A arte de conduzir-se pelo ensino de teatro: realidades e ficções de alunos-diretores em Camarão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/12462 |
Resumo: | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior |
id |
UFRN_73146a28845c3f923968add48ec53573 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/12462 |
network_acronym_str |
UFRN |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRN |
repository_id_str |
|
spelling |
Cavalcante, Leandro Augusto e Silva Mirandahttp://lattes.cnpq.br/6905874320328285Cruz, Adriano Charles da Silvahttp://lattes.cnpq.br/3052471951752715Santana, Arão Nogueira Parananguá dehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781028A6Alves, Jefferson Fernandeshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4796352H6Handerchpek, Robson Carlos2014-12-17T14:00:19Z2014-09-172014-12-17T14:00:19Z2014-03-14CAVALCANTE, Leandro Augusto e Silva Miranda. A arte de conduzir-se pelo ensino de teatro: realidades e ficções de alunos-diretores em Camarão. 2014. 255 f. Dissertação (Mestrado em LINGUAGENS DA CENA E PEDAGOGIAS DA CENA) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/12462Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorEsta dissertação baseia-se em uma experiência teatral de quatro anos (2009-2012) com vinte turmas de 9º ano em uma escola pública de Felipe Camarão, Natal-RN, desenvolvida por mim, e se destina a analisar os procedimentos empíricos experimentados e descobertos por adolescentes que assumiram a função de diretores teatrais frente às suas turmas, buscando montar peças a partir da adaptação de filmes brasileiros, e, portanto descobrir com os próprios conceitos a maneira de lidar com a especificidade das linguagens artísticas em questão. Para tanto, a presente pesquisa aborda o meu papel como orientador destes processos cênicos atribuindo um novo significado ao professor de teatro da escola pública que participa ativamente dos trabalhos, mas potencializa a autonomia dos alunos-diretores em conduzir. Alunos-diretores numa realidade, cujo contexto sócio-cultural influencia diretamente suas construções ficcionais no teatro e que ao refletirem coletivamente, a partir da dialogicidade, entendem a importância do relacionamento entre os membros de um grupo. Esta pesquisa-ação apresenta, por vezes, uma linguagem metafórica com o intuito de enfatizar o universo destes adolescentes, e adentra em temas ligados à pedagogia freireana tentando estabelecer uma ponte entre a realidade dos adolescentes oprimidos e o protagonismo adquirido com o envolvimento nas ficções das peças montadas, acomodando aspectos da pedagogia de Makarenko, no tocante à cooperação coletiva de um grande grupo. Deste modo, a pesquisa mergulha profundamente na caracterização do ambiente que cerca estes alunos procurando entender as identidades culturais e suas influências estéticas na criação de seus espetáculos. Associa ainda experiências e intuições de alunos na condução teatral com outras teorias ou teóricos do teatro como o Teatro Épico em Brecht, o Teatro Pobre de Grotowski, o Teatro Popular, o Teatro do Absurdo, o Teatro do Oprimido desenvolvido por Boal apontando conceitos também de Stanislavski, Tchékhov, e Meyerhold. Utiliza ainda conceitos ligados à mídia, à mistura da realidade com a ficção e aos processos de condução em um grupo, como um fenômeno nominado efeito de condução . Faz assim a leitura artística de quatro encenações (no total), selecionadas uma por ano, tentando formalizar conceitos teatrais outrora discutidos. Por fim, mesmo estando minha participação diluída no texto, traz algumas conversas com encenadores que gostam de ensinar e aprenderapplication/pdfporUniversidade Federal do Rio Grande do NortePrograma de Pós-Graduação em Artes CênicasUFRNBRLINGUAGENS DA CENA E PEDAGOGIAS DA CENAEnsino teatral. Alunos-diretores. Condução cênica. AdaptaçãoTheater education. Students directors. Scene direction. AdaptationCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESA arte de conduzir-se pelo ensino de teatro: realidades e ficções de alunos-diretores em Camarãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNTEXTLeandroASMC_DISSERT.pdf.txtLeandroASMC_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain564268https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/12462/6/LeandroASMC_DISSERT.pdf.txt197b8127c6c7cc42de8bf7f5985ec014MD56ArteConduzir-seEnsino_Cavalcante_2014.pdf.txtArteConduzir-seEnsino_Cavalcante_2014.pdf.txtExtracted texttext/plain564268https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/12462/8/ArteConduzir-seEnsino_Cavalcante_2014.pdf.txt197b8127c6c7cc42de8bf7f5985ec014MD58THUMBNAILLeandroASMC_DISSERT.pdf.jpgLeandroASMC_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3595https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/12462/7/LeandroASMC_DISSERT.pdf.jpg89558f1c9dc743767018d7fbe0e51801MD57ArteConduzir-seEnsino_Cavalcante_2014.pdf.jpgArteConduzir-seEnsino_Cavalcante_2014.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3610https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/12462/9/ArteConduzir-seEnsino_Cavalcante_2014.pdf.jpgcdc4a85d248ab121e2277db52655999fMD59ORIGINALArteConduzir-seEnsino_Cavalcante_2014.pdfapplication/pdf5632189https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/12462/1/ArteConduzir-seEnsino_Cavalcante_2014.pdfb91dc6366dee34f8172317b424f43a69MD51123456789/124622019-01-29 16:27:20.68oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/12462Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-01-29T19:27:20Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
