Conhecimento, sociabilidade e lazer em jogos online : uma etnografia na "Lan House do Paulo" em São Gonçalo do Amarante-RN

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Emerson Henrique da
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/12274
Resumo: In a highly dynamic society such as we live, have access to the virtual world is an increasingly common practice, is aiming to study, work or to search leisure through chat rooms, sites and games, being incorporated by the most varied groups that end up appropriating these new possibilities of interaction, shaping them in order to adapt them to their needs / wants. The specific purposes pursued through the use of tools available over the Internet can vary considerably when one takes into account specific user groups, which makes the topic quite relevant to problematization, especially when we take into account access through lan houses. This research seeks to study the networks of knowledge, sociability and leisure formed by young people who frequented the "Lan house do Paulo" in São Gonçalo do Amarante - RN based on the use of the online role-playing-game World of Warcraft, which makes possible the interaction of several users through an avatar resident in a virtual world, theoretically questioning the importance of this type of platform for the development and maintenance of social interactions among its users
id UFRN_76aa19a24f63d0a908605f723722a875
oai_identifier_str oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/12274
network_acronym_str UFRN
network_name_str Repositório Institucional da UFRN
repository_id_str
spelling Silva, Emerson Henrique dahttp://lattes.cnpq.br/9554435271140305http://lattes.cnpq.br/8202430744079222Coradini, Lisabetehttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785895Z8Leitão, Debora Krischkehttp://lattes.cnpq.br/1094970087162112Freitas, Eliane Tânia Martins de2014-12-17T13:54:50Z2012-12-262014-12-17T13:54:50Z2012-03-19SILVA, Emerson Henrique da. Conhecimento, sociabilidade e lazer em jogos online : uma etnografia na "Lan House do Paulo" em São Gonçalo do Amarante-RN. 2012. 110 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/12274In a highly dynamic society such as we live, have access to the virtual world is an increasingly common practice, is aiming to study, work or to search leisure through chat rooms, sites and games, being incorporated by the most varied groups that end up appropriating these new possibilities of interaction, shaping them in order to adapt them to their needs / wants. The specific purposes pursued through the use of tools available over the Internet can vary considerably when one takes into account specific user groups, which makes the topic quite relevant to problematization, especially when we take into account access through lan houses. This research seeks to study the networks of knowledge, sociability and leisure formed by young people who frequented the "Lan house do Paulo" in São Gonçalo do Amarante - RN based on the use of the online role-playing-game World of Warcraft, which makes possible the interaction of several users through an avatar resident in a virtual world, theoretically questioning the importance of this type of platform for the development and maintenance of social interactions among its usersEm uma sociedade extremamente dinâmica como a que vivemos, ter acesso ao mundo virtual é uma prática cada vez mais comum, seja com a finalidade estudar, trabalhar ou ainda de procurar lazer através de chats, sites de relacionamento e jogos, sendo incorporada pelos mais variados grupos que acabam por se apropriarem dessas novas possibilidades de interação, moldando-as de forma a adequarem-nas às suas necessidades/vontades. As finalidades específicas buscadas através do uso das ferramentas disponibilizadas pela internet podem variar consideravelmente quando se leva em conta grupos específicos de usuários, o que torna o tema algo bastante relevante à problematização, principalmente quando levamos em conta o acesso através de lan houses. A presente pesquisa busca estudar as redes de conhecimento, sociabilidade e lazer formadas pelos jovens frequentadores da Lan house do Paulo no município de São Gonçalo do Amarante RN tendo por base a utilização do jogo de interpretação de personagens online World of Warcraft, o qual torna possível a interação de diversos usuários através de um avatar residente em um mundo virtual, problematizando teoricamente a importância desse tipo de plataforma para o desenvolvimento e manutenção das interações sociais entre seus usuáriosCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfporUniversidade Federal do Rio Grande do NortePrograma de Pós-Graduação em Antropologia SocialUFRNBRAntropologia Socialciberculturasociabilidadelan housesciberculturesociabilitylan housesCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIAConhecimento, sociabilidade e lazer em jogos online : uma etnografia na "Lan House do Paulo" em São Gonçalo do Amarante-RNinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALConhecimentoSociabilidadeLazer_Silva_2012.pdfapplication/pdf3506096https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/12274/1/ConhecimentoSociabilidadeLazer_Silva_2012.pdf88d17d7e36e1677c47a4a2f8166b30c8MD51TEXTEmersonHS_DISSERT.pdf.txtEmersonHS_DISSERT.pdf.txtExtracted texttext/plain243691https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/12274/10/EmersonHS_DISSERT.pdf.txt6093efff9002a973b72471d28784e692MD510ConhecimentoSociabilidadeLazer_Silva_2012.pdf.txtConhecimentoSociabilidadeLazer_Silva_2012.pdf.txtExtracted texttext/plain243691https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/12274/12/ConhecimentoSociabilidadeLazer_Silva_2012.pdf.txt6093efff9002a973b72471d28784e692MD512ConhecimentoSociabilidadeLazer_Silva_2012.pdf.txtConhecimentoSociabilidadeLazer_Silva_2012.pdf.txtExtracted texttext/plain243691https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/12274/12/ConhecimentoSociabilidadeLazer_Silva_2012.pdf.txt6093efff9002a973b72471d28784e692MD512THUMBNAILEmersonHS_DISSERT.pdf.jpgEmersonHS_DISSERT.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg6287https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/12274/11/EmersonHS_DISSERT.pdf.jpg1e78d726d914bb9497ef56add8daef73MD511ConhecimentoSociabilidadeLazer_Silva_2012.pdf.jpgConhecimentoSociabilidadeLazer_Silva_2012.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg6282https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/12274/13/ConhecimentoSociabilidadeLazer_Silva_2012.pdf.jpgca9d8ce785f1d3f5aaa756cc1d7d8bbfMD513ConhecimentoSociabilidadeLazer_Silva_2012.pdf.jpgConhecimentoSociabilidadeLazer_Silva_2012.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg6282https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/12274/13/ConhecimentoSociabilidadeLazer_Silva_2012.pdf.jpgca9d8ce785f1d3f5aaa756cc1d7d8bbfMD513123456789/122742019-01-30 04:14:02.588oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/12274Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2019-01-30T07:14:02Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
