O podcast como metodologia para o ensino de geografia: caminhos para o estudo do espaço geográfico contemporâneo, do ciberespaço e da cibercultura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Giovana Oliveira do
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46572
Resumo: O Espaço Contemporâneo é compreendido como o resultado/reflexo das transformações e evoluções técnicas das sociedades humanas na Terra. Sendo este espaço um produto das relações mútuas entre a materialidade e o virtual, considera-se que dele derivam conceitos como Ciberespaço, que é dado pela interconexão de computadores no meio virtual, e Cibercultura, percebida enquanto cultura do mundo digital. Com a revolução técnica, científica e informacional, e com o advento da globalização, somos expostos a um mundo de “transformações aceleradas” nas esferas econômicas, políticas, sociais e, sobretudo, educacionais. Tais mudanças se materializam e se intensificaram com o contexto pandêmico provocado pelo SARS-CoV-2 (COVID-19), cuja “reprogramação” da vida passou a ser realizada e mediada pelo uso de dispositivos tecnológicos. Nesse entendimento, a escola, a sala de aula, os sujeitos que as ocupam e as práticas educativas foram movidas para uma realidade híbrida, mesclando as perspectivas do ensino com as tecnologias digitais. Assim, esta pesquisa propõe a reflexão e a experimentação do uso do podcast como metodologia no Ensino de Geografia considerando seu potencial enquanto espaço de diálogos e de difusão de narrativas escolares sobre o Espaço Contemporâneo, o Ciberespaço e a Cibercultura. Para tanto, esta dissertação propõe a elaboração de um arcabouço teórico sobre os conceitos abordados relacionando-os com o Ensino de Geografia e o aluno tecnológico; bem como a produção de uma sequência didática com o uso da mídia podcast. Como produto final, tem-se a aplicação dessa sequência didática e a reflexão acerca de sua experimentação a partir da correlação entre prática pedagógica e objeto de estudo na Geografia.
id UFRN_75fda130d21cc5ca77f01e7c729fd930
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/46572
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Nascimento, Giovana Oliveira dohttp://lattes.cnpq.br/1249677171207671http://lattes.cnpq.br/1897351088415800Troleis, Adriano Limahttp://lattes.cnpq.br/8830982074139789Vallerius, Daniel Mallmannhttp://lattes.cnpq.br/4026328542877017Fernandez, Pablo Sebastian Moreira2022-03-15T17:17:23Z2022-03-15T17:17:23Z2021-12-15NASCIMENTO, Giovana Oliveira do. O podcast como metodologia para o ensino de geografia: caminhos para o estudo do espaço geográfico contemporâneo, do ciberespaço e da cibercultura. 2021. 105f. Dissertação (Mestrado Profissional em Geografia) - Centro de Ensino Superior do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46572O Espaço Contemporâneo é compreendido como o resultado/reflexo das transformações e evoluções técnicas das sociedades humanas na Terra. Sendo este espaço um produto das relações mútuas entre a materialidade e o virtual, considera-se que dele derivam conceitos como Ciberespaço, que é dado pela interconexão de computadores no meio virtual, e Cibercultura, percebida enquanto cultura do mundo digital. Com a revolução técnica, científica e informacional, e com o advento da globalização, somos expostos a um mundo de “transformações aceleradas” nas esferas econômicas, políticas, sociais e, sobretudo, educacionais. Tais mudanças se materializam e se intensificaram com o contexto pandêmico provocado pelo SARS-CoV-2 (COVID-19), cuja “reprogramação” da vida passou a ser realizada e mediada pelo uso de dispositivos tecnológicos. Nesse entendimento, a escola, a sala de aula, os sujeitos que as ocupam e as práticas educativas foram movidas para uma realidade híbrida, mesclando as perspectivas do ensino com as tecnologias digitais. Assim, esta pesquisa propõe a reflexão e a experimentação do uso do podcast como metodologia no Ensino de Geografia considerando seu potencial enquanto espaço de diálogos e de difusão de narrativas escolares sobre o Espaço Contemporâneo, o Ciberespaço e a Cibercultura. Para tanto, esta dissertação propõe a elaboração de um arcabouço teórico sobre os conceitos abordados relacionando-os com o Ensino de Geografia e o aluno tecnológico; bem como a produção de uma sequência didática com o uso da mídia podcast. Como produto final, tem-se a aplicação dessa sequência didática e a reflexão acerca de sua experimentação a partir da correlação entre prática pedagógica e objeto de estudo na Geografia.The contemporary Geographic Space is understood as a result/reflex of technical transformations and evolutions of human societies on Earth. Being this space a product of a mutual relationship between materiality and the virtual, from it emerges concepts such as cyberspace, given by the interconnection of computers in the virtual environment, and cyberculture, as a culture of the digital world. With the technical, scientific, and informational revolution and the advent of globalization, we are exposed to a world of "accelerated changes", whether, in the economic, political, social, and above all educational spheres, such changes began to intensify with a pandemic context in the emergence of SARS-CoV-2 (COVID-19), whose “reprogramming” of life started to be carried out and mediated by the use of technological devices. In this understanding, the school, the classroom, the people who occupy it, and educational practices were moved to a hybrid reality, merging teaching perspectives with digital technologies. Therefore, this research aims to use the podcast as a methodology in teaching Geography, as a dialog builder and diffuser of narratives about the contemporary Geographical Space, cyberspace, and cyberculture. For this purpose, this dissertation proposes the elaboration of a theoretical framework on the concepts covered and their relationship with the Teaching of Geography and the technological student, the production of a didactic sequence using podcast media, and as a final product the application of this sequence and a reflection on their practical experimentation, from the correlation between pedagogical practice and object of study in Geography.