Abordagem para avaliar o comportamento do motorista em tempo real com TinyML

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros, Morsinaldo de Azevedo
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/55853
Resumo: O expressivo aumento no número de sensores veiculares tem como resultado uma crescente quantidade de dados, aproveitando-se da convergência com as tecnologias de Internet das Coisas (IoT) para possibilitar análises em tempo real na borda da rede, por meio de um dispositivo OBD-II Edge. Nesse contexto, este estudo consiste em desenvolver, embarcar e validar uma solução de processamento de dados veiculares em tempo real para determinar o comportamento do motorista. Para isso, criou-se uma abordagem de três camadas, na qual utilizou-se soft-sensors e integrou o framework Typicality and Eccentricity Data Analytics (TEDA) e o algortimo Autocloud Adaptativo em um hardware de baixo custo energético, focando na aplicação de técnicas de TinyML. Deste modo, um estudo de caso foi conduzido na cidade de Natal-RN, Brasil, em cenário real, envolvendo dois participantes e incorporando a abordagem proposta ao Freematics One+. Os resultados analisados foram promissores na classificação do comportamento do motorista, capturando nuances significativas ao longo do trajeto. Por fim, concluiu que esse estudo contribuiu para a análise em tempo real do comportamento de condução de motoristas.
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TCC (Graduação em Engenharia da Computação) - Departamento de Engenharia da Computação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/55853O expressivo aumento no número de sensores veiculares tem como resultado uma crescente quantidade de dados, aproveitando-se da convergência com as tecnologias de Internet das Coisas (IoT) para possibilitar análises em tempo real na borda da rede, por meio de um dispositivo OBD-II Edge. Nesse contexto, este estudo consiste em desenvolver, embarcar e validar uma solução de processamento de dados veiculares em tempo real para determinar o comportamento do motorista. Para isso, criou-se uma abordagem de três camadas, na qual utilizou-se soft-sensors e integrou o framework Typicality and Eccentricity Data Analytics (TEDA) e o algortimo Autocloud Adaptativo em um hardware de baixo custo energético, focando na aplicação de técnicas de TinyML. Deste modo, um estudo de caso foi conduzido na cidade de Natal-RN, Brasil, em cenário real, envolvendo dois participantes e incorporando a abordagem proposta ao Freematics One+. Os resultados analisados foram promissores na classificação do comportamento do motorista, capturando nuances significativas ao longo do trajeto. Por fim, concluiu que esse estudo contribuiu para a análise em tempo real do comportamento de condução de motoristas.The significant increase in the number of vehicular sensors results in a growing volume of data, leveraging the convergence with Internet of Things (IoT) technologies to enable real-time edge analytics through an OBD-II Edge device. In this context, this study aims to develop, embed, and validate a real-time vehicular data processing solution for determining driver behavior. To achieve this, a three-layered approach was devised, utilizing soft sensors and integrating the Typicality and Eccentricity Data Analytics (TEDA) framework and the Adaptive Autocloud algorithm into a low-power hardware, with a focus on TinyML techniques. A case study was conducted in Natal-RN, Brazil, in a real-world scenario involving two participants and incorporating the proposed approach into the Freematics One+. The analyzed results were promising in classifying driver behavior, capturing significant nuances throughout the journey. In conclusion, this study contributes to real-time analysis of driver behavior during driving.Universidade Federal do Rio Grande do NorteEngenharia de ComputaçãoUFRNBrasilEngenharia da ComputaçãoCC0 1.0 Universalhttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/info:eu-repo/semantics/openAccessVeículos InteligentesSoft-SensorsTEDAAutocloud AdaptativoTinyMLAbordagem para avaliar o comportamento do motorista em tempo real com TinyMLApproach to evaluating driver behavior in real-time with TinyMLinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALtcc_morsinaldo_final.pdftcc_morsinaldo_final.pdfapplication/pdf7269582https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/55853/1/tcc_morsinaldo_final.pdfa8742f62f795e740f64b0c100680e002MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8701https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/55853/2/license_rdf42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708cMD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81484https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/55853/3/license.txte9597aa2854d128fd968be5edc8a28d9MD53123456789/558532023-12-13 09:53:12.911oai:https://repositorio.ufrn.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-12-13T12:53:12Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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