A política dos corpos: as relações de poder e de família nas personagens de Carmen Laforet, Marília Arnaud e Vargas Llosa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Bruna Rafaelle de Jesus
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/55318
Resumo: Este trabalho questiona possíveis semelhanças ou mesmo diferenças entre os demônios das personagens femininas criadas por autoras mulheres e os demônios que atormentam as personagens femininas desenvolvida por um criador homem. Essas inquietações suscitaram a necessidade de conhecer quem são as personagens na ficção. Sendo assim, a pesquisa conta com os seguintes objetivos: investigar, por meio de um estudo comparativo, a construção das subjetividades das personagens a partir das relações de poder, do corpo, e das relações familiares transpassadas pelo erotismo, nos romances: Nada (1944), da espanhola Carmen Laforet, (1921-2004); O Pássaro Secreto (2021), da brasileira Marília Arnaud (1960 –); e Elogio de la madrastra (1988) e Los cuadernos de don Rigoberto (1997), do peruano Mario Vargas Llosa (1936 –). Além disso, os desdobramentos deste estudo analisam como essas personagens se apresentam e se reconhecem na sociedade em que vivem, problematizando questões da maternidade, além de uma perceptível tendência a romper com as expectativas sociais de como se deve ser mãe nas obras selecionadas. Para desenvolver essa análise, tem-se como aporte os preceitos teóricos de Mikhail Bakhtin (1997, 2010, 2011), no que diz respeito ao dialogismo presente nas obras, o olhar sobre o erótico e a sexualidade a partir dos subsídios teóricos de Georges Bataille (2014), Sigmund Freud (2006 e 2020) e Michel Foucault (2012, 2013, 2014). As reflexões acerca das noções de gênero e cultura de gênero são encaminhadas como construções históricas e linguísticas a partir dos textos de Judith Butler (2003), Simone de Beauvoir (2019), Margaret A. McLaren (2016) e Susan Bordo (1997). A análise do corpus revela, portanto, que as personagens refratam o contexto social em que estão inseridas, dispostas no tempo e no espaço em determinadas relações de poder, e isto é denunciado a partir dos papeis que cada sujeito desempenha nos laços familiares e sociais, além de perceber que as personagens femininas arnaudianas e laforetianas são muito mais complexas do que as vargallosianas, denunciando uma angústia na escrita de autoria feminina.
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Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/55318Este trabalho questiona possíveis semelhanças ou mesmo diferenças entre os demônios das personagens femininas criadas por autoras mulheres e os demônios que atormentam as personagens femininas desenvolvida por um criador homem. Essas inquietações suscitaram a necessidade de conhecer quem são as personagens na ficção. Sendo assim, a pesquisa conta com os seguintes objetivos: investigar, por meio de um estudo comparativo, a construção das subjetividades das personagens a partir das relações de poder, do corpo, e das relações familiares transpassadas pelo erotismo, nos romances: Nada (1944), da espanhola Carmen Laforet, (1921-2004); O Pássaro Secreto (2021), da brasileira Marília Arnaud (1960 –); e Elogio de la madrastra (1988) e Los cuadernos de don Rigoberto (1997), do peruano Mario Vargas Llosa (1936 –). Além disso, os desdobramentos deste estudo analisam como essas personagens se apresentam e se reconhecem na sociedade em que vivem, problematizando questões da maternidade, além de uma perceptível tendência a romper com as expectativas sociais de como se deve ser mãe nas obras selecionadas. Para desenvolver essa análise, tem-se como aporte os preceitos teóricos de Mikhail Bakhtin (1997, 2010, 2011), no que diz respeito ao dialogismo presente nas obras, o olhar sobre o erótico e a sexualidade a partir dos subsídios teóricos de Georges Bataille (2014), Sigmund Freud (2006 e 2020) e Michel Foucault (2012, 2013, 2014). As reflexões acerca das noções de gênero e cultura de gênero são encaminhadas como construções históricas e linguísticas a partir dos textos de Judith Butler (2003), Simone de Beauvoir (2019), Margaret A. McLaren (2016) e Susan Bordo (1997). A análise do corpus revela, portanto, que as personagens refratam o contexto social em que estão inseridas, dispostas no tempo e no espaço em determinadas relações de poder, e isto é denunciado a partir dos papeis que cada sujeito desempenha nos laços familiares e sociais, além de perceber que as personagens femininas arnaudianas e laforetianas são muito mais complexas do que as vargallosianas, denunciando uma angústia na escrita de autoria feminina.This dissertation questions possible similarities and differences between the demonization of female characters created by female authors and that which torments female characters developed by male authors. These questions incite the need to understand who these characters are in works of fiction. As such, the research done in this study considered the following objectives: investigate, by means of comparative study, the construction of subjectivities present in the observed characters related to relationships of power and the human body, in addition to erotism present in family relationships throughout the novels: Nada [Nothing] (1944) by the Spanish author, Carmen Laforet (1921-2004); O Pássaro Secreto [The Secret Bird] (2021) by the Brazilian author, Marília Arnaud (1960–); and Elogio de la madrastra [The Stepmother’s Praise] (1988) as well as Los cuadernos de don Rigoberto [The Notebooks of Don Rigoberto] (1997) by the Peruvian author, Mario Vargas Llosa (1936–). Furthermore, this study seeks to analyze how the maternal role of the female characters in these novels is rendered problematic, witnessing the tendency to break from the social expectations of how a woman should embrace motherhood. In order to develop and support this analysis, undertones of several theoretical precepts are referenced including: Mikhail Bakhtin’s notion of dialogism (1997, 1997, 2010, 2011); views of eroticism and sexuality from Georges Bataille (2014), Sigmund Freud (2006, 2020), and Michel Foucault (2012, 2013, 2014). Reflections on the notion of gender and gender culture as historical and linguistic constructions are also taken into account from the texts of authors Judith Butler (2003), Simone de Beauvoir (2019), Margaret A. McLaren (2016), and Susan Bordo (1997). The analysis of the text corpus reveals that the observed female characters in the chosen works refract the social context in which they are inserted, being exposed to the time and space of determined power relations. It is perceived that this deviation often results in the denouncement of their roles in family ties and as members of society. Furthermore, there is a distinguishable difference between the more complex female characters of Arnaud and Laforet and the more simple-minded ones of Vargas Llosa, demonstrating that there is a much deeper sense of anguish in the characters created by female authors.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DA LINGUAGEMUFRNBrasilCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICARelações de poderCorpo femininoRelações familiaresArnaud, MaríliaLaforet, Carmen, 1921-2004Llosa, Mario Vargas, 1936A política dos corpos: as relações de poder e de família nas personagens de Carmen Laforet, Marília Arnaud e Vargas Llosainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALPoliticacorposrelacoes_Lopes_2023.pdfapplication/pdf1368674https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/55318/1/Politicacorposrelacoes_Lopes_2023.pdf5bf9522caee4b1cacdd60f2a2ebd242fMD51123456789/553182023-11-13 19:33:28.569oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/55318Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2023-11-13T22:33:28Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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