão. 2014. 255 f. Dissertação (Mestrado em LINGUAGENS DA CENA E PEDAGOGIAS DA CENA) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/12462
identifier_str_mv CAVALCANTE, Leandro Augusto e Silva Miranda. A arte de conduzir-se pelo ensino de teatro: realidades e ficções de alunos-diretores em Camarão. 2014. 255 f. Dissertação (Mestrado em LINGUAGENS DA CENA E PEDAGOGIAS DA CENA) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/12462
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv LINGUAGENS DA CENA E PEDAGOGIAS DA CENA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/12462/6/LeandroASMC_DISSERT.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/12462/8/ArteConduzir-seEnsino_Cavalcante_2014.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/12462/7/LeandroASMC_DISSERT.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/12462/9/ArteConduzir-seEnsino_Cavalcante_2014.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/12462/1/ArteConduzir-seEnsino_Cavalcante_2014.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 197b8127c6c7cc42de8bf7f5985ec014
197b8127c6c7cc42de8bf7f5985ec014
89558f1c9dc743767018d7fbe0e51801
cdc4a85d248ab121e2277db52655999f
b91dc6366dee34f8172317b424f43a69
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1814832911199764480