dc.title.por.fl_str_mv Conhecimento, sociabilidade e lazer em jogos online : uma etnografia na "Lan House do Paulo" em São Gonçalo do Amarante-RN
title Conhecimento, sociabilidade e lazer em jogos online : uma etnografia na "Lan House do Paulo" em São Gonçalo do Amarante-RN
spellingShingle Conhecimento, sociabilidade e lazer em jogos online : uma etnografia na "Lan House do Paulo" em São Gonçalo do Amarante-RN
Silva, Emerson Henrique da
cibercultura
sociabilidade
lan houses
ciberculture
sociability
lan houses
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA
title_short Conhecimento, sociabilidade e lazer em jogos online : uma etnografia na "Lan House do Paulo" em São Gonçalo do Amarante-RN
title_full Conhecimento, sociabilidade e lazer em jogos online : uma etnografia na "Lan House do Paulo" em São Gonçalo do Amarante-RN
title_fullStr Conhecimento, sociabilidade e lazer em jogos online : uma etnografia na "Lan House do Paulo" em São Gonçalo do Amarante-RN
title_full_unstemmed Conhecimento, sociabilidade e lazer em jogos online : uma etnografia na "Lan House do Paulo" em São Gonçalo do Amarante-RN
title_sort Conhecimento, sociabilidade e lazer em jogos online : uma etnografia na "Lan House do Paulo" em São Gonçalo do Amarante-RN
author Silva, Emerson Henrique da
author_facet Silva, Emerson Henrique da
author_role author
dc.contributor.authorID.por.fl_str_mv
dc.contributor.authorLattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9554435271140305
dc.contributor.advisorID.por.fl_str_mv
dc.contributor.advisorLattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8202430744079222
dc.contributor.referees1.pt_BR.fl_str_mv Coradini, Lisabete
dc.contributor.referees1ID.por.fl_str_mv
dc.contributor.referees1Lattes.por.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785895Z8
dc.contributor.referees2.pt_BR.fl_str_mv Leitão, Debora Krischke
dc.contributor.referees2ID.por.fl_str_mv
dc.contributor.referees2Lattes.por.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1094970087162112
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Emerson Henrique da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Freitas, Eliane Tânia Martins de
contributor_str_mv Freitas, Eliane Tânia Martins de
dc.subject.por.fl_str_mv cibercultura
sociabilidade
lan houses
topic cibercultura
sociabilidade
lan houses
ciberculture
sociability
lan houses
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA
dc.subject.eng.fl_str_mv ciberculture
sociability
lan houses
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::ANTROPOLOGIA
description In a highly dynamic society such as we live, have access to the virtual world is an increasingly common practice, is aiming to study, work or to search leisure through chat rooms, sites and games, being incorporated by the most varied groups that end up appropriating these new possibilities of interaction, shaping them in order to adapt them to their needs / wants. The specific purposes pursued through the use of tools available over the Internet can vary considerably when one takes into account specific user groups, which makes the topic quite relevant to problematization, especially when we take into account access through lan houses. This research seeks to study the networks of knowledge, sociability and leisure formed by young people who frequented the "Lan house do Paulo" in São Gonçalo do Amarante - RN based on the use of the online role-playing-game World of Warcraft, which makes possible the interaction of several users through an avatar resident in a virtual world, theoretically questioning the importance of this type of platform for the development and maintenance of social interactions among its users
publishDate 2012
dc.date.available.fl_str_mv 2012-12-26
2014-12-17T13:54:50Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-03-19
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-12-17T13:54:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Emerson Henrique da. Conhecimento, sociabilidade e lazer em jogos online : uma etnografia na "Lan House do Paulo" em São Gonçalo do Amarante-RN. 2012. 110 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/12274
identifier_str_mv SILVA, Emerson Henrique da. Conhecimento, sociabilidade e lazer em jogos online : uma etnografia na "Lan House do Paulo" em São Gonçalo do Amarante-RN. 2012. 110 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2012.
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/12274
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFRN
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Antropologia Social
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Norte
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRN
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron:UFRN
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
instacron_str UFRN
institution UFRN
reponame_str Repositório Institucional da UFRN
collection Repositório Institucional da UFRN
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/12274/1/ConhecimentoSociabilidadeLazer_Silva_2012.pdf
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/12274/10/EmersonHS_DISSERT.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/12274/12/ConhecimentoSociabilidadeLazer_Silva_2012.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/12274/12/ConhecimentoSociabilidadeLazer_Silva_2012.pdf.txt
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/12274/11/EmersonHS_DISSERT.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/12274/13/ConhecimentoSociabilidadeLazer_Silva_2012.pdf.jpg
https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/12274/13/ConhecimentoSociabilidadeLazer_Silva_2012.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 88d17d7e36e1677c47a4a2f8166b30c8
6093efff9002a973b72471d28784e692
6093efff9002a973b72471d28784e692
6093efff9002a973b72471d28784e692
1e78d726d914bb9497ef56add8daef73
ca9d8ce785f1d3f5aaa756cc1d7d8bbf
ca9d8ce785f1d3f5aaa756cc1d7d8bbf
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802117501603020800