Depoimento especial e escuta especializada: análise da implementação no município de Natal-RN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Amanda de Medeiros
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/28888
Resumo: A presente pesquisa tem como objeto de estudo a implementação da Lei nº 13.431/2017, que estabelece duas metodologias de escuta na rede de proteção infantojuvenil, para crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência: o Depoimento Especial (DE), que consiste na oitiva perante juízo ou autoridade policial, e a Escuta Especializada (EE) realizada nos demais órgãos da rede de proteção. Tais metodologias buscam evitar a vitimização secundária, e têm suscitado inquietações nos atores responsáveis pela sua execução. Diante desse cenário, a pesquisa tem como objetivo geral analisar a implementação da EE e do DE na cidade de NatalRN. Para subsidiá-la, foram construídos os três objetivos específicos: 1. analisar a concepção dos atores sobre o DE e a EE; 2. investigar como a implementação da Lei reverbera na atuação dos profissionais; 3. identificar as possibilidades e os desafios na articulação da rede no que se refere ao DE e EE. Para isso, o estudo, sob inspiração do materialismo histórico-dialético, e utilizando-se da metodologia qualitativa foi dividido em duas etapas: 1. observação participante durante reuniões de elaboração do fluxograma de atendimento; 2. realização de oito entrevistas semiestruturadas com profissionais envolvidos. Os dados foram organizados e categorizados a partir do Qualitative Data Analysis Software e, posteriormente, analisados com auxílio do Método Comparativo Constante. Desse modo, foi possível identificar um tensionamento entre os(as) profissionais da referida rede, que divergem em suas concepções sobre a proposta da lei. A falta de capacitação dos atores da rede de proteção, para lidar com as novas metodologias, sinaliza outro dado que reforça os desafios enfrentados na implementação da legislação, bem como o confronto disciplinar que é recorrente entre as ciências jurídicas e as demais. Esperase, pois, com esta investigação contribuir na atuação dos profissionais e, consequentemente, ser coadjuvante no tocante à proteção das crianças e adolescentes.
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Tais metodologias buscam evitar a vitimização secundária, e têm suscitado inquietações nos atores responsáveis pela sua execução. Diante desse cenário, a pesquisa tem como objetivo geral analisar a implementação da EE e do DE na cidade de NatalRN. Para subsidiá-la, foram construídos os três objetivos específicos: 1. analisar a concepção dos atores sobre o DE e a EE; 2. investigar como a implementação da Lei reverbera na atuação dos profissionais; 3. identificar as possibilidades e os desafios na articulação da rede no que se refere ao DE e EE. Para isso, o estudo, sob inspiração do materialismo histórico-dialético, e utilizando-se da metodologia qualitativa foi dividido em duas etapas: 1. observação participante durante reuniões de elaboração do fluxograma de atendimento; 2. realização de oito entrevistas semiestruturadas com profissionais envolvidos. Os dados foram organizados e categorizados a partir do Qualitative Data Analysis Software e, posteriormente, analisados com auxílio do Método Comparativo Constante. Desse modo, foi possível identificar um tensionamento entre os(as) profissionais da referida rede, que divergem em suas concepções sobre a proposta da lei. A falta de capacitação dos atores da rede de proteção, para lidar com as novas metodologias, sinaliza outro dado que reforça os desafios enfrentados na implementação da legislação, bem como o confronto disciplinar que é recorrente entre as ciências jurídicas e as demais. Esperase, pois, com esta investigação contribuir na atuação dos profissionais e, consequentemente, ser coadjuvante no tocante à proteção das crianças e adolescentes.This research has as object of study the implementation of law nº 13.431 / 2017, which establishes two methodologies of listening in the child and adolescent protection network, for children and adolescents victims or witnesses of violence: the Special Testimony (ST), which consists of the hearing before court or police authority, and the Specialized Listening (SL) carried out in the other organs of the protection network. Such methodologies seek to avoid secondary victimization of the victim, and have raised concerns among the actors responsible for their execution. Given this scenery, the research aims to analyze the implementation of SL and ST in the city of Natal-RN. In order to subsidize it, the three specific objectives were built: 1. to analyze the actors' conception of ST and SL; 2. investigate how the implementation of the law reverberates in the work of professionals; 3. identify the possibilities and challenges in articulating the network with regard to ST and SL. For this, the study, inspired by historicaldialectical materialism, and using the qualitative methodology was divided into two stages: 1. participant observation during meetings to prepare the service flowchart; 2. conducting eight semi-structured interviews with professionals involved. The data were organized and categorized using the Qualitative Data Analysis Software and subsequently analyzed using the Constant Comparative Method. In this way, it was possible to identify a tension between the professionals of that network, who differ in their conceptions about the proposed law. The lack of training of the actors in the network to deal with the new methodologies, signals another fact that reinforces the challenges faced in the implementation of the legislation, as well as the disciplinary confrontation that is recurrent between the legal sciences and the others. It is expected, therefore, with this investigation to contribute to the work of professionals and, consequently, to be supporting in the protection of children and adolescents.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIAInfânciaAdolescênciaDepoimento especialEscuta especializadaRede de proteçãoDepoimento especial e escuta especializada: análise da implementação no município de Natal-RNinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIAUFRNBrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALDepoimentoespecialescuta_Lima_2020.pdfapplication/pdf1726725https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28888/1/Depoimentoespecialescuta_Lima_2020.pdf97a9e1cd91763b86f33b749717899688MD51TEXTDepoimentoespecialescuta_Lima_2020.pdf.txtDepoimentoespecialescuta_Lima_2020.pdf.txtExtracted texttext/plain329997https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28888/2/Depoimentoespecialescuta_Lima_2020.pdf.txtebf8da9149fde31e4b7d7c78805b2493MD52THUMBNAILDepoimentoespecialescuta_Lima_2020.pdf.jpgDepoimentoespecialescuta_Lima_2020.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1273https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/28888/3/Depoimentoespecialescuta_Lima_2020.pdf.jpg06dd44a8025b83f099b96e74aec09234MD53123456789/288882020-05-10 04:30:14.78oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/28888Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2020-05-10T07:30:14Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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