A construção da nostalgia: o uso de técnicas de design na produção de vaporwave
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRN |
Texto Completo: | https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47445 |
Resumo: | O trabalho em questão estuda a origem do Vaporwave, um movimento que surgiu de um trabalho experimental de um músico ocioso no trabalho. Vaporwave não é o primeiro nem o único movimento artístico e musical formado na Internet, mas é um dos únicos que ainda persiste após um longo período. Através do estudo da nostalgia neste trabalho, é investigada a razão pela qual movimentos retro futuristas, primos do Vaporwave. serem populares entre millennials e como eles podem ser tanto benéficos, quanto agentes causadores de depressão ou intolerância a mudanças. O movimento Vaporwave tem como base, majoritariamente, um contexto de vida norte-americano nos anos 80 e 90, no entanto, pessoas fora deste contexto geográfico e temporal relatam sentir-se nostálgicas com o gênero. Através de um breve estudo sobre psicologia e sociologia descobre-se conceitos de memória compartilhada e herança cultural os quais seriam capazes de explicar os sentimentos atemporais. Este trabalho propõe um experimento que testa a capacidade de provocar nostalgia ao público brasileiro através da exposição a um vídeo de Vaporwave, utilizando técnicas de Design para projetar um roteiro e mensurar resultados, visando atingir brasileiros nascidos na década de 90. As técnicas de Design se mostraram eficientes em potencializar o efeito nostálgico do Vaporwave e estabelecer uma conexão emocional entre o Designer e os usuários. No entanto, para analisar outras o mesmo efeito em outras gerações seria necessário uma maior variedade entrevistados. |
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Oliveira, Túlio MacielRosa, José Guilherme SantaChalleppa, ThiagoBoufleur, Rodrigo NaumannRosa, José Guilherme Santa2022-05-05T18:15:00Z2022-05-25T12:24:13Z2022-05-05T18:15:00Z2022-05-25T12:24:13Z2018-07-032010022688OLIVEIRA, Túlio Maciel. A construção da nostalgia: o uso de técnicas de design na produção de vaporwave. Orientador: José Guilherme Santa Rosa. 2018. 135 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Departamento de Design, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47445O trabalho em questão estuda a origem do Vaporwave, um movimento que surgiu de um trabalho experimental de um músico ocioso no trabalho. Vaporwave não é o primeiro nem o único movimento artístico e musical formado na Internet, mas é um dos únicos que ainda persiste após um longo período. Através do estudo da nostalgia neste trabalho, é investigada a razão pela qual movimentos retro futuristas, primos do Vaporwave. serem populares entre millennials e como eles podem ser tanto benéficos, quanto agentes causadores de depressão ou intolerância a mudanças. O movimento Vaporwave tem como base, majoritariamente, um contexto de vida norte-americano nos anos 80 e 90, no entanto, pessoas fora deste contexto geográfico e temporal relatam sentir-se nostálgicas com o gênero. Através de um breve estudo sobre psicologia e sociologia descobre-se conceitos de memória compartilhada e herança cultural os quais seriam capazes de explicar os sentimentos atemporais. Este trabalho propõe um experimento que testa a capacidade de provocar nostalgia ao público brasileiro através da exposição a um vídeo de Vaporwave, utilizando técnicas de Design para projetar um roteiro e mensurar resultados, visando atingir brasileiros nascidos na década de 90. As técnicas de Design se mostraram eficientes em potencializar o efeito nostálgico do Vaporwave e estabelecer uma conexão emocional entre o Designer e os usuários. No entanto, para analisar outras o mesmo efeito em outras gerações seria necessário uma maior variedade entrevistados.This current work studies Vaporwave, a digital art and musical movement that surfaced by the start of the decade (2010) from the mind of a bored musician. Vaporwave is neither the first nor the only movement organized through Internet communities, but it is one of the only few that survived years after its conception. Through the study of nostalgia, it is possible to investigate the reason for the popularity of retro futurist movements among millennials, and how it could either be the cure or the cause to nostalgia’s anxiety or inadequacy to change behaviour. Vaporwave’s content is mostly based on North America’s 80s and 90s culture, as well as its lifestyle on the same period. However, younger generations, together with people from different regions, report an emotional connection to the genre. Through a brief study of psychological and sociological concepts, shared memories and cultural heritage emerge as an explanation to the influence of the movement in millennial’s lives. This undergraduate thesis proposes a brief experiment to test the capacity of a 90’s Brazilian contextualized Vaporwave video of inflicting nostalgia in a 90’s born audience, using Design techniques to conceive a precise approach. The procedure proved itself efficient in most of the participants, creating an emotional connection between the video and the users. However, to analyse the same effect on other generations it would be necessary a wider range of voluntary interviewees.Universidade Federal do Rio Grande do NorteUFRNBrasilBacharelado em DesignDesignMillennialsMovimentos DigitaisNostalgiaVaporwaveA construção da nostalgia: o uso de técnicas de design na produção de vaporwaveinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALConstrucaoNostalgia_Oliveira_2018.pdfMonografia TM Oliveira - Vaporwaveapplication/pdf3736177https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/47445/1/ConstrucaoNostalgia_Oliveira_2018.pdf551ef525e663b4244757023de687e811MD51CC-LICENSElicense_urlapplication/octet-stream49https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/47445/2/license_url924993ce0b3ba389f79f32a1b2735415MD52license_textapplication/octet-stream0https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/47445/3/license_textd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD53license_rdfapplication/octet-stream0https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/47445/4/license_rdfd41d8cd98f00b204e9800998ecf8427eMD54LICENSElicense.txttext/plain714https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/47445/5/license.txt7278bab9c5c886812fa7d225dc807888MD55123456789/474452023-01-23 17:14:20.469oai:https://repositorio.ufrn.br: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ório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-01-23T20:14:20Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false |
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