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA - GEOPROF - CERESUFRNBrasilEnsino de GeografiaEspaço contemporâneoCiberespaçoCiberculturaPodcastO podcast como metodologia para o ensino de geografia: caminhos para o estudo do espaço geográfico contemporâneo, do ciberespaço e da ciberculturainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALPodcastmetodologiaensino_Nascimento_2021.pdfapplication/pdf4555438https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/46572/1/Podcastmetodologiaensino_Nascimento_2021.pdf9a56952cb58a845b3a4e46d6c24043ecMD51123456789/465722022-05-02 12:44:10.401oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/46572Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-05-02T15:44:10Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O podcast como metodologia para o ensino de geografia: caminhos para o estudo do espaço geográfico contemporâneo, do ciberespaço e da cibercultura
title O podcast como metodologia para o ensino de geografia: caminhos para o estudo do espaço geográfico contemporâneo, do ciberespaço e da cibercultura
spellingShingle O podcast como metodologia para o ensino de geografia: caminhos para o estudo do espaço geográfico contemporâneo, do ciberespaço e da cibercultura
Nascimento, Giovana Oliveira do
Ensino de Geografia
Espaço contemporâneo
Ciberespaço
Cibercultura
Podcast
title_short O podcast como metodologia para o ensino de geografia: caminhos para o estudo do espaço geográfico contemporâneo, do ciberespaço e da cibercultura
title_full O podcast como metodologia para o ensino de geografia: caminhos para o estudo do espaço geográfico contemporâneo, do ciberespaço e da cibercultura
title_fullStr O podcast como metodologia para o ensino de geografia: caminhos para o estudo do espaço geográfico contemporâneo, do ciberespaço e da cibercultura
title_full_unstemmed O podcast como metodologia para o ensino de geografia: caminhos para o estudo do espaço geográfico contemporâneo, do ciberespaço e da cibercultura
title_sort O podcast como metodologia para o ensino de geografia: caminhos para o estudo do espaço geográfico contemporâneo, do ciberespaço e da cibercultura
author Nascimento, Giovana Oliveira do
author_facet Nascimento, Giovana Oliveira do
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1249677171207671
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1897351088415800
dc.contributor.referees1.none.fl_str_mv Troleis, Adriano Lima
dc.contributor.referees1Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8830982074139789
dc.contributor.referees2.none.fl_str_mv Vallerius, Daniel Mallmann
dc.contributor.referees2Lattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4026328542877017
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Giovana Oliveira do
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fernandez, Pablo Sebastian Moreira
contributor_str_mv Fernandez, Pablo Sebastian Moreira
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Geografia
Espaço contemporâneo
Ciberespaço
Cibercultura
Podcast
topic Ensino de Geografia
Espaço contemporâneo
Ciberespaço
Cibercultura
Podcast
description O Espaço Contemporâneo é compreendido como o resultado/reflexo das transformações e evoluções técnicas das sociedades humanas na Terra. Sendo este espaço um produto das relações mútuas entre a materialidade e o virtual, considera-se que dele derivam conceitos como Ciberespaço, que é dado pela interconexão de computadores no meio virtual, e Cibercultura, percebida enquanto cultura do mundo digital. Com a revolução técnica, científica e informacional, e com o advento da globalização, somos expostos a um mundo de “transformações aceleradas” nas esferas econômicas, políticas, sociais e, sobretudo, educacionais. Tais mudanças se materializam e se intensificaram com o contexto pandêmico provocado pelo SARS-CoV-2 (COVID-19), cuja “reprogramação” da vida passou a ser realizada e mediada pelo uso de dispositivos tecnológicos. Nesse entendimento, a escola, a sala de aula, os sujeitos que as ocupam e as práticas educativas foram movidas para uma realidade híbrida, mesclando as perspectivas do ensino com as tecnologias digitais. Assim, esta pesquisa propõe a reflexão e a experimentação do uso do podcast como metodologia no Ensino de Geografia considerando seu potencial enquanto espaço de diálogos e de difusão de narrativas escolares sobre o Espaço Contemporâneo, o Ciberespaço e a Cibercultura. Para tanto, esta dissertação propõe a elaboração de um arcabouço teórico sobre os conceitos abordados relacionando-os com o Ensino de Geografia e o aluno tecnológico; bem como a produção de uma sequência didática com o uso da mídia podcast. Como produto final, tem-se a aplicação dessa sequência didática e a reflexão acerca de sua experimentação a partir da correlação entre prática pedagógica e objeto de estudo na Geografia.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-12-15
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-03-15T17:17:23Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-03-15T17:17:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv NASCIMENTO, Giovana Oliveira do. O podcast como metodologia para o ensino de geografia: caminhos para o estudo do espaço geográfico contemporâneo, do ciberespaço e da cibercultura. 2021. 105f. Dissertação (Mestrado Profissional em Geografia) - Centro de Ensino Superior do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46572
identifier_str_mv NASCIMENTO, Giovana Oliveira do. O podcast como metodologia para o ensino de geografia: caminhos para o estudo do espaço geográfico contemporâneo, do ciberespaço e da cibercultura. 2021. 105f. Dissertação (Mestrado Profissional em Geografia) - Centro de Ensino Superior do Seridó, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2021.
url https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/46572
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA - GEOPROF - CERES
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/46572/1/Podcastmetodologiaensino_Nascimento_2021.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 9a56952cb58a845b3a4e46d6c24043ec
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117623334305792