A arte de conduzir-se pelo ensino de teatro: realidades e ficções de alunos-diretores em Camarão |
title |
A arte de conduzir-se pelo ensino de teatro: realidades e ficções de alunos-diretores em Camarão |
spellingShingle |
A arte de conduzir-se pelo ensino de teatro: realidades e ficções de alunos-diretores em Camarão Cavalcante, Leandro Augusto e Silva Miranda Ensino teatral. Alunos-diretores. Condução cênica. Adaptação Theater education. Students directors. Scene direction. Adaptation CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
title_short |
A arte de conduzir-se pelo ensino de teatro: realidades e ficções de alunos-diretores em Camarão |
title_full |
A arte de conduzir-se pelo ensino de teatro: realidades e ficções de alunos-diretores em Camarão |
title_fullStr |
A arte de conduzir-se pelo ensino de teatro: realidades e ficções de alunos-diretores em Camarão |
title_full_unstemmed |
A arte de conduzir-se pelo ensino de teatro: realidades e ficções de alunos-diretores em Camarão |
title_sort |
A arte de conduzir-se pelo ensino de teatro: realidades e ficções de alunos-diretores em Camarão |
author |
Cavalcante, Leandro Augusto e Silva Miranda |
author_facet |
Cavalcante, Leandro Augusto e Silva Miranda |
author_role |
author |
dc.contributor.authorID.por.fl_str_mv |
|
dc.contributor.authorLattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6905874320328285 |
dc.contributor.advisorID.por.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees1.pt_BR.fl_str_mv |
Cruz, Adriano Charles da Silva |
dc.contributor.referees1ID.por.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees1Lattes.por.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3052471951752715 |
dc.contributor.referees2.pt_BR.fl_str_mv |
Santana, Arão Nogueira Parananguá de |
dc.contributor.referees2ID.por.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees2Lattes.por.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781028A6 |
dc.contributor.referees3.pt_BR.fl_str_mv |
Alves, Jefferson Fernandes |
dc.contributor.referees3ID.por.fl_str_mv |
|
dc.contributor.referees3Lattes.por.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4796352H6 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cavalcante, Leandro Augusto e Silva Miranda |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Handerchpek, Robson Carlos |
contributor_str_mv |
Handerchpek, Robson Carlos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino teatral. Alunos-diretores. Condução cênica. Adaptação |
topic |
Ensino teatral. Alunos-diretores. Condução cênica. Adaptação Theater education. Students directors. Scene direction. Adaptation CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Theater education. Students directors. Scene direction. Adaptation |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
description |
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior |
publishDate |
2014 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-12-17T14:00:19Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2014-09-17 2014-12-17T14:00:19Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-03-14 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
CAVALCANTE, Leandro Augusto e Silva Miranda. A arte de conduzir-se pelo ensino de teatro: realidades e ficções de alunos-diretores em Camarão. 2014. 255 f. Dissertação (Mestrado em LINGUAGENS DA CENA E PEDAGOGIAS DA CENA) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/12462 |
identifier_str_mv |
CAVALCANTE, Leandro Augusto e Silva Miranda. A arte de conduzir-se pelo ensino de teatro: realidades e ficções de alunos-diretores em Camarão. 2014. 255 f. Dissertação (Mestrado em LINGUAGENS DA CENA E PEDAGOGIAS DA CENA) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014. |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/12462 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFRN |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
LINGUAGENS DA CENA E PEDAGOGIAS DA CENA |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRN instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) instacron:UFRN |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
instacron_str |
UFRN |
institution |
UFRN |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRN |
collection |
Repositório Institucional da UFRN |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/12462/6/LeandroASMC_DISSERT.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/12462/8/ArteConduzir-seEnsino_Cavalcante_2014.pdf.txt https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/12462/7/LeandroASMC_DISSERT.pdf.jpg https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/12462/9/ArteConduzir-seEnsino_Cavalcante_2014.pdf.jpg https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/12462/1/ArteConduzir-seEnsino_Cavalcante_2014.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
197b8127c6c7cc42de8bf7f5985ec014 197b8127c6c7cc42de8bf7f5985ec014 89558f1c9dc743767018d7fbe0e51801 cdc4a85d248ab121e2277db52655999f b91dc6366dee34f8172317b424f43a69 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1814832911199764